quinta-feira, 4 de abril de 2013

Capim Grosso: Execução de tenente é registrado por câmaras do posto de gasolina

Segundo o site G1, câmeras de segurança de um posto de gasolina registraram a execução do tenente Marco José, da Polícia Militar, no dia 28 de março deste ano. O crime aconteceu na cidade de Capim Grosso, na região do centro-norte da Bahia. As imagens foram divulgadas nesta quarta-feira (3) pela polícia da cidade.

           conversando com uma pessoa em uma guarita, quando um homem, usando o capacete, se aproxima e efetua disparos contra ele, que cai no chão. Em seguida, outro homem aparece e atira outras vezes contra o PM, que já está caído.


As polícias Civil e Militar informaram que abriram inquérito para investigar o assassinato. De acordo com a Coordenadoria Regional da Polícia Civil, o tenente pode ter sido morto por vingança de traficantes. A vítima atuava no combate ao tráfico de drogas e roubo de cargas na região.

Pesar
Um servidor público da prefeitura de Capim Grosso, que não quis se identificar, disse ao G1 logo após o crime que o tenente era muito querido e popular na cidade por conta do combate ao tráfico de drogas. "É um homem que conseguiu tirar o PCC [facção criminosa] de Capim Grosso, combateu a droga, a criminalidade. Aqui ele mexeu com muito bandido. Agora, com a morte dele, vai voltar tudo de novo", lamentou.
Em nota de pesar, a Polícia Militar da Bahia informou que Marcos José comandava o Pelotão pertencente à 24ª Companhia Independente da PM. Segundo a corporação, ele integrava a PM desde 1990 e estava de folga no dia do assassinato. As informações são do G1/Bahia.

História do Escotismo no Brasil

                                                              
HISTÓRIA DO ESCOTISMO E DE SEU FUNDADOR


  

Robert Stephenson Smyth Baden-Powell à luz a 22 de Fevereiro de 1857, (LONDRES) mentor e fundador do escotismo, logo nos primeiros passos da juventude militar, (1876) prestou exames na Academia Militar e logo em seguida por sua aplicação recebeu a patente de Alferes do Regimento de Hussardos n.º 13 e o transferiram para as Índias, então possessão inglesa e desde cedo distinguiu entre seus pares não só pelo zelo no cumprimento dos seus deveres, mas também nas habilidades desportivas e boa camaradagem, culminando em 1883, com a idade de 26 anos, ser elevado a honraria militar de Capitão e Ajudante do Regimento. Em 1893 foi escolhido para uma missão especial contra os Povos Ashanti, (Índias), pois seu Rei nativo estava levando seus discípulos e Estado Indígena a graves complicações sociais e econômicas, quando BADEN POWELL foi enviado como adido militar comandante-em-chefe de uma expedição para restabelecer a ordem dos grupos antagônicos. Marchando com seus homens, POWELL por longos 200 km através de densos bosques e florestas, varando rios caudalosos, o protagonista POWELL com seu pioneirismo aprendeu a maneira prática e útil de construir pontes, sobreviver nas florestas, ouvindo aqui e acolá, ensinamentos e ditos populares como "devagar devagarzinho se apanha o macaquinho" que veio a ser o seu ditado preferido. Engalanou-se com um chapéu de aba larga pela primeira vez na operação dos Ashanti e os nativos chamaram-lhe, por isso, "Kantankye" ou "chapéu grande" e terminada a expedição foi promovido à patente de Coronel e pouco depois se punha a caminho do que ele dizia ser "a melhor aventura da vida "A Guerra dos Matabeles, hoje Zimbabwe, a antiga Rodésia, por onde haviam um grupo de imigrantes ingleses, (colonizadores) considerados pelos nativos como invasores levando-os a sublevação com o massacre de colonos, obrigando-os ao refúgio nas montanhas, perdendo seus bens e até entes queridos. Os nativos, também em guerra, refugiaram-se nas mesmas regiões dos colonos, mas sabiam os segredos das montanhas. Havia lugares difíceis de atingir, pois as suas grandes rochas ofereciam muitos perigos e Powell foi encarregado da explorar aquelas terras, mas sua missão não era fácil, pois tinha de descobrir o paradeiro do inimigo e o que era mais difícil, como atingir suas fortalezas. Perdeu muitas noites nas expedições de exploração, mas era tão bem sucedido, que quase sempre guiava os soldados ao lugar ideal para o ataque. Desenhou mapas de grande valor na estratégia militar e foi durante esta campanha que ele se tornou conhecido como um grande explorador e os povos nativos, os Matabeles o intitularam de "Impisa", "o lobo que não dorme".

