quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Bandidos explodem caixas eletrônicos em São Gonçalo dos Campos

Bandidos explodiram três caixas eletrônicos do Bando Bradesco, localizado na Praça Padre Bráulio Seixas, no centro de São Gonçalo dos Campos, região metropolitana de Feira de Santana, por volta das 2h da madrugada desta quarta-feira (27).

Segundo informações, foram ouvidas três explosões que destruíram toda a área dos caixas eletrônicos e uma parte interna da agência. Ninguém conseguiu informar a quantidade de bandidos e quantos veículos utilizaram para cometer o crime.

Além do ataque ao banco, os bandidos também teriam assaltado o posto de combustíveis Avenida, localizado na entrada da cidade pela BA-502. Um funcionário foi amarrado e todo o dinheiro foi levado.
A polícia civil vai buscar imagens do assalto ao banco, através do sistema de segurança, caso não tenha sido destruído pela quadrilha. Não há informação sobre a quantia levada da agência bancária.

Blog Central de Polícia, com informações do Jornal Transamérica e portal Planeta Agora, e fotos de Sandro Araújo.

Três ocupantes de ambulância morrem em acidente

Um acidente envolvendo um caminhão-baú, uma ambulância e uma motocicleta deixou três pessoas mortas e outra ferida no início da tarde desta quarta-feira (27), na entrada do município de Muritiba, trecho da BR-101, a 120 quilômetros de Salvador, logo após a Barragem de Pedra do Cavalo.

De acordo com Carlos Santos, inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que está no local do acidente, as três pessoas mortas na colisão ocupavam a ambulância, que havia deixado a capital baiana com destino ao município de Muritiba. O motorista do veículo, o paciente transportado e uma acompanhante morreram carbonizados.

O condutor da motocicleta envolvida no acidente foi encaminhado para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima. O motorista do caminhão-baú saiu ileso.

De acordo com a PRF, as causas da colisão ainda estão sendo investigadas. Os corpos das vítimas continuam no local aguardando a conclusão dos trabalhos da perícia.

As informações são do G1 Bahia.Foto: Marcus Augusto/Voz da Bahia.

Dilma tem 34%; Marina Silva, 29%; e Aécio, 19%, aponta pesquisa Ibope

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (26) aponta Dilma Rousseff (PT) com 34% das intenções de voto para presidente da República e Marina Silva (PSB), com 29%. O candidato do PSDB, Aécio Neves, tem 19%, seguido de Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (PSOL), com 1% cada. Os outros seis candidatos somados acumulam 1%.
O levantamento indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma Rousseff e Marina Silva, a ex-senadora teria 45% e a atual presidente, que tenta a reeleição, 36%.
Encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo", a pesquisa é a primeira do Ibope com Marina Silva como candidata do PSB. No levantamento anterior do instituto, divulgado no último dia 7, o candidato do partido ainda era Eduardo Campos, que morreu em acidente aéreo no último 13. Naquela pesquisa, Dilma tinha 38%; Aécio Neves (PSDB), 23%; e Eduardo Campos (PSB), 9%.
De acordo com a pesquisa desta terça-feira, 7% dos entrevistados disseram não saber em quem votar e 8% responderam que votarão em branco ou nulo. Na pesquisa anterior, os que responderam não saber eram 13% e brancos e nulos, 11%.
O Ibope ouviu 2.506 eleitores em 175 municípios entre os últimos sábado (23) e segunda-feira (25). O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00428/2014.
Confira abaixo os números na modalidade estimulada da pesquisa (em que o pesquisador apresenta ao entrevistado um cartão com os nomes de todos os candidatos) – todos os indicados com traço somam 1% das intenções de voto:
- Dilma Rousseff (PT): 34%
- Marina Silva (PSB): 29%
- Aécio Neves (PSDB): 19%
- Luciana Genro (PSOL): 1%
- Pastor Everaldo (PSC): 1%
- José Maria (PSTU): -
- Eduardo Jorge (PV): -
- Rui Costa Pimenta (PCO): -
- Eymael (PSDC): -
- Levy Fidelix (PRTB): -
- Mauro Iasi (PCB): -
- Brancos/nulos/nenhum: 7%
- Não sabe: 8%
Espontânea
Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), o resultado foi o seguinte:
- Dilma Rousseff (PT): 27%
- Marina Silva (PSB): 18%
- Aécio Neves (PSDB): 12%
- Outros: 2%
- Brancos/nulos/nenhum: 12%
- Não sabe: 28%
Segundo turno
O Ibope simulou os seguintes cenários de segundo turno:
- Marina Silva: 45%
- Dilma Rousseff: 36%
- Brancos/nulos/nenhum: 9%
- Não sabe: 11%
- Dilma Rousseff: 41%
- Aécio Neves: 33%
- Brancos/nulos/nenhum: 12%
- Não sabe: 12%
Rejeição
Dentre os 11 candidatos a presidente, Dilma Rousseff tem a maior taxa de rejeição (percentual dos que disseram que não votam em um candidato de jeito nenhum). Veja os números:
- Dilma Roussef: 36%
- Aécio Neves: 18%
- Pastor Everaldo: 14%
- Zé Maria: 11%
- Eymael: 9%
- Levy Fidelix: 9%
- Rui Costa: 7%
- Marina Silva: 10%
- Luciana Genro: 8%
- Mauro Iasi: 6%
- Eduardo Jorge: 7%
Avaliação da presidente
A pesquisa mostra que a administração da presidente Dilma tem a aprovação de 34% dos eleitores – no levantamento anterior, divulgado no último dia 7, o índice era de 32%. O percentual de aprovação reúne os entrevistados que avaliaram o governo como "bom" ou "ótimo". A pesquisa mostra ainda que o índice dos que desaprovam a gestão, ou seja, consideram o governo "ruim" ou "péssimo", é e 27% (31% no levantamento anterior). Consideram o governo "regular" 36% (na pesquisa anterior, 35%).
O resultado da pesquisa de avaliação do governo Dilma foi o seguinte:
- Ótimo/bom: 34%
- Regular: 36%
- Ruim/péssimo: 27%
- Não sabe: 2%
Fonte: G1

