sexta-feira, 4 de julho de 2014

Brasil joga bem e conta com zagueiros para despachar a Colômbia

O Brasil enfim fez uma partida convincente nesta Copa do Mundo. Em um jogo que dominou na primeira etapa, e chegou a correr riscos no segundo tempo, o time de Felipão enfim conseguiu passou confiança e venceu por 2 a 1, com gols dos zagueiros Thiago Silva e David Luiz. A Colômbia descontou com James Rodríguez, cobrando pênalti.
 
Nos primeiros minutos já era possível ver que o nível da apresentação da equipe de Felipão era outro. Assim como aconteceu na Copa das Confederações, o Brasil marcou por pressão, e Maicon deu mais estabilidade ao lado direito. Em uma cobrança de escanteio Thiago Silva conseguiu se desvencilhar do zagueiro adversário, e, de joelho, fez o primeiro.
 
O segundo tempo marcou o retorno da Colômbia para a partida, com o artilheiro da Copa até aqui, James Rodríguez, conseguindo armar as jogadas de ataque, mas David Luiz marcou de falta e deu um banho de água fria nas esperanças colombianas. A Colômbia ainda conseguiu marcar, de pênalti, mas não foi o suficiente para tirar a vaga dos donos da casa.


 
O jogo
 
Logo aos seis minutos de jogo, o capitão do Brasil calou os críticos do seu chororô, e abriu o placar no Castelão. Neymar cobrou escanteio da esquerda, e Thiago Silva apareceu livre no segundo pau, e tocou de joelho, para o fundo da rede: Brasil 1 a 0.
 
A Colômbia até tentou impor seu jogo, atacando pela direita com Cuadrado, mas a seleção brasileira não deixava os rivais sulamericanos respirarem, e nos contra ataques levavam perigo com Fred e Hulk. Este último fez boa tabela com Neymar aos 19 minutos e chutou forte, mas Ospina espalmou.
 
A melhor chance da Colômbia empatar veio aos 36 minutos. O árbitro marcou jogo perigoso na meia lua da área brasileira, mas, na cobrança, Neymar conseguiu bloquear o chute de James Rodríguez.
 
Dois minutos depois, Hulk recebeu na área, cortou para esquerda e bateu forte, mas a bola subiu e passou longe do gol de Ospina.
 
Segundo tempo
 
Na segunda etapa, a Colômbia conseguiu reencontrar o bom futebol que a levou até as quartas de fina. Com o craque do time, James Rodríguez, mais atuante no meio campo, o adversário chegou a ser superior nos primeiros minutos do tempo complementar, mas viu o Brasil acabar com suas esperanças aos 22 minutos.
 
Em cobrança de falta, de muito longe, David Luiz pegou forte, com efeito, e mandou no ângulo do goleiro Ospina, que se esticou mas não alcançou: Brasil 2 a 0.
 
Cinco minutos depois, Neymar quase marcou o terceiro gol brasileiro. De perna esquerda e de fora da área, o atacante do Barcelona bateu com efeito e Ospina só ficou olhando, mas a bola passou para fora, perto do ângulo direito colombiano.
 
Depois de levar o gol, o Brasil conseguiu voltar a controlar o jogo, e contou com as substituições feitas por Felipão para colocar a bola no chão e gastar o tempo até o apito final.
 
Durante o jogo, o capitão Thiago Silva recebeu o segundo cartão amarelo e acabou sendo suspenso da semifinal, contra a Alemanha, na próxima terça-feira, às 17h, no Mineirão.
 
Principal jogador do time, Neymar recebeu uma joelhada nas costas e deixou o campo chorando ao ser substituído, preocupando o departamento médico para a seqüência da Copa.

Tradutor