Grupo Escoteiro Bragança Paulista - GEBRAPA - Lobo e filhote - o lobo que não dorme.
O LOBO QUE NÃO DORME

Mas Powell era um sorrateiro lobo e sabia que gritavam com ódio o seu nome e o ameaçavam com toda a espécie de torturas caso o capturassem e suas experiências de observação e dedução, bem como muitos dos episódios que viveu, foi por ele mais tarde aproveitados na educação dos jovens Escoteiros, os filhos do LOBO QUE NÃO DORME. Em seguida confiaram ao LOBO o comando do Regimento de Dragões 5, então em serviço na Índia e muito lastimou, mas fiel as ideais militares da FORÇA MILITAR DA INGLATERRA dedicou de corpo e alma ao novo trabalho, com entusiasmo e eficiência. Procurou que os seus soldados encontrassem a felicidade mesmo nas dificuldades e procurou conquistar-lhes rapidamente a confiança. A realização mais importante de BADEN POWELL foi seus métodos de treinamento e dedicação a estratégia militar, e dividia seis soldados em pequenas unidades de meia dúzia, gerando daí, a que nós depois no Escotismo chamaríamos Patrulhas - sob o comando de um deles - o nosso Guia de Patrulha. Aqueles que melhor desempenhassem os seus deveres tinham o privilégio de usar uma insígnia especial - uma Flor de Lis - que na bússola indica o rumo do Norte. Em 1899 POWELL regressou à Inglaterra e arquitetou outro empreendimento, sempre nas lições trazidas da Índia, em especial, o manuscrito de um pequeno livro chamado "Aids to Scouting" ("Auxiliar do Explorador") que continha as palestras que fizera aos seus soldados, com muitos exemplos de observação e dedução. Antes que o livro fosse publicado, já ele estava de novo a caminhos da África do Sul, onde se preparava uma Guerra com os Boers. Chamara-lhe a atenção, para seu orgulho militar e de cavalheiro, que seu livro "Aids to Scounting" tinha sido adotado como compêndio na educação da juventude inglesa, e um dos precursores do escotismo, Sir William Smith, fundador da Brigada dos Rapazes, pediu a POWELL que adaptasse os métodos de exploração à formação dos jovens. POWELL sem rogar, estudou um plano e em 1907 fez um acampamento experimental na ilha de Brownsea, com duas dezenas de rapazes de todas as classes. Este acampamento foi tão bem sucedido que resolveu escrever tudo o que tinha ensinado à volta do "Fogo de Conselho". Assim nasceu o "Escotismo para Rapazes". 

Grupo Escoteiro Bragança Paulista - GEBRAPA - scouting for boys - Baden Powell
Grupo Escoteiro Bragança Paulista - GEBRAPA - Escotismo para rapazes
Primeira ediçaoOutra edição

Foi primeiro publicado em fascículos quinzenais, nos primeiros meses de 1908. Os rapazes buscavam-no por toda a parte e rapidamente formaram Patrulhas com os seus amigos. O número cresceu depressa – e pelos fins de 1908, havia 60.000 Escoteiros, causando, inclusive, problemas de ordem material, pois o LOBO QUE NÃO DORME teve que se esforçar muito para conseguir insígnias, uniformes, cartões de filiação, tamanho o sucesso alcançado pelo escotismo nos ideais fundados do grande militar BADEN POWELL. Seu movimento cresceu tanto que em 1910, compreendeu-se que o escotismo seria a obra a construir os novos cérebros e uma juventude sadia. Baden Powell vendo o crescimento do escotismo e levado por esse idealismo exonerou-se das Armas Inglesas, onde havia chegado ao galardão de Tenente-General, e em uma segunda etapa, voltou-se inteiramente a consolidação de seus ideais no escotismo. OS LOBOS NUNCA DORMEM. 
Grupo Escoteiro Bragança Paulista - GEBRAPA
.
ENTENDA O BUREAU - O SÍMBOLO DO ESCOTISMO
Grupo Escoteiro Bragança Paulista - GEBRAPA - bureaus escoteiros - flor de lis escoteira



