quarta-feira, 19 de junho de 2013

Histórico do município. de irara

Histórico do município
Na época em que Cabral chegou ao Brasil, moravam na região de Irará os índios PAIAIÁ. Entretanto, a ocupação de nossas terras só começou a partir da primeira metade do século 17 com as entradas de Garcia d' Ávila e as sesmarias concedidas a João Peixoto Viegas. A colonização do município veio, provavelmente, através de Cachoeira pelo Sul do município atual. Diogo Alves Campos que foi um dos primeiros senhores das terras do nosso município instalou seu curral de gado onde hoje é a Fazenda Brotas. No local em que se encontra a Praça da Purificação, era um curral de cabras , foi contruída uma capela pelo pai do padre Antônio Correia, que ali rezou sua primeira missa, essa capela funcionou como matriz até a década de 1930, quando foi demolida. Então, construiu-se a atual igreja matriz na praça Pedro Nogueira. O florescimento do arrail de Purificação se deu com a abertura da estrada que ligava o porto de Cachoeira com a Vila de Água Fria. Essa estrada não foi apenas de penetração, mas de carácter econômico. Por ela descia o gado e se trasportava o fumo de toda a região para o porto de Cachoeira, com pousada no sítio onde hoje é Feira de Santana.
Irará esta situada.
A cidade de Irará está situada no estado da Bahia e pertence a microrregião de Feira de Santana.
As primeiras atividades econômicas do nosso município são: Agricultura , pecuária e o comércio.
Na agricultura destaca – se a produção de fumo e mandioca. Na pecuária destaca – se a criação de gado bovino ( bois e vacas ), suínos ( porcos ), eqüino ( cabra e bodes ) e galinhas. No comércio destaca – se a venda , varejista e atacadista.
Em Irará há também indústrias como a Fábrica de Farinha de Mandioca , Fábrica de sapatos , Fábricas de roupas entre outras.
O município é governado pelos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Irará limita – se ao:
NORTE – Água Fria
SUL – Coração de Maria
LESTE - Ouriçangas
OESTE – Santanópolis
SUDESTE – Pedrão
O nosso CLIMA é tropical semi – árido, a VEGETAÇÃO é variada e o RELEVO também é variado , com a presença da Serra do Urubu e a Serra do Periquito , Na HIDROGRAFIA temos os rios:Seco e Paramirim. Alguns povoados: Santo Antonio , Largo , Saco Velho. Distrito: Bento Simões.
O nosso CLIMA é tropical semi – árido, a VEGETAÇÃO é variada e o RELEVO também é variado , com a presença da Serra do Urubu e a Serra do Periquito , Na HIDROGRAFIA temos os rios:Seco e Paramirim. Alguns povoados: Santo Antonio , Largo , Saco Velho. Distrito: Bento Simões.

O Arraial da Purificação
 
Estava situado à margem da estrada para Cachoeira e muito mais perto das povoações que cresciam na bacia dos rios Pojuca, Jacuípe e Inhambupe, cujo escoadouro natural era o porto de Cachoeira com destino à capital da Bahia.
Criação do Município
 
A partir de setembro de 1832, o município pertenceu a Feira de Santana, até 27/05/1842. Foi nesse ano que a Assembléia Provincial da Bahia, pela Lai nº 175, extinguiu o município de Água Fria e criou o de Purificação dos Campos de Irará, constituído pelo território da antiga Vila de Água Fria e os das freguesias de Nossa Senhora da Purificação e do Sagado Coração de Bom Jesus de Pedrão, pertencente à Vila de Feira de Santana. Finalmente a Vila foi elevada a cidade pela Lei nº100, de 08 de agosto de 1895, com o nome de Irará.

Mais Histórico de Irará
A primeira missa de Irará foi celebrada pelo padre Antônio Correia, na capela construída por seu pai, onde hoje é a Praça da Purificação dos Campos e que também foi um curral de cabras.
O arraial da Purificação cresceu com a abertura da estrada que ligava o porto de Cachoeira com a Vila de Água Fria.
No dia 27 de maio de 1842 o arraial da Purificação foi elevado a Vila e no dia 08 de agosto de 1895 foi elevada a cidade com o nome de Irará.

Origem do nome de Irará.
Irará palavra de língua Tupi, designa uma espécie de formiga de asas brancas semelhante aos cupins portanto Irará é alteração de arará. Nascida da luz do dia , pois são formigas que surgem a luz do dia.
População Aproximadamente 28 mil habitantes
Localização Semi-árido baiano
Extensão territorial 279 km
Produtos agrícolas Farinha de mandioca, feijão, milho, amendoim, frutas tropicais e pecuária de pequeno porte.
Distância da capital Salvador 137 km
Artesanato A cerâmica que é famosa nacionalmente na fabricação de potes e caborés e outros utensílios feitos a mão e barro.
Folclore Bata de feijão, Burrinha, Samba - de - Roda, Reisado, São João, Lavagem de 2 de fevereiro.
Rodovias BA 084 Irará / BR 324 e BA 504 Irará / Feira de Santana
Igrejas Evangélicas Evangelho Quadrangular, Batista, Universal, Assembléia, Testemunha de Jeová.
Igreja Católica (Matriz) Nossa Senhora da Purificação dos Campos ( Paroco - Padre Julivaldo )
Bancos 1 Banco do Brasil / 1 Banco  Bradesco / Sicob
Rádio Serviço de som a voz da cidade
Escolas em funcionamento 60
Hospital Maternidade Dr. Deraldo Campos Portela
Postos de combustíveis Posto Caravelas / Posto Irará / Posto Brito

Tradutor