sexta-feira, 21 de junho de 2013

“Atitude da Polícia precisa ser apurada”, diz líder do governo

Em contato com o Bocão News, o líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Zé Neto (PT), comentou a brutalidade da Polícia Militar durante a manifestação do Passe Livre, nesta quinta-feira (20). De acordo com o parlamentar, apesar da atitude, os policiais foram orientados a agirem pacificamente.

“O governador orientou a Polícia a agir pacificamnte, sempre em diálogo com os manifestantes. Mas se houve alguma atitude excessiva por parte dos policiais é preciso ser apurada. Mas não podemos crucificar a polícia, pois eles estavam ali para manter a ordem. Acredito que tenha sido um grupo isolado que acabou causando esta confusão, porque a maioria das pessoas estava ali pacificamente para lutar por seus direitos. Felizmente vivemos em uma democracia e as pessoas tem o direito de se manifestarem”.

Sobre a ação da PM no jogo do Brasil, no próximo sábado, Zé Neto afirma que será a mesma orientada anteriormente. “A Polícia está orientada a agir pacificamente, assim como foi orientada hoje. E os manifestantes precisam entender que tem pessoas que querem assistir ao jogo tranquilamente e os policiais devem fazer a segurança de todos”.

Apesar dos protestos contra a Copa do Mundo, Neto acredita que é legítimo protestar, mas muitas pessoas são a favor da competição no estado. “Tem muita gente que aprova a Copa, que aprova o desenvolvimento da nossa cidade, da visibilidade da nossa cultura. Mas enfim, todo mundo tem o direito de se manifestar”.

A passeata seguia pacificamente até Avenida Joana Angélica, quando, às 16h, a Polícia Militar se desentendeu com alguns manifestantes. Gás de pimenta e bombas de gás lacrimogênio foram lançadas.



as informações são do bocão news 

Veículo da Fifa é apedrejado em Salvador


Dois micro-ônibus da Fifa foram apedrejados por manifestantes na noite desta quinta-feira (20), em frente ao Hotel da Bahia, no Campo Grande, em Salvador. Membros da entidade estão hospedados no local. O prédio também teve a fachada danificada.

A Polícia de Choque logo chegou ao local para conter o protesto. Usando bombas de gás lacrimogêneo, spray de pimenta e balas de borracha, além da cavalaria, os oficiais entraram em confronto com os manifestantes, que ateavam fogo em objetos na rua. Informações do G1.


Manifestantes incendeiam ônibus na Federação



Um dos pequenos focos de manifestantes que ainda se movimenta por Salvador após o protesto realizado antes da partida Uruguai x Nigéria na Arena Fonte Nova nesta quinta-feira (20) aproveitou a noite e o pouco movimento pra incendiar um ônibus na avenida Cardeal da Silva. O coletivo passava pouco à frente da Unifacs quando foi parado, esvaziado e incendiado pelos protestantes.
 
O fato aconteceu pouco depois das 21h e o grupo de dispersou logo após. O fogo queimou fiação de luz e, por conta disso, a rua ficou às escuras e muitas casas sem energia elétrica. Moradores da região chamaram o Corpo de Bombeiros, que interveio rapidamente e apagou as chamas, mas não foi capaz de impedir a destruição total do coletivo. Após as 22h um reboque chegou para levar a carcaça queimada, mas teve dificuldades em efetuar o serviço devido ao estado da carroceria.
 
 
A Polícia Militar confirma ainda que há outros focos de manifestação na região do Iguatemi e também no bairro da Barra, além do Centro, palco principal da manifestação durante o dia. Informações não confirmadas pela PM, porém, dão conta d e que há confrontos entre tropas e manifestantes.

Tradutor