 IMAGENS HISTÓRICAS DE BADEN POWELL

Grupo Escoteiro Bragança Paulista - GEBRAPA - Baden Powell - foto histórica
Grupo Escoteiro Bragança Paulista - GEBRAPA - Escoteiro Baden Powell - foto histórica
Grupo Escoteiro Bragança Paulista - GEBRAPA - Escoteiro Baden Powell - foto histórica
Grupo Escoteiro Bragança Paulista - GEBRAPA - Escoteiro Baden Powell - foto histórica
Grupo Escoteiro Bragança Paulista - GEBRAPA - Escoteiro Baden Powell - foto histórica
Grupo Escoteiro Bragança Paulista - GEBRAPA - Escoteiro Baden Powell - foto histórica
Grupo Escoteiro Bragança Paulista - GEBRAPA - Escoteiro Baden Powell - foto histórica
Grupo Escoteiro Bragança Paulista - GEBRAPA - Escoteiro Baden Powell - foto histórica
Grupo Escoteiro Bragança Paulista - GEBRAPA  - Escoteiro Baden Powell - foto histórica
Grupo Escoteiro Bragança Paulista - GEBRAPA - Escoteiro Baden Powell - foto histórica
Grupo Escoteiro Bragança Paulista - GEBRAPA - Escoteiro Baden Powell - foto histórica
.
                                                                      
    




 
                                                              
AS SEMENTES DO MOVIMENTO ESCOTISTA
A ARMADA BRASILEIRA – BERÇO DE HERÓIS
OS LOBOS NÃO DORMEM JAMAIS

marinheiros e oficiais brasileiros plantando os ideais de Baden Powell  

  Grupo Escoteiro Bragança Paulista - GEBRAPA - ENCOURAÇADO RIACHUELO – MARINHA BRASILEIRA
ENCOURAÇADO RIACHUELO – MARINHA BRASILEIRA


Em 1907 foi o ano de esplendor do movimento escoteiro (Scouting for Boys) e desta data lembramos tanto sua fundação em terras brasileiras, como pela sua importância na arregimentação dos moços para a paz e proteção da natureza. Naquele longínquo 1907, Oficiais e Praças da Armada Brasileira estavam na Inglaterra e vários se impressionaram com esse novo método de educação complementar que Baden Powell havia idealizado e o Suboficial Amélio Azevedo Marques não hesitou e com seu filho Aurélio, logo após ver as vantagens desses métodos escotistas, ingressou em um grupo de escoteiros da Inglaterra, vindo a tornar-se, além de uma lenda viva no nosso país, é considerado o primeiro escoteiro brasileiro.
   

Grupo Escoteiro Bragança Paulista - GEBRAPA

BADEN POWELL  

 Logo depois, por volta de 1910, o movimento escotista foi introduzido no Brasil, por intermédio desses marinheiros e oficiais da gloriosa Marinha Brasileira, os quais vestiram-se com os ideais de Powell, trazendo uniformes escoteiros e o lançamento das primeiras de sementes do movimento escoteiro no Brasil, culminado que, no dia 14 de junho de 1910, foi oficialmente fundado no Rio de Janeiro, o Centro de Boys Scouts do Brasil, nascido das primeiras semeaduras e precursor do escotismo. Esse é o verdadeiro marco inicial da história do escotismo no Brasil. A partir de 1914, surgiram em outras cidades vários núcleos, dos quais o mais importante foi a ABE - Associação Brasileira de Escoteiros em São Paulo , fundada com o apoio de respeitados Diretores de estabelecimentos de ensino, Secretários de Justiça e de Segurança Pública do Estado e pessoas que foram fundamentais para a consolidação do escotismo no Brasil, como Mário Cardim, que concretizou a idéia de criar a ABE e tomou a frente para a preparação das pessoas, regulamentos e estatutos. O jornalista Júlio de Mesquita, Diretor do "Estado de São Paulo" e o Ascanio Cerqueira, receberam da inesquecível dama da sociedade bandeirante Jerônima Mesquita, diretamente de Paris, o material didático do procedimento formal da organização, passando o grupo e alguns idealistas, a formatar nosso escotismo, para a formação de sua personalidade jurídica. A ABE espalhou o Movimento Escoteiro por todo o país e em 1915 já contava com representações na maioria dos Estados Brasileiros e neste mesmo ano, uma proposta para reconhecer o Escotismo como de Utilidade Pública resultou no Decreto do Poder Legislativo n.º 3297, sancionado pelo Presidente Wenceslau Braz e em 11 de junho de 1917 sancionou o DL, o qual em seu  artigo  1.º estabelecia: "São considerados de utilidade pública, para todos os efeitos, as associações brasileiras de escoteiros com sede no país." – a mãe-pátria brasileira acabava de gerar um de seus mais importantes filhos, o ESCOTISMO. A História do Escotismo no Brasil, porém, só veio a ganhar amplitude nacional em 1924, quando da fundação no Rio de Janeiro da UEB - União dos Escoteiros do Brasil, semente-mor unificadora do processo de aglutinação dos diversos grupos e núcleos escoteiros dispersos nas terras brasileiras, movimento consolidado por volta de 1950, quando a formação social foi fracionada por regiões e Estadas, cada uma delas abrangendo um Estado ou Território Nacional.  
Clique aqui e veja matéria do informativo da UEB, sobre o desenvolvimento do Escotismo no Brasil


