quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Sargento da PM agredido com golpes de facão durante abordagem

Um integrante da Polícia Militar foi ferido a golpes de facão, durante uma abordagem de rotina, no início da manhã desta quinta-feira (20), no Conjunto Alvorada, em Feira de Santana.

A equipe do GETO 65, efetuava rondas pela rua Homero Figueiredo. Ao tentar efetuar a revista pessoal em um homem, identificado posteriormente como José Carlos Conceição Vitório, 36 anos, o sargento Cícero - comandante da guarnição, foi atingido por golpes de facão, no braço e na cabeça. Depois de ter sido alvejado por um disparo de arma de fogo, o agressor parou o ataque.
Outras equipes da PM, chegaram rápido ao local e deram apoio, socorrendo o policial ferido para o hospital EMEC, aonde ele foi atendido e permanece em observação médica. José Carlos, que mora na rua Assis, bairro Asa Branca, também foi socorrido por outra viatura da Polícia Militar e foi levado para o Hospital Geral Clériston Andrade, aonde foi submetido a intervenção médica. 

As informações e fotos são do blog Fato Concreto.

Colisão entre táxi e veículo de passeio deixa seis mortos e feridos em Esplanada

Um acidente com uma grave colisão entre um veículo Renault Clio, cor preta, placa policial OUP-9417 e um táxi modelo Corsa Sedan Branco, placa não informada, na BR-101 próximo à região de fazendinha no município de Esplanada no Nordeste Baiano, terminou com a morte de seis pessoas e outras quatro vítimas ficaram gravemente feridas, na manhã desta quinta-feira (20).
De acordo com matéria publicada pelo Blog Esplanada News, nove pessoas ocupavam o Renault Clio, entre elas duas crianças, uma delas morreu no local. Outros ocupantes do veículo ficaram presos nas ferragens, alguns ainda com vida. Não há informações sobre quantidade e estado dos feridos.
A bordo do táxi, além do motorista João, estava também uma professora conhecida como Rita, acompanhada da mãe, que morreu no local. O taxista identificado pelo prenome de João foi socorrido com vários ferimentos e encaminhado para o hospital Dantas Bião em uma das unidades do Samu. Ainda não há informações sobre seu estado de saúde.
Segundo o blog, acredita-se que o motorista do Renault Clio tenha perdido o controle, invadindo a contra mão e colidindo com o táxi. Chovia muito no momento do acidente.
Cerca de 07 unidades do serviço móvel de urgência foram encaminhadas para o local. Uma equipe do corpo de bombeiros, taxistas, Conselho tutelar entre outros, ajudaram nos primeiros atendimentos e socorro das vitimas.
Não há informações sobre estado de saúde dos feridos e sobre qual unidade hospitalar eles foram socorridos.fonte bocão news

Foragido do presídio de Feira de Santana liderava roubo a banco



 


69170-3.jpg (640×495)

De acordo com a polícia, Lemilton era foragido do Presídio de Feira de Santana, desde 2010, quando recebeu o indulto de Natal e não retornou
Dois acusados de homicídios assaltos, que segundo a polícia, integram uma quadrilha envolvida em roubos e explosões a terminais eletrônicos, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), foram apresentados à imprensa, na tarde desta quarta-feira (19), no auditório do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP).
Lemilton Brito Pereira, o “Tio Maior”, de 51 anos, e Wilson Santos Filho, o “Gordo”, 36, foram presos, na segunda-feira (17), por uma equipe da 10ª Companhia Independente da Policia Militar (CIPM), em cumprimento de mandados de prisão, em uma via pública no centro de Candeias.
De acordo com a polícia, Lemilton era foragido do Presídio de Feira de Santana, desde 2010, quando recebeu o indulto de Natal e não retornou. Ele foi condenado a 90 anos de prisão por homicídio, latrocínio e roubo a banco, cometidos em Feira de Santana. Já Wilson é condenado a 30 anos de prisão por homicídio e roubo a banco. Ele também estava foragido do presídio de Feira, desde maio deste ano, quando recebeu o indulto do Dia das Mães.
A polícia chegou até a dupla após a prisão de Maurício dos Santos, outro integrante da quadrilha, preso em outubro deste ano. Ele foi capturado por policiais do DHM, na Ilha de Maré, dentro de uma lancha que transportava explosivos e armas que seriam utilizadas em mais uma ação da quadrilha. Maurício encontra- se preso no Complexo da Mata Escura, em Salvador.
O titular da Delegacia de Homicídios Múltiplos (DHM), Odair Carneiro e o major PM Moisés Brito, comandante da 10ª CIPM, contaram aos jornalistas detalhes da prisão dos criminosos, flagrados com um veículo Polo Sedan, de placa JPS-9065, e R$ 3 mil em espécie. “Tio Maior” é apontado como líder da quadrilha que explodiu terminais eletrônicos em Madre de Deus, São Francisco do Conde e Feira de Santana.
Ainda segundo a polícia, em maio deste ano, cerca de dez integrantes do bando, armados, explodiram um terminal de autoatendimento da Caixa Econômica Federal, em Madre de Deus. O mesmo grupo atacou, em julho, de acordo com o delegado, as agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, em São Francisco do Conde. A quadrilha costuma agir armada com pistolas e submetralhadoras.
“Tio Maior” foi indiciado por furto, roubo, associação criminosa e uso de explosivos. Wilson foi indiciado por associação criminosa. A dupla será encaminhada para o Complexo Penitenciário da Mata Escura. A polícia investiga o paradeiro de outros integrantes do bando.

