quarta-feira, 23 de julho de 2014

Homenageado com medalha pela PM, Adelmário Coelho diz que queria ser militar


O cantor de forró Adelmário Coelho foi homenageado com uma medalha na celebração pelo aniversário de 189 anos da Polícia Militar da Bahia, na manhã desta quarta-feira (23), no Centro de Convenções.

O evento, que também teve a presença do governador Jaques Wagner, do secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e do comandante-geral da PM baiana, coronel Alfredo Castro, teve apresentações musicais e narrações de trechos da história do Estado.



Adelmário Coelho recebeu a medalha de amigo da PM e se disse admirador da corporação. "Sou fã. Uma das minhas maiores frustrações foi não seguir carreira militar. Cheguei a ser cabo do exército, saí do interior para servir ao exército. Mas, eu vim com poucas informações do interior e não deu para seguir para os Agulhas Negras. Agora sou operário da música, mas continuo tendo um carinho grande pelos militares", revela o cantor.

Viatura da Polícia Militar capota e deixa policiais feridos

Na manhã desta quarta-feira (23), uma viatura da Polícia Militar capotou em um trecho da BR-101 próximo à cidade de Santa Luzia, a cerca de 520 quilômetros de Salvador. No acidente, o soldado Magno e o tenente Assis Ribeiro, comandante do 4º Pelotão da Polícia Militar de Itabela, ocupavam o veículo.

De acordo com informações da Polícia Militar, o acidente aconteceu por volta de 7h30. Perto do entroncamento que dá acesso à Santa Luzia, a viatura saiu da pista e capotou. O tenente e o soldado que estavam dentro do carro sofreram apenas escoriações leves.


A viatura pertence à 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Eunápolis e seguia para Itabuna na intenção de buscar dois soldados para uma audiência no município de Eunápolis. Segundo a PM, o motorista perdeu a direção do veículo por conta da forte chuva que caía no trecho da rodovia no instante do acidente.

Morre no Recife, aos 87 anos, o escritor Ariano Suassuna

Morreu no Recife, nesta quarta-feira (23), o escritor, dramaturgo e poeta paraibano Ariano Suassuna, aos 87 anos. Ele estava internado desde a noite de segunda (21) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Português, onde foi submetido a uma cirurgia na mesma noite após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico. Segundo boletim médico, o escritor faleceu às 17h15. "O paciente teve uma parada cardíaca provocada pela hipertensão intracraniana".
 
O velório do corpo do escritor começa ainda esta noite, no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual. A partir das 23h, será aberto o acesso do público ao local. O enterro está previsto para a tarde de quinta-feira (24), no cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife.
 
Internamentos
 
Em 2013, Ariano foi internado duas vezes. A primeira delas em 21 de agosto, quando sentiu-se mal após sofrer um infarto agudo do miocárdio de pequenas proporções, de acordo com os médicos, e ficou internado na unidade coronária, mas depois foi transferido para um apartamento no hospital. Recebeu alta após seis dias, com recomendação de repouso e nenhuma visita.
 
Dias depois, um aneurisma cerebral o levou de volta ao hospital. Uma arteriografia foi feita para tratamento e ele saiu da UTI para um apartamento do hospital, de onde recebeu alta seis dias depois da internação, no dia 4 de setembro.
 
Na noite de segunda-feira (21), Ariano Suassuna deu entrada no hospital e foi operado após o diagnóstico do AVC. A cirurgia foi para a colocação de dois drenos, na tentativa de controlar a pressão intracraniana. Na noite de terça, o quadro dele se agravou, devido a "queda da pressão arterial e pressão intracraniana muito elevada", conforme foi informado em boletim.