                                                                

                                                                          

                                                                               
                                                                               
                                                                               

                                                                                   
                                                           
                                                   SEMPRE ALERTA
                                                                          
                                                                   IRARÁ
                                                                                

PADRE FLAGRA MOTORISTA JOGANDO ÁGUA DE CARRO PIPA NO MATO em Senhor do Bonfim


Hoje, por volta das 20h20min, voltando de uma missa na Lagoa do Peixe, povoado de Senhor do Bonfim,

fiquei alarmado ao perceber que um carro pipa derramava a água que não foi entregue nas casas.

É irresponsável tal atitude, no contexto de seca e estiagem que estamos passando... Não queremos prejudicar ninguém, mas que os motoristas desses carros tomem consciência que fazer isso é, no mínimo, um ato de irresponsabilidade e de desamor para com o próximo.

Espero que essa notícia se espalhe para provocar reflexão e tomada de atitude...
"e não era pouca água, pois em alguns trechos chegou a fazer poça..."

Comentou Padre Alberto Dionisio, em sua página do Facebook




                                                                          
 foto: reprodução

VILQUE SOM O SEU SOM AUTOMOTIVO DE IRARÁ

                                   Som Automotivo   E  EM VILQUE SOM  

                                             

                                                  

             

             

              





 

                                                                          

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rua Pompilio Santana,465- CENTRO DE  Irará - BA

 

 

TEL <75>3247-2393/8106-2953/ 9990-5309

 

E-MAIL: vilquesom@hotmail.com

 

APOIO blog vitor moraes irara

Resenha da Partida – Flamengo 1 x 0 Remo

Resenha da Partida – Flamengo 1 x 0 Remo

Primeiro tempo

O Flamengo começou a todo o vapor no início do jogo, com uma boa chance perdida por Hernane. O Remo logo respondeu, com a zaga rubro-negra salvando praticamente em cima da linha, em uma das raras vezes que eles levaram perigo no primeiro tempo. O jogo seguia num ritmo bastante disputado, com as defesas superando os ataques. Nossa equipe chegou a rondar a área adversária, tendo inclusive maior posse de bola, mas sempre pecando no último passe. Notou-se claramente uma outra postura no time comandado por Jorginho, jogando com a disposição que faltou a equipe nos jogos anteriores. Aos 26 minutos, um lance polêmico: Renato Santos empurrou um jogador adversário dentro da área, mas a arbitragem deixou o jogo seguir. Aos 28 minutos, Leonardo Moura saiu machucado para a entrada de Renato Abreu. Aos 34 minutos, Gabriel obrigou o goleiro do Remo a fazer uma difícil defesa, espalmando a bola para escanteio. Aos 39, João Paulo perdeu ótima oportunidade de abrir o marcador após passe açucarado de Gabriel. Aos 43, no último lance da primeira etapa, foi o adversário que levou perigo, com um chute que passou raspando a meta de Felipe.

Segundo Tempo

Na primeira chance real de gol da etapa complementar, o Mengão não perdoou: Em linda jogada individual de Rafinha, um golaço. 1 x 0. Com o revés, o Remo foi obrigado a sair para o jogo, e os espaços apareceram para os nossos contra-ataques. Aos 17, Gabriel perdeu ótima chance na entrada da grande área, após boa jogada de Rafinha e Hernane. Aos 21, levamos um susto após o atacante adversário perder uma boa cabeçada, que passou por cima do gol de Felipe. Aos 27, após linda jogada de Rafinha pelo lado direito, Rodolfo perdeu a chance de ampliar o placar. Aos 30, Renato Abreu, que fez boa partida, chutou de longe para uma boa defesa do goleiro do Remo. Aos 39, em jogada ensaiada de Renato Abreu e Gabriel, a zaga adversária afastou o perigo. Aos 41, Rafinha foi substituído por Nixon e coube a defesa rubro-negra, que jogou com disposição durante toda a partida, segurar o resultado e garantir a primeira vitória do Mengão na Copa do Brasil.
E você? O que achou da primeira partida do nosso time na Copa do Brasil? Comente!



                                                          


Tradutor