Corregedor determina transferência de menores infratores para Feira; áudio expõe divergência na decisão

O corregedor-geral do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Olegário Monção Caldas, determinou a transferência de menores infratores de uma unidade da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) de Salvador para outra do mesmo programa, o Case Melo Matos de Feira de Santana. O processo será feito por regulação da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac). Publicado no Diário da Justiça desta segunda-feira (25), a decisão atende um pleito da até então diretora geral da Fundac, a assistente social Ariselma Pereira, empossada na sexta-feira (22) como secretária estadual de Justiça Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).

Segundo o documento, Ariselma cobra a transferência dos menores ao alegar que a unidade da capital conta com excesso de "174 adolescentes" – além de receber jovens de todas as partes do estado – e as duas unidades de Feira (além da Melo Matos existe a Zilda Arns) estariam "funcionando abaixo da sua capacidade". A determinação de Monção Caldas se dirige à Comarca de Feira de Santana, especificamente ao titular da Vara da Infância e Juventude e de Medidas Sócio-Educativas, o Juiz de Direito Waldir Viana Ribeiro Júnior.
Um áudio enviado por uma fonte ao Bahia Notícias – que circula em redes sociais e identificado pela fonte como dos magistrados - expõe o problema da regulação nas unidades. 

No diálogo, Monção Caldas comenta o caso com o juiz de Feira e fala da necessidade indicada por Mariselma, enquanto o magistrado feirense afirma que há problemas na Melo Matos, identificados, segundo o Ribeiro Júnior, pela Vigilância Sanitária.

Ainda na gravação, Waldir Viana diz que pode concordar com uma suposta interdição da Melo Matos em acordo com promotores do Ministério Público e da Defensoria Pública de Feira. Procurados pelo BN, desembargador e juiz preferiram não se manifestar sobre o material.


As informações são do Bahia Notícias.

Bandidos alvejam viaturas a polícia na região do Nordeste de Amaralina

Na tarde desta terça-feira (26), policiais militares do Setor de Missões Especiais da 13ª CIPM e da 16ª Delegacia Territorial foram recebidos a tiros na localidade conhecida como Sucupira, na região do Nordeste de Amaralina

A polícia estava na região cumprindo ordem de serviço quando foi surpreendida pelos marginais. A viatura da 13ª CIPM foi a mais atingida pelos criminosos que fugiram do local após a troca de tiros.


Nenhum policial ficou ferido e, de acordo com informações preliminares, dez bandidos participaram da ação criminosa. Ninguém foi capturado ou identificado até o momento.