fonte acorda cidade

Vitória cede empate ao Coritiba e perde a chance de se distanciar do Z-4

O Vitória teve tudo para se distanciar de vez da zona de rebaixamento. Mas, após ter saído atrás do placar, o Rubro-Negro cedeu empate de 1 a 1 ao Coritiba, no Barradão.
 
Dinei abriu o placar, mas Lucas Claro deixou tudo igual. Com o resultado, o Leão foi aos 38 pontos e se manteve na 15ª colocação, a dois pontos do Z-4.
 
No próximo domingo, o time baiano volta a campo fora de casa, diante do Figueirense, e um triunfo passa a ser necessário para não voltar à degola.
 
O JOGO
 
Os primeiros minutos de jogo foram de muito equilíbrio e bastante disputado entre as duas equipes. Ambas chegaram à área adversária, mas não com chances claras de gol.
 
Foi quando aos 19 minutos, o Vitória aproveitou uma bobeira da zaga do Coritiba. Vinicius recebeu bola na direita, deixou um adversário no chão e rolou para Dinei, na área, empurrar para as redes e abrir o placar.
 
Mas, os visitantes não se abateram com o gol e mantiveram o jogo equilibrado. O resultado foi o empate, aos 36. Após bola levantada na área, Wilson saiu mal do gol e Lucas Claro, de cabeça, mandou para as redes.
 
O Rubro-Negro ainda teve uma chance logo em seguida. Desta vez na esquerda, Vinícius cruzou boa bola para Marcinho, que desviou e mandou por cima do gol.
 
SEGUNDO-TEMPO
 
O Leão voltou para o segundo tempo com a mesma equipe, mas aos 17 minutos o técnico Ney Franco fez logo duas alterações. Juan e Edno entraram nos lugares de Marcinho e Adriano.
 
Aos 26, o Vitória quase voltou à frente do placar. Edno cobrou falta na área, Dinei desviou de cabeça e Vanderlei precisou fazer uma bela defesa para evitar.
 
Aos 41, o treinador rubro-negro fez a última mudança. Escudero entrou no lugar de Mansur. Mas, nada mudou no placar.
 
Vitória 1 x1  Coritiba
Série A - 35ª rodada

Policial é atingido de raspão após disparos feitos por deficiente mental

O policial militar, Tenete João, foi ferido de raspão na perna durante a manhã desta quarta (19) quando conduzia um deficiente mental para o Hospital Mário Leal. 
Enquanto fazia os procedimentos legais de acompanhamento, o militar teve a arma tomada por outro doente, que efetuou dois disparos. Um tiro pegou de raspão na perna e o outro entre o colete e o corpo sendo desviado pelo aparelho celular.

O Tenente João foi levado para o Hospital Ernesto Simões, onde foi atendido, medicado e liberado. Ele segue de repouso em casa.fonte bocão news

Aprovação da LOB: Polícia Militar ganhará novos cargos e departamentos

Nos últimos sete anos, 20 mil policiais militares ascenderam de cargo no estado e, com a aprovação do Projeto de Lei (PL) 20.980/14, na noite desta quarta-feira (19), na sede da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), mais cinco mil militares devem alcançar, ainda este ano, novos postos na Polícia Militar da Bahia (PMBA). A afirmação é do comandante geral da PMBA, coronel Alfredo Castro. “Temos a certeza de que ela [a lei] veio para reestruturar e modernizar a nossa Polícia Militar. Teremos o avanço nas estruturas da Polícia Militar, onde levaremos condições de promoção aos nossos policiais militares”.
 
O comandante informou também que serão criados dois novos departamentos com o intuito de melhorar a prestação de serviços aos cidadãos baianos - o de Promoção Social, que visa trazer a valorização dos policiais militares e o de Polícia Comunitária, para fortalecer ainda mais as ações do programa estadual Pacto pela Vida, que tem, entre outros objetivos, aproximar a comunidade e a PM. “São departamentos que visam dar tranquilidade às ações da Polícia Militar, tanto no âmbito interno quanto no âmbito externo da nossa corporação”.
 
