quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Luta contra o câncer: ex-BBB se diz arrependida de uso de anabolizantes

Uso de anabolizantes pode ter causado câncer de fígado de Maria Melilo
Na última segunda-feira (4), a ex-BBB Maria Melilo foi submetida a uma cirurgia no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para retirar parte do fígado devido a um câncer detectado no órgão. O boletim médico do hospital divulgado na terça-feira (5) afirmou que Maria já estava “em acompanhamento médico há dois anos”
Quando participou do BBB11, Maria Melilo, 29, declarou que fazia uso de anabolizantes para ter um corpo definido. Hoje a ex-BBB se diz arrependida de ter usado anabolizantes. “Pode ser que tenha agravado, mas não podemos afirmar”, disse. “Hoje eu sei que há limites para a vaidade! As pessoas precisam se preocupar mais com a saúde e menos com aparência”, disse.
De acordo com a Endocrinologista Ruth Clapauch, o câncer de fígado não é um efeito muito comum entre os usuários de esteróides,mas a doença pode surgir em quem têm predisposição. “Tudo depende da genética, da substância que foi usada e se existe alguma tendência da pessoa em desenvolver esse tipo de doença”, explica.

Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet
O tempo de uso da substância, bem como altas doses, também contribuem no comprometimento das funções do fígado. “Os anabolizantes não são drogas proibidas, podem ser encontradas em farmácias, passaram por testes e tem dose recomendada, mas normalmente as pessoas usam por um longo período de tempo e em doses altas para hipertrofiar a musculatura”, destaca Ruth.
O uso dos esteroides pode ainda afetar o funcionamento do fígado de outras maneiras, sendo uma delas os tumores, que podem ser malignos ou benignos.
Maria recomendou que na busca por um corpo bonito as pessoas pratiquem exercícios e se alimentem bem.

Tradutor