PMs DA 5ª CIA ENCONTRAM HYLUX RASTREADA POR GPS NA ZONA RURAL DE IRARÁ

Na tarde de desta segunda-feira(22/7) às 17h00 esteve no município de Irará na sede da 5ª CIA da Polícia Militar do estado da Bahia, o representante da empresa Tracker do Brasil que monitora veículos,Carlos Torres da Silva 38 anos com residência no estado de São Paulo,ele informou aos policiais militares que estava a procura de um veículo, uma Hilux preta que havia sido que havia sido roubada na cidade de Milagres-Bahia, que a central de monitoração através de GPS informava que estava na cidade de Irará em um local conhecido por Largo na zona rural.
 Duas guarnições da PM abordo de duas viaturas padronizadas, Falcão 0461 e 0462 comandada pelo Capitão PM Juarez comandante da 5ªCIA, juntamente com o representante seguiram para o local indicado encontrando o veículo Toyota Hylux CD 4x4 SRV preta de placa policial FJS 4033 licença de Santana de Parnaíba São Paulo pertencente a José Shinkawa, no fundo da residência de Antonio Carlos dos Santos,27 anos residente na Fazenda Saco, próximo da localidade conhecida por Cascalheira, o segundo acusado é Rodrigo Cerqueira de Jesus 23 anos morador na Lagoa da Madalena também em Irará, foi preso em companhia de Antonio Carlos dos Santos, os dois foram conduzidos para a Delegacia Territorial de Alagoinhas e apresentados ao delegado de plantão o Dr. Guimarães pelos policias militares da 5ª CIA de Irará








TIME DE IRARÁ SE REAPRESENTA NESTA TERÇA-FEIRA TREINA FOCADO NA DECISÃO DE DOMINGO

Depois da vitoria da equipe de futebol Irarense no último domingo dia (20/7) a tarde no estádio Jarbas Lima o “Jarbão” na cidade de Teodoro Sampaio contra o time que leva o nome do município pela 3ª Copa da Mandioca de Futebol edição 2014 pelo placar de 1x0 gol marcado pelo jogador Lucas Cerqueira, o time de Irará irá jogar no estádio municipal Alberto Santana em Irará neste domingo dia 27 às 10 horas a partida final da Copa da Mandioca de Futebol contra a equipe de Teodoro Sampaio que foi derrotada  no penúltimo jogo. Os jogadores do time de Iraraense se reapresentaram a comissão técnica nesta terça-feira a tarde no estádio municipal Alberto Santana para o treinamento visando o jogo importante do próximo domingo valendo a decisão da Copa da Mandioca.

O treino tático e físico teve início às 16h30min, com os jogadores fazendo alongamento muscular em seguida realizaram corridas em volta do campo, seguido com aprimoramento de finalizações com chutes a gol, o treinador Cezinha informou ao repórter Clóvis Gonçalves que o jogo é 180 minutos, para esta partida ele tem dois desfalques, o jogador Boca com uma forte contusão em um dos dedos do pé, por isso não foi relacionado para o jogo contra o Teodoro Sampaio, esse jogador mesmo que venha se recuperar da contusão, tem a condição física, pelo longo período sem atividade, a condicionamento físico dele estará comprometido, o jogador continua sentindo fortes dores no local, a outra situação é com relação ao jogador Glauber que foi expulso no último jogo, por tanto está fora desta decisão.(Matéria original do Blog clovisgonçalvesdeirara)      

Polícia retira mais de 250 armas de circulação no 1º semestre

No primeiro semestre deste ano, mais de 250 armas de fogo foram retiradas de circulação em Feira de Santana, um número 34% superior ao mesmo período do ano passado.

Através de ações conjuntas realizadas pelas Companhias Independentes, pela CETO- Companhia de Emprego Tático Operacional - composta pelos Pelotões Asa Branca, Cavalaria e Tático Móvel – e pelos setores de inteligência da PM em Feira de Santana, uma a série de operações policiais são desencadeadas em Feira de Santana e região com o objetivo de prevenir e no combater a criminalidade com vistas à preservação e manutenção da ordem pública.

O planejamento estratégico visa aumentar a segurança da comunidade com ações que tem como alvo, por exemplo, através do patrulhamento e abordagens, a retirada de circulação de armas de fogo, drogas, identificação e prisão de foragidos da justiça, recuperar veículos que tenham sido roubados/furtados.

As ações são supervisionadas pelo Comando de Policiamento Regional Leste. Segundo o coronel Adelmário Xavier, comandante do CPRL, as ações policiais ocorrem concomitantemente nas áreas das Companhias, ou seja, em todo o município, e acontecerão por tempo indeterminado e podem ser deflagradas a qualquer momento.

