quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

De volta à pintura, Zé Nogueira passeia em aquarelas e apresenta Caminhos de Irará Após quase cinco anos sem produzir, devido a lesão na coluna, artesão utiliza técnica diferente do seu costumeiro óleo sobre tela


Zé Nogueira superou problemas de saúde em nome da arte
Zé Nogueira superou problemas de saúde em nome da arte



   






Iraraenses, viventes na terra ou fora dela, incentivadores da cultura e apreciadores da arte de um modo geral, todos têm um compromisso marcado na sexta, 17 de janeiro, às 19:30h, no Casarão dos Santanas, em Irará - Ba. 

Trata-se da exposição “Caminhos de Irará”, do artesão Zé Nogueira. O evento marca a volta de Zé ao mundo da pintura, após quase cinco anos sem exercitar sua arte (leia abaixo). 

Como o próprio nome sugere, a idéia da exposição é apresentar ao público “caminhos de Irará”. O destaque nas telas são os cenários pastoris do município. 

Os mesmos cenários, tantas outras vezes retratados nas obras de Zé Nogueira, agora aparecem em quadros que mostram outros tempos e outra técnica artística. 

A exposição “Caminhos de Irará” apresenta trabalhos de Zé Nogueira, pintados em “aquarelas”. Mesmo em técnica diferente, os quadros desta exposição mantêm o bucolismo e a preciosidade que o artesão sempre demonstrou em seus conhecidos trabalhos em óleo sobre tela. 

Clique aqui e acesse o convite da exposição

Superação 

Além do inicio do passeio de Zé Nogueira na técnica da aquarela, esta exposição também reflete um momento de superação na vida do artesão. 

Em meados de 2009, ele foi acometido por uma lesão na coluna vertebral.  Devido ao problema chegou a perder os movimentos das pernas e teve comprometidas outras funções motoras. 

Após enfrentar uma delicada cirurgia, Zé Nogueira passou por um longo período de recuperação, tendo uma recaída em seus problemas de saúde, ainda no primeiro semestre de 2013. 

Por sorte, da segunda vez o problema pode ser tratado sem a necessidade de intervenção cirúrgica e a recuperação, mesmo ainda não sendo completa, foi mais rápida.    

Agora Zé Nogueira volta para uma de suas paixões que é pintar caminhos do Irará. E todos estão convidados a também passear junto com ele, nesta viagem do seu olhar especial sobre os cenários iraraenses. 

O que? Exposição Caminhos de Irará
Quem? Artesão Zé Nogueira 
Quando? Sex, 17 de Janeiro de 2014 – às 19:30h 
Onde? Casarão dos Santanas – Rua Pedro de Lima, Irará – Ba 
Quanto? Acesso gratuito ao local. 



fonte dessa mateira  www.iraraense.com.br


Tradutor