quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Policia da Bahia é a que mais mata no país, diz pesquisa


O estudo revela que no estado da Bahia é quase uma morte por dia
Segundo estudo, Policias da Bahia mataram 344 pessoas no ano de 2012, o cálculo levantado pelo 7º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados nesta terça-feira (5), aponta quase uma morte por dia.
Geralmente as mortes são causadas no confronto com as policias Civil e Militar. O Secretário da Segurança Pública, Mauricio Barbosa, acredita que os números da Bahia são elevados porque são fornecidos com transparência, e que tem estado que não fornecem dados, e quem fornece com sinceridade é penalizado.
De acordo ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2012 reduziu o número de policiais militares mortos em serviço na Bahia. Com os PMs fora de serviço, aumentou o número de ocorrência de um caso em 2011 para 23 casos em 2012.
Com os policiais Civis, não houve registro de morte em 2012.
O Coronel Antônio Jorge Ferreira Melo, pesquisador do Programa de Gestão de Segurança Pública da Ufba, observou que deve se apurar se esses confrontos não foram armados,  diferenciar os confrontos de execuções, pois a policia tem um grau de letalidade grande, por não ter hábito de usar armas não letais, cuja cultura policial é atuar com arma de fogo.
O pesquisador também informou que a população tem facilidade de se armar em qualquer boca de fumo, o que contribui para o aumento de confrontos.
O secretário de Segurança Pública da Bahia elogiou o esforço praticado desde o inicio da gestão, com 600 policiais demitidos, envolvidos em delitos.
Barbosa disse que a Bahia sai na frente, em relação à qualidade das informações prestadas. Esclareceu que no estado da Bahia é classificado de imediato, qualquer morte sem autoria como homicídio, e que outros estados utilizam uma forma mais complexa de esclarecimento,  provocando uma diferença entre os números, citou como exemplos o estado de Minas Gerais.

Tradutor