A Polícia conta com o apoio da comunidade através de denúncias anônimas que podem ser realizadas pelos números 190 (Cicom- Centro Integrado de Comunicação) ou 181 (Disque denúncia)

Com informações do CPRL

Bahia entra com pedido de efeito suspensivo para ter torcida contra o Inter

Ainda há esperanças no Bahia de ver seu torcedor apoiar o time no duelo com o Internacional, no próximo sábado (26), na Arena Fonte Nova. Isso porque nesta quarta-feira (23) a diretoria tricolor entrará com um pedido de efeito suspensivo da punição imposta pelo STJD.
 
O Esquadrão só foi notificado oficialmente da pena de dois jogos com portões fechados e R$ 30 mil de multa nesta terça-feira (22). Com o efeito suspensivo, o clube pede que até a realização do novo julgamento não precise cumprir a punição.
 
Outra reivindicação do Bahia é a diminuição da pena, mas caso a mesma seja mantida que passe a valer a partir do confronto com o Goiás, no dia 9 de agosto. Nesse caso, o time baiano só pagaria o segundo jogo com portões fechados no dia 20 de agosto, diante do Criciúma.
 
O STJD deve se posicionar sobre o pedido de efeito suspensivo do Tricolor até o final desta quarta.

Prisco não poderá fazer sua própria campanha eleitoral

Há menos de três meses das eleições de 2014, o vereador Marco Prisco (PSDB) teve negado o pedido judicial de estar à frente da própria campanha. Nesta terça-feira (22) foi indeferido o pedido de relaxamento de restrições judiciais impostas pela 17ª Vara Federal. Com a decisão, Prisco é um único candidato em território nacional que não poderá estar à frente da própria campanha.

“Ainda não posso deixar a capital baiana, apesar de concorrer a cargo que abrange todo território baiano; ainda não posso me reunir com policiais militares, categoria com a qual sempre batalhei por melhorias e por isso mesmo sofro perseguição política; ainda não posso discutir melhorias com as associações e entidades de defesa da categoria”, reclamou o tucano.

A advogada do vereador, Marcele Maron, vai recorrer da decisão com base em direitos constitucionais. “Trata-se de perda dos direitos políticos que ocorre de forma velada. O que é inconstitucional já que só é possível a perda nos casos previstos no artigo 15 da Constituição. Ou seja, só podem ocorrer em casos de Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de I- cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado; II - incapacidade civil absoluta; III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos; IV - recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII. Nenhum dos incisos se aplica ao caso de Prisco”, explica.

Entenda o caso

Prisco foi preso no dia 18 de abril, durante megaoperação da polícia federal, quando homens fortemente armados o detiveram na presença dos filhos. Levado ao presídio de Papuda, em Brasília, ficou detido até o dia 30 de maio, quando foram impostas duras restrições, como proibição de contato com diretores de associações, inclusive da Aspra, à qual pertence. Para deixar o presídio, Prisco teve ainda de pagar uma fiança de 30 salários mínimos (R$ 21.720).
 

fonte bocão news

Homens armados invadem unidade de saúde em Pernambués e espalham pânico


Uma ação ousada de bandidos espalhou pânico entre pacientes e funcionários da unidade de saúde Prof. Humberto Castro Lima, localizada em Pernambués, na manhã desta terça-feira (22). Os homens armados invadiram o posto médico e uma adolescente teve o celular roubado.

A prefeitura de Salvador, através de nota, informou que, por conta da insegurança e vulnerabilidade do local, registradas desde o mês passado, foram suspensos todos os serviços na unidade.

O assunto será tratado às 8h desta quarta-feira (23), em reunião na própria unidade, com a presença do secretário municipal da saúde, José Antônio Rodrigues Alves, e representantes da Casa Militar da Prefeitura.

 A prefeitura também informou que outras unidades de saúde de Salvador sofrem com a violência e isso tem interferido diretamente no funcionamento de unidades de saúde instaladas em áreas periféricas como Lobato, Bate Coração, Alto do Cruzeiro, Alto da Teresinha e Arenoso, provocando o fechamento dos postos antes do horário previsto (17h) para preservar pela segurança de pacientes e funcionários.

Este ano, também foram registrados assaltos e arrombamentos nos postos de saúde Virgílio de Carvalho, no Dendezeiros; Ministro Alkimin, em Massaranduba; e nos CAPS instalados nos bairros do Rio Vermelho, Cajazeiras e Alto de Coutos.

Foto: Ilustrativa fonte bocão news

Tradutor