quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Quatro policiais passam mal durante teste de aptidão física

Policiais militares de diversas companhias e batalhões participavam de uma pré-seleção para entrar no curso de “Caveiras” da Polícia Militar, a tropa de elite da Bahia, quando quatro dos policiais sofreram uma exaustão durante a corrida de 10km com coturno, rova que faz parte do Teste de Aptidão Física (TAF) para o COPES. Eles foram levados ao Hospital Geral Menandro de Faria e identificados como: Ten PM Joserrise Mesquita de Barros Nascimento, da CIPE-Cerrado; Sd PM Luciano Fiuza de Santana do 12° BPM; Sd PM Paulo Deivid Capinan da Silva Pedro da 81 CIPM e o SD PM Manoel dos Reis Freitas Júnior da 4ª CIPM.

De acordo com uma fonte do Hospital Geral Menandro de Faria, que não quis se identificar, os quatro policiais deram entrada em estado grave, um deles foi internado na UTI e até o final da tarde desta segunda-feira (16), um teve quadro estabilizado, dois continuam grave, mas um deles foi transferido para o Hospital Aeroporto e o que estava na UTI permanece na unidade.



Segundo informações de um policial, o treinamento para o grupo “Caveira” da PM da Bahia, consegue ser mais rígido que o do BOPE do Rio de Janeiro retratado pelo filme “Tropa de Elite”, segundo ele, um tenente da Rondesp teve o tímpano estourado na ultima temporada do curso.

A assessoria da polícia militar confirmou que eles estavam participando de um TAE, que faz parte da seleção para o curso de operações especiais. Os quatro sentiram náusea e três não conseguiram terminar a tarefa. Segundo o jornal Correio, ao todo, 67 faziam o teste. 
 
A assessoria da PM preferiu não confirmar identidade dos policiais, mas garantiu que todos são obrigados a fazer exames que atestam a capacidade de realizar esforços físicos. Os quatro pertencem às companhias do Cerrado 81ª CIPM (Itinga), 4ª CIPM (Macaúbas) e do 12º Batalhão (Camaçari). 
 
A corrida foi a primeira fase de uma série de atividades que incluíam transposição de muro, subida no cabo vertical, transporte de carga, deslocamento em meio líquido, flutuação uniformizado e apneia na água. Em março de 2012, um candidato a soldado morreu durante corrida na Vila Militar. *Com informações do Correio.

Tradutor