Ainda de acordo com o coronel Castro, a expectativa é que sejam criados novos cargos, novas funções e novos postos e graduações na estrutura da Polícia Militar. “Temos a previsão, já autorizada pelo Governo do Estado, de mais quatro mil cabos, três mil sargentos, 550 subtenentes, e sete vagas para coronéis – três decorrentes de reservas e quatro que chegarão em decorrência deste departamento [de Promoção]”.
 
Mudança administrativa
 
A aprovação da lei permitirá ainda a criação de novas unidades da PMBA no interior do estado, como o Comando de Policiamento Regional Sudoeste e o Comando de Policiamento da Região da Chapada; dois esquadrões de Polícia Militar Montada, com sedes em Feira de Santana e Itabuna; um esquadrão de motociclistas também em Feira de Santana; e duas companhias independentes de Policiamento de Guardas, sediadas em Feira de Santana e Itabuna. Além disso, serão criados cinco colégios da PM e mais 19 companhias independentes da corporação.
 
Renovação de frota
 
Atualmente a Polícia Militar da Bahia tem cerca de três mil veículos, entre viaturas quatro rodas, duas rodas (motocicletas), além dos veículos à disposição do Corpo de Bombeiros. Entre 2007 e 2014, o governo estadual, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), destinou 2,7 mil veículos para a corporação, entre aquisições e locações.
 
Equipamentos de Proteção Individual
 
Também nos últimos anos, a PMBA teve um incremento expressivo de armas (19,5 mil), coletes balísticos (22,9 mil), escudos balísticos (700), algemas (2,1 mil), além de armas não letais como Taser e Spark (500).
 
Bases Comunitárias de Segurança 
 
Com o objetivo de reduzir os crimes contra a vida, o Governo do Estado, por meio do programa Pacto pela Vida, implantou 17 bases comunitárias de segurança. Os equipamentos estão distribuídos na capital (Calabar, Nordeste de Amaralina, Santa Cruz, Chapada do Rio Vermelho, Fazenda Coutos, Rio Sena, Bairro da Paz, São Caetano, Uruguai e Águas Claras); nos municípios de Camaçari e Lauro de Freitas, ambos na Região Metropolitana de Salvador (RMS), e cidades como Itabuna, Porto Seguro, Vitória da Conquista e Feira de Santana, que dispõe atualmente de duas bases comunitárias.
fonte , bocão news

JOVEM SOFRE ASSALTO, NA PRAÇA DE SANTANOPOLIS, PERDE MOTO E CELULAR

Na noite de terça-feira (19/11) às 21h30min na Praça João Nery no centro da cidade pacata de Santanopolis na Bahia a violência está deixando a população completamente assustada. Desta vez a vítima foi um jovem de 22 anos residente na cidade e pediu ao repórter Clóvis Gonçalves da rádio Irará FM e deste blog para não ser identificada. 

O jovem relatou ao repórter que foi até a Escola Municipal Monteiro Lobato encontrar um familiar, o fato ocorreu enfrente a citada escola, que fica localizada na Praça onde também esta situada a sede da prefeitura do município, de repente surgiram dois homens sendo que um armado com um revolver calibre 38, também estavam usando capacete e touca até na cabeça, a vítima informou ainda a reportagem que eles, os acusados, estavam em uma motocicleta Honda Fan 150 de preta de placa policial NTN 9770 licença do município de Feira de Santana, na sequencia anunciaram o assalto tomaram a motocicleta, Titan JKR 6424 licença de Santanópolis, um capacete, e aparelho celular marca Sansung todos os objetos pertencentes a vítima.

 Após o assalto a dupla empreendeu fuga com destino para a cidade de Irará, pela rodovia estadual BA 504 ao chegar nas imediações conhecida por represa o acusado perdeu o controle do veículo derrapando na pista caindo dentro do mato, mesmo com dos policiais militares na viatura Falcão 68 do 16º BPM de Serrinha, os dois acusados conseguiram continuar em fuga com destino a cidade de Irará, presume-se que o que estava abordo da motocicleta roubada em Santanopolis foi resgatado pelo seu companheiro que estava com a motocicleta tomada de assalto em Santanopolis. Informações da polícia dão conta que este veículo foi emprestado pelo proprietário para uma pessoa que ainda não teve o nome divulgado, segundo o dono da moto, ele disse também não foi informado que o veículo seria usada para cometer assalto. 

A moto em que um dos bandidos sofreu a queda foi recuperada pelos policiais militares  da CIA de Santanópolis encontra-se no pátio da delegacia da policia civil de Santanopolis. (Matéria original blog Clóvis Gonçalves de Irará)

Tradutor