terça-feira, 19 de março de 2013

Já dizia Euclides da Cunha

                                                             
Já dizia Euclides da Cunha, " O sertanejo é antes de tudo um forte". E mais do que nunca nesse momento percebemos a força que o sertanejo tem. Uma capacidade impressionante de conviver e adptar-se a seca, sofrimento é pouco para descrever a dura realidade vivida por todos nós, mas só DEUS pode ter misericordia de nós, pois os governantes deixam sempre a desejar
 
 
 
                                                                          

        Quarenta e dois servidores estaduais – dentre os quais 15 das polícias militar, civil ou técnica – poderão participar de um curso de pós-graduação em Segurança Pública nas universidades Estadual da Bahia (Uneb) e de Pádua, na Itália. Isto foi assegurado hoje (18), através da assinatura de convênio entre diversos órgãos estaduais, a exemplo do Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública, com as entidades de ensino.
Realizado no gabinete do MP, no Centro Administrativo da Bahia, o evento consagrou o resultado do Comitê Interinstituicional de Segurança Pública da Bahia (Cispe), em funcionamento desde 2010 e que, integrado com o Pacto Pela Vida, tem como prioridade a cooperação com instituições educacionais para capacitação de servidores.
Durante oito meses, a partir de maio de 2013, com aulas as sextas-feiras e sábados e carga de 80 horas/aula, os servidores serão capacitados na Bahia (campus localizado no bairro do Cabula) e na cidade italiana de Pádua (campus da Università degli Studi di Padova – Unipd). O curso, com extensão para aprendizado da língua italiana, valerá academicamente como um mestrado e a seleção dos servidores policiais obedecerá critérios ainda a serem definidos pela cúpula da SSP.
O subsecretário da Segurança Pública, Ary Pereira de Oliveira, no ato representando o secretário Maurício Teles Barbosa, ressaltou ser “uma honra participar de um momento tão significante para os servidores policiais baianos”. Afirmou ainda que “a valorização e capacitação dos nossos profissionais sempre foi uma das nossas prioridades estratégicas”.
Já o procurador-geral de Justiça, Wellington César Lima e Silva, ressaltou o esforço e o empenho do Cispe para a realização deste curso. Representando a Uneb, o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, José Cláudio Rocha, destacou que os 42 servidores, ao final do curso, “se transformarão em recursos humanos de alto nível”.    





                                                                                       


         informação- http://www.ssp.ba.gov.br/                                 

Irará: Homem plantava maconha no fundo do quintal da casa

 
Na última sexta feira (15) a Guarnição da Polícia Militar sob o comando do Tenente Juarez, composta pelos soldados Adielson e Pondé, foram informados através um telefonema anônimo de que um elemento de alcunha "Boine" estava com uma plantação de cannabis sativa (maconha) no quintal de sua casa, situada na Fazenda Sireno, município de Irará.  





Os policiais deslocaram-se até o local mencionado e lá chegando, o suspeito percebeu a movimentação dos PM e fugiu do local, o tenente Juarez e sua equipe averiguaram e constataram que havia um pé da erva maldita (maconha) plantada no quintal do suspeito. Os policiais arrancaram o pé da erva, diligenciaram no sentido de encontrar o elemento conhecido por "Boine", mas não obtiveram êxito .

Gafe! Jornal Nacional apresenta falha técnica na abertura "Abertura do Jornal Nacional foi totalmente prejudicada por problema técnico", explica Bonner

                                                                             

Gafe! Jornal Nacional apresenta falha técnica na abertura

"Abertura do Jornal Nacional foi totalmente prejudicada por problema técnico", explica Bonner
   Jornal Nacional começa com erro na escalada

                                                                         











 
  
O videotape que mostra as manchetes do dia avançou aceleradamente prejudicando o áudio - a voz de William Bonner e Patrícia Poeta - e as imagens - que mostravam as consequências das chuvas na região serrana do Rio de Janeiro.                 Jornal Nacional desta segunda (18) começou com uma falha técnica na exibição a escalada, que é gravada previamente.
Após uma tela preta aparecer na TV, a escalada foi rebobinada no ar. O VT foi, então, parado, o jornal voltou a ser ao vivo e Patrícia Poeta se desculpou de forma sucinta:

— Tivemos um pequeno problema.

William Bonner explicou na sequência o que tinha acontecido.

— A abertura do Jornal Nacional foi totalmente prejudicada por um problema técnico, mas vamos começar assim mesmo, sem as manchetes do dia 

Reprodução Rede Globo

Preso capitão que atirou em soldado na avenida Pinto de Aguiar

        O soldado Michael Lima Carinhanha, 29, foi atingido por dois disparos na panturrilha direita.     




Foi preso em flagrante na manhã desta segunda-feira (18) o capitãoAdriano Maciel Moreira, 33 anospor atirar contra um soldado namadrugada no bairro de PituaçuLotado na 12ª CompanhiaIndependente de Polícia Militar (CIPM/Rio Vermelho), ele foi ouvido naCorregedoria da Polícia Militar e encaminhado para a Coordenadoriade Custódia Provisória (CCP), no Batalhão de Choque.
 
soldado Michael Lima Carinhanha, 29, foi atingido por dois disparosna panturrilha direitaEle é lotado na 50ª CIPMSete de AbrilOs doispoliciais estavam de folga e não se conheciam, de acordo com aassessoria de comunicação da PM. Eles se desentenderam na frentedo Bar Escadinhana avenida Pinto de Aguiarpor volta das 5h.
 
