quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Quatro policiais passam mal durante teste de aptidão física

Policiais militares de diversas companhias e batalhões participavam de uma pré-seleção para entrar no curso de “Caveiras” da Polícia Militar, a tropa de elite da Bahia, quando quatro dos policiais sofreram uma exaustão durante a corrida de 10km com coturno, rova que faz parte do Teste de Aptidão Física (TAF) para o COPES. Eles foram levados ao Hospital Geral Menandro de Faria e identificados como: Ten PM Joserrise Mesquita de Barros Nascimento, da CIPE-Cerrado; Sd PM Luciano Fiuza de Santana do 12° BPM; Sd PM Paulo Deivid Capinan da Silva Pedro da 81 CIPM e o SD PM Manoel dos Reis Freitas Júnior da 4ª CIPM.

De acordo com uma fonte do Hospital Geral Menandro de Faria, que não quis se identificar, os quatro policiais deram entrada em estado grave, um deles foi internado na UTI e até o final da tarde desta segunda-feira (16), um teve quadro estabilizado, dois continuam grave, mas um deles foi transferido para o Hospital Aeroporto e o que estava na UTI permanece na unidade.



Segundo informações de um policial, o treinamento para o grupo “Caveira” da PM da Bahia, consegue ser mais rígido que o do BOPE do Rio de Janeiro retratado pelo filme “Tropa de Elite”, segundo ele, um tenente da Rondesp teve o tímpano estourado na ultima temporada do curso.

A assessoria da polícia militar confirmou que eles estavam participando de um TAE, que faz parte da seleção para o curso de operações especiais. Os quatro sentiram náusea e três não conseguiram terminar a tarefa. Segundo o jornal Correio, ao todo, 67 faziam o teste. 
 
A assessoria da PM preferiu não confirmar identidade dos policiais, mas garantiu que todos são obrigados a fazer exames que atestam a capacidade de realizar esforços físicos. Os quatro pertencem às companhias do Cerrado 81ª CIPM (Itinga), 4ª CIPM (Macaúbas) e do 12º Batalhão (Camaçari). 
 
A corrida foi a primeira fase de uma série de atividades que incluíam transposição de muro, subida no cabo vertical, transporte de carga, deslocamento em meio líquido, flutuação uniformizado e apneia na água. Em março de 2012, um candidato a soldado morreu durante corrida na Vila Militar. *Com informações do Correio.

Após teste de aptidão, PM sofreu parada cardíaca e insuficiência renal

O policial militar Manoel dos Reis Freitas Júnior, 34 anos, da 4ª CIPM – Macaúbas, morreu, na noite da última terça-feira (17), no Hospital Aeroporto, em Lauro de Freitas, onde estava internado após passar mal durante o treinamento de uma pré-seleção para entrar no curso de “Caveiras” da Polícia Militar, a tropa de elite da Bahia.

Por meio de nota, a Polícia Militar lamentou o ocorrido. O soldado Manoel, que ingressou na PM em 2011, estava internado desde a manhã de segunda-feira (16), e, segundo avaliação medica, apresentou quadro de insuficiência renal, sendo acometido de uma parada cardíaca. 

Segundo a PM, Manoel e mais três colegas foram imediatamente atendidos e conduzidos ao hospital pela equipe medica, após apresentarem mal estar durante a realização de uma das provas seletivas (corrida de 10km) do Teste de Habilidade Especifica (THE) para participar do Curso de Operações Policiais Especiais (COPES), feita na área externa do Batalhão de Policia de Choque, em Lauro de Freitas.

Ainda por meio de nota a PM ressalta que todo candidato se inscreve voluntariamente e é obrigado por força de edital a realizar uma bateria de exames médicos de ordem laboratorial e cardíacos, e ainda apresentar atestado médico indicando estar apto para a realização de testes de esforço físico.

O corpo do policial será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). Os outros três policias continuam internados em hospitais da rede particular e acompanhados também por médicos do quadro de saúde da PM. Não foram divulgadas informações sobre o velório e sepultamento. 

 fonte    Bocão News



Morre mais um policial militar após treinamento no curso de “Caveiras”


O soldado da Policia Militar, Luciano Fiuza de Santana, morreu na noite desta quarta-feira (18). Ele era lotado no 12º Batalhão e, a exemplo de mais quatro militares, sofreu exaustão após correr 10 km usando coturno durante treino de grupo especial da PM, Caveira. O policial estava na UTI do Hospital São Rafael e sofreu uma parada respiratória.


 
O vereador Soldado Prisco (PSDB), em contato com o Bocão News, declarou que ingressou com uma ação junto ao Ministério Público Estadual (MPE) para investigar as circunstâncias em que foram executados o TAF que resultou na morte do policial militar Manoel dos Reis Freitas Júnior, da 4ª CIPM,  e de Luciano Fiuza, após passarem mal durante o treinamento . 
 
