sábado, 2 de abril de 2016

Base do SAMU será implantada em Conceição do Jacuípe

A gestora do município de Conceição do Jacuípe, Normélia Correia, mostrou mais uma vez sua preocupação com a qualidade da saúde oferecida a população conjacuipense e mostrou também sua garra, ao assumir a responsabilidade de trazer para Conceição do Jacuípe o serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU).

Após o município de Amélia Rodrigues devolver a ambulância do SAMU em reunião com representantes do Ministério da Saúde, coordenadores do serviço e gestores dos municípios de Coração de Maria, Terra Nova, Teodoro Sampaio, Irará e Conceição do Jacuípe, devido aos altos custos, a única gestora que num ato de coragem, determinação e atitude assumiu o compromisso de trazer para seu município o SAMU, foi a prefeita Normélia Correia.

Na manhã da última quinta-feira (31), aconteceu na Câmara de Vereadores uma audiência pública, que contou com a presença da secretária de saúde, Zena Lisboa e de três coordenadoras do SAMU de Feira de Santana. A coordenadora Marisa ministrou uma palestra explicando a população como funciona o SAMU e sua prestação de serviço, como solicitar o mesmo, critérios, burocracias e a responsabilidade que cabe as pessoas na utilização adequada deste serviço, assegurando assim sua qualidade e eficiência nos atendimentos que se fizerem necessários.



A transferência da ambulância do SAMU, USA (unidade de serviço avançado) que terá como base Conceição do Jacuípe, já foi aprovada em nível regional e estadual e o município também já postou a documentação necessária para o Ministério, o qual avaliará esta documentação para expor o parecer final. Depois que o Ministério fizer isso irá anular o termo de doação do SAMU para o município de Amélia Rodrigues e passará para o município de Conceição do Jacuípe.

Logo após, a coordenadora Marisa virá analisar a base, fazer um relatório e treinar as equipes que serão responsáveis pelo serviço na cidade.



Na oportunidade a secretária de saúde aproveitou para ratificar a solicitação encaminhada a Câmara de Vereadores, cobrando o acesso a Câmara para explanação de diversos serviços e programas existentes no município, porém até o presente momento a presidência da casa não se posicionou.

Ao final da audiência a prefeita Normélia Correia, foi parabenizada e ovacionada pelo público presente, por entender que saúde é prioridade e dá a devida importância a esse setor, assumindo os custos altos do projeto, como um investimento que proporcionará a população um atendimento de qualidade, com profissionais capacitados e comprometidos em salvar vidas.



Por Millena Feitosa - ASCOM

Tradutor