Segundo a 39ª CIPM/Boca do Rio, o soldado estava saindo do bar quando foi abordado. O capitão teria sidoalertado por um amigo que Michael estava armado e resolveu verificarAo ser abordado, o soldado achou queestava sendo assaltado e mostrou a arma. O capitão reagiu e disparou
 
Michael está em observação médica no Hospital Roberto Santos, no CabulaEle apresenta quadro de saúdeestável e está consciente. As informações são do Correio

                    

Briga entre irmãos movimenta os bastidores da axé music

                                     
                                                         

                                                     Foto: Reprodução



   Alguém vai sair até agosto, resta saber se o Chiclete com Banana vai perder Bell Marques ou Vadinho

18/03/2013 15:22



                                             Está enganado quem pensa que a briga familiar entre os irmãosSangalo é o maior problema da música baiana nos dias atuais.

que tem movimentado os bastidores da axé music é a briga entreos irmãos Vadinho e Bell Marques. Após desentendimento no trioelétrico, no Carnaval deste anoficou decidido que os dois não ficamna mesma banda. "Alguém vai sair até agostoresta saber se oChiclete com Banana vai perder Bell Marques ou VadinhoNão clima mais entre os dois", disse uma fonte do meio artísticoqueacompanha o caso. As informações são do site Metro 1

Novo edital da Polícia Civil será publicado após alterações de itens polêmicos


                                                                           
                                                             
                                                                                                                                          Acorda Cidada  

Um novo edital do concurso da Polícia Civil será publicado na terça-feira (19) no Diário Oficial, de acordo com a Secretaria deAdministração da Bahia (Saeb). O edital anterior foi suspenso pelogovernador Jaques Wagner, depois de denúncias da presença deitens que exigiam a realização de exames ginecológicos, o preventivofemininoou comprovação do "hímem íntegroda mulher.
 
Saeb informou que o novo edital traz modificações nos itens,considerados polêmicos, e ainda no cronograma do concursoPorconta disso, as inscrições serão reabertas e durarão por mais 12diasentre 20 e 31 de março. A prova objetiva será realizada no dia18 de abril.
 
Ao todosão 600 vagassendo 100 para delegados, 100 paraescrivão e 400 para investigador. A partir de terça-feira, o candidatopode conferir o edital pelo Diário Oficialpelo Portal do Servidor oupelo site da Cespe/UNBcentro que elabora as provas.
 
Polêmica
governador informoupor meio do Facebook, que tinhadeterminado a "imediata suspensão dos itens que possam causarconstrangimento ou discriminação às mulheres". A mensagem foipostada no dia 14 de marçoNa quarta-feira (13), a Ordem dosAdvogados do Brasilseção Bahia, divulgou nota de "repúdio" contra a situação.
 
Na página 22 do edital, o item 12.12.11 apresentava o texto: “Acandidata que possui hímen integro está dispensada de entregar osexames que constam no item 11.12.2.1, inciso VI, alínea “a”:colposcopiacitologia e microfloradesde que apresente atestadomédico que comprove a referida condição, com assinaturacarimboe CRM do médico que o emitiu”.
 
advogado, professor e diretor da Faculdade de Direito daUniversidade Federal da Bahia, Celso Castro, questionou o pedidodo exame ginecológico em concurso público. “O primeiroquestionamento que se  de fazer é se uma pessoa que tem umproblema ginecológico está inapta para o concurso”diz.
 
Para eleexames ginecológicos não têm “nada a ver” com oexercício da funçãoCelso Castro acredita que a exigência seenquadra como uma violação constitucional "muito grave" porqueinterfere na privacidade e na intimidade do candidato. “O que eles[Saeb ou PC] deveriam ter era uma junta médica que examinasse apessoa e revelasse se ela é apta ou não para a exercer a função.Não se pode exigir a descriminação das patologias específicas quealguém é portador, sob pena de quebrar a privacidade e intimidadeda pessoa", salienta.
 
Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), responsável pelo editalinformoupor meio de nota,que os itens previstos no documento foram elaborados pela empresa organizadora do concursoque é o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UNB). No documento, a Saeb informaque “a inclusão da questão é padrão e recorrente em concursos públicos similares em todo o país e não seconfigura uma cláusula restritivamas sim uma alternativa para as mulheres quepor venturaqueiram se recusarrealizar os exames citados no edital".
 
Seab apontou que a cláusula é incorporada em vários concursos no país para funções como analistaadministrativoespecialista em previdência e técnico administrativoda Superintendência Nacional de PrevidênciaComplementarlançado em dezembro de 2011; além de para o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, de setembro de 2011.
 
Posição da OAB
 A Ordem opinou sobre o documentoconsiderando-o de conteúdo abusivo e desarrazoado, de acordo com a nota, sob a justificativa de existir uma "grave violação ao inciso III do artigo 1º da Constituição Federal de 1988,que consagra o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana, bem como ao art. 5º do citado Diploma Legal, quedispõe sobre o Princípio da Igualdade e o Direito a Intimidade, Vida PrivadaHonra e Imagem”informou.
 
Para a OAB-BA, a questão do "hímen íntegroé um dos pontos polêmicos do edital. Segundo a Ordemosexames ginecológicos não condizem com os cargos pleiteados“É inadmissível que um concurso ingresse naesfera íntima das mulheres candidatas exigindo exames ginecológicos específicos ou a apresentação deatestado médico na hipótese de declaração de integridade do hímenTodo o indivíduo tem o direito de ser o quequiser aliado aos sentimentos identitários próprios (autoestimaautoconfiança) e à sexualidade".   As informaçõessão do G1

Tradutor