"Alguém vai ter que pagar por essas mortes. Não vamos tolerar este tipo de tratamento. Queremos saber quem estava à frente do teste, se havia profissionais de educação física e porque não havia ambulância no local", declarou Prisco.

Além dos dois mortos, outros policiais também passaam mal após o treinamento. O caso mais grave é o do tenente Joserrise Mesquita de Barros Nascimento, que ainda corre risco de morte.

Foto: repodução

fonte  Bocão News

HOMENS ARMADOS COM ESCOPETAS ASSALTAM MERCADINHO EM PATAÍBA

Ás 14h53min, desta quarta-feira (18) a 5ª CIA/Irará foi informada que no município de Pataíba, quatro homens não identificados, estavam em um veículo Fiesta de cor verde do modelo mais antigo, placas não anotadas todos armados de escopetas e revolveres assaltaram o mercadinho Super Cruz levando a quantia de sete mil reais, em espécie, e mais outros produtos, segundo informações de populares os homens fugiram com destino a Inhambupe.

As guarnições do pelotão da Policia Militar de Água Fria após ser informada do assalto através de denuncia, efetuaram várias rondas mas não conseguiram localizar o quarteto de assaltantes.

Já ás 18h40 oito homens encapuzados tomaram de assalto outro veículo, desta vez um Uno branco de placas não anotadas, e assaltaram também outro mercadinho na localidade conhecida por Cajueirinho, nesta ação os bandidos agrediram fisicamente a Valter Menezes, levando a quantia de R$ 600 e fugiram com destino a Alagoinhas. 

A vítima foi prestar queixa na delegacia da polícia civil de Água Fria. Os bandidos fugiram com destino a Sátiro Dias, onde foi abandonado um dos veículos que  foi usado pelos bandidos para realizar os assaltos.

fonte blog Clóvis Gonçalves irara

Irará: Crime bárbaro contra o professor "Coca" foi desvendado pela PC. Criminoso foi preso



Após meses de investigação o SI da Polícia Civil de Irará conseguiu desvendar um crime bárbaro praticado contra o professor Francisco Barbosa dos Santos, conhecido por "Coca", que parecia insolúvel. Os investigadores Roque e Alcino vinham trabalhando nesse caso desde o assassinato de "Coca", as investigações apontaram vários suspeitos, mas cuidadosamente os investigadores iam descartando um a um, até chegar no verdadeiro autor do crime.

No dia de hoje, terça-feira (17), o investigador Roque tomou conhecimento que o suspeito identificado como José Valter Bispo da Anunciação, 33 anos de idade, estava na zona rural de Irará, onde está morando com uma mulher e quatro filhos. Roque solicitou apoio dos Policiais Militares Everton, Santana e Diego Almeida e deslocaram-se até a Fazenda Brotas I, local onde se encontrava o suspeito. Foi dada voz de prisão ao mesmo e conduzido para a Delegacia de Polícia e apresentado a Drª. Edileusa Sueli-Delegada de Polícia de Irará.


O acusado foi ouvido em termo de interrogatório e confessou haver assassinado o professor Coca a pauladas, alegando que estava com raiva da vítima em razão da mesma andar lhe pirraçando e dizendo que ele tinha roubado o pai da vítima, além de dizer que um carro que o acusado tinha era roubado e que ele não tinha condições de ter um carro.

José Valter Bispo entrevistado pelo Blog de Tavares, disse que na noite do crime estava bebendo, no deslocamento para sua casa passou na casa de sua sogra, no retorno encontrou com Coca, desceu do cavalo e aplicou uma cacetada, "Coca ficou agonizando, em seguida, ele (acusado) aplicou mais dois golpes com o cacete e foi embora depois. Perguntado se ele estava arrependido, José Valter disse que sim, que não sabia o que deu nele naquele momento para praticar aquele crime, inclusive já havia trabalhado para o pai de Coca e conhecia todos da família, "parece que foi um demônio que tomou conta de mim" disse José Valter a reportagem do Blog de Tavares.

Os investigadores Roque e Alcino desvendaram mais um crime em Irará, foram meses de investigação mas obtiveram êxito. A Drª. Edileusa Sueli-Delegada de Polícia solicitou a prisão provisória de José Valter ao Excelentíssimo senhor Juíz da Comarca de Irará, para a conclusão dos procedimentos policiais, com o acusado solto poderá atrapalhar nas demais diligências. Evidentemente que posteriormente será solicitada a decretação da prisão preventiva do homicida.

fonte blog de tavares irara

Tradutor