*Com informações do repórter Marcelo Castro, do bocão News

Autor de quatro mortes ligadas ao tráfico é preso

Apontado como autor de quatro homicídios em Itapetinga, distante 552 quilômetros de Salvador, o traficante Ricardo Souza Teixeira, o "Gugu do Sem Terra", foi preso, nesta terça-feira (26), por investigadores da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itapetinga), em cumprimento a um mandado de prisão preventiva.


Ricardo é responsável pelas mortes de Vandilson de Jesus, em maio de 2012, Vinicius dos Santos Silva, em janeiro de 2013, e o duplo homicídio de Samuel Francisco Rocha e Jailson Neri dos Santos, ambos em junho do ano passado. As quatro mortes estão relacionadas ao tráfico de drogas.

A equipe da 21ª Coorpin também prendeu, nesta terça-feira, Maicon Campos Oliveira, que assassinou Diego Romieri Barbosa Ferreira, há duas semanas, em Itapetinga.   Ao ser capturado, ele portava uma pistola calibre 380, com numeração raspada. Maicon e Ricardo ficarão custodiados na carceragem da coordenadoria, à disposição da Justiça.



Segundo a coordenadora regional, delegada Rosilene Correia, duas motocicletas de 300 cilindradas, sem placas, roubadas em Vitória da Conquista e usadas para o transporte de criminosos, em Itapetinga, foram apreendidas durante a operação que resultou na prisão dos dois homicidas.


fonte bocão News

Representantes LGBT defendem implantação de alas exclusivas em presídios baianos

Na última quarta-feira (20), um acordo entre a Defensoria Pública da Bahia e a Secretaria de Administração e Ressocialização Penitenciária da Bahia (Seap) foi firmado para implantação de alas específicas para gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais custodiados nos presídios da Bahia.

Além da criação de alas voltadas aos prisioneiro LGBT, a implantação da Resolução conjunta nº 01/2014 de abril deste ano do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e do Conselho Criminal de Combate à Discriminação determina também a qualificação dos parâmetros de acolhimento aos aprisionados. 
Segundo o fundador do Grupo Gay da Bahia (GGB) e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Luiz Mott, as novas determinações não se tratam de grandes avanços para o LGBT e sim cumprimento aos direitos. “Tais medidas não são privilégio, mas garantia de direitos iguais, nem menos nem mais!”, afirmou. Mott afirma que nas cadeias os gays e travestis costumam ser vítimas de abuso sexual, obrigados muitas vezes a fazer trabalho doméstico escravo.
Para com o presidente do GGB, Marcelo Cerqueira, a norma chegou atrasada, porém, em boa hora. "Essa norma de alguma maneira acaba diminuindo a situação de exploração vivida pelos indivíduos homossexuais que estão no sistema penitenciário. É preciso preservar os direitos LGBT, assim como o bem estar e saúde de todos eles", alertou. 
Segundo Mott, existem  atualmente duas ou três dezenas de LGBT assumidos nos presídios de Salvador, presos por uso ou tráfico de drogas, roubos, violência não letal. Os dados são confirmados por Cerqueira que vê a homofobia como justificativa para os crimes cometidos pelos homossexuais. "Os indivíduos do LGBT que estão presos foram conduzidas de alguma forma à essa condição pela homofobia. E o preconceito externo e interno nos empurra para clandestinidade", declarou. 
Primeiramente, o projeto piloto atenderá a Cadeia Pública, no Complexo da Mata Escura, e o Presídio de Feira de Santana, no interior. Dentre as melhorias estão o registro do nome social na admissão de travestis e transexuais no estabelecimento prisional; o direito à visita íntima; atenção integral à saúde, atendidos os parâmetros da Política Nacional de Saúde Integral LGBT; manutenção do tratamento hormonal para travestis e transexuais, além de capacitação continuada aos profissionais dos estabelecimentos na perspectiva dos direitos humanos e princípios de igualdade e não discriminação. 
De acordo com a subcoordenadora da Especializada de Direitos Humanos, Bethânia Ferreira, a implantação de alas específicas são apenas as primeiras medidas de preservação aos direitos LGBT. "O ambiente prisional brasileiro é extremamente difícil, machista e de disputa de poder. LGBTs custodiados estão com a liberdade privada, mas essas pessoas têm outros direitos que precisam ser preservados. A criação de alas específicas é apenas uma das medidas de construção da implantação desses direitos previstos na Resolução", projetou. fonte bocão News

Tradutor