quinta-feira, 24 de março de 2016

Policiamento em Feira terá reforço de tropas especializadas para combater onda de violência

O secretário Maurício Barbosa informou que virão equipes de Salvador para atuar na cidade para fortalecer o serviço de inteligência da polícia local. Ele fala em mais de 100 policiais na operação.  
Policiamento em Feira terá reforço de tropas especializadas para combater onda de violência
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Andrea Trindade
Diante da onda de homicídios registrados em Feira de Santana nestes primeiros meses do ano, gestores de unidades policiais de diversas regiões do estado e a alta cúpula da segurança pública da Bahia estiveram reunidos no auditório do Sest-Senat para discutir a preocupante situação e buscar estratégias para conter a ação dos criminosos na cidade.
Estiveram presentes no encontro, além de vários delegados de Feira e região, o secretário de segurança pública Maurício Barbosa, o comandante geral da Polícia Militar da Bahia (PMBA), coronel Anselmo Brandão, o delegado geral da Polícia Civil Bernardino Brito, e o comandante do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), coronel Adelmário Xavier.
Em entrevista ao Acorda Cidade o secretário Maurício Barbosa informou que virão equipes de Salvador para atuar na cidade para fortalecer o serviço de inteligência da polícia local. Ele fala em mais de 100 policiais na operação.
“Temos ações muito claras de divergências entre traficantes de diferentes quadrilhas e há a necessidade do fortalecimento das ações de inteligência. A Polícia Civil está muito avançada no que se refere a identificação das pessoas que devem ser presas com prioridade e vamos reforçar isso com ações de inteligência e de equipes que virão de Salvador”.
Reforço policial
De acordo com o secretário, o policiamento na cidade será reforçado com tropas especializadas a partir de hoje (23). Ele disse também que haverá reforço nas investigações dos crimes de mando e para a identificação dos chamados “justiceiros”.
“O que ficou estabelecido de imediato pelo comando da Polícia Militar e o comando da Polícia Civil é o reforço, a partir de hoje, no policiamento das tropas especializadas como a Caatinga e Policiais do Choque. Vamos deixar aqui também a aeronave da Polícia Militar - o comandante determinou que ela permaneça aqui ajudando na intensificação das operações a partir de hoje a noite. A Polícia Civil também contará com um reforço de ações de polícia investigativa a partir de hoje em Feira de Santana. Temos em média mais de 100 policiais que vão trabalhar nessas ações de intensificação, como também vamos reforçar as nossas investigações em cima do envolvimento de justiceiros e de crimes de mando. Algumas dessas ações criminosas foram uma das causas desse aumento de homicídios observados desde o início de ano em Feira de Santana”, enfatizou.
Durante o encontro houve apresentações sobre os índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), do ano de 2015 em comparação a 2014 e dos primeiros meses de 2016 em comparação a igual período de 2015, foram transmitidas a forma de atuação dos bandidos. Os CVLIs se referem a homicídios, latrocínios, excludentes e lesão corporal seguido de morte.
Ainda durante as apresentações, foram expostas as peculiaridades geográficas que interferem nas ações policiais e os resultados obtidos por cada unidade de segurança da cidade.
Resultados
O secretário mostrou-se confiante e acredita que os resultados das operações serão observados já a partir do próximo mês. “Temos confiança no comandante regional e da coordenadoria da Polícia Civil. Temos uma estratégia muito bem delineada para que essas ações sejam executadas com veemência a partir de hoje, para que no máximo a partir do mês que vem a gente já consiga sentir efetivamente o desdobramento dessas ações que foram colocadas aqui. O trabalho de inteligência é fundamental para isto e vai ser reforçado”, afirmou.
“O que mais a gente observa nesse trabalho nosso de avaliação que nós fazemos hoje da região leste é que a questão criminal é muito cíclica. Geralmente municípios e áreas que tem uma redução muito expressiva com uma certa frequência não conseguem alcançar sempre o mesmo número de redução. Isso não pode dizer que a gente não consiga reduzir, mas temos situações pontuais em Feira de Santana - situações que são observadas em outras áreas também - A dinâmica criminal exige uma ação mais intensiva”, continuou.
Leia também
Aprovados em concurso fazem manifestação durante reunião para discutir segurança pública
Maurício informou que a libertação de presos e o uso do celular dos presídios contribuem com o crescimento dos índices de violência.
“A disputa entre traficantes que já foram presos por ações policias e que são soltos e voltam a agir, ações de grupos de extermínio pontuais em determinadas áreas de alguns municípios, por exemplo, fazem com que a gente tenha que fazer mais ou menos o jogo de gato e rato. A situação exige uma intervenção especial e a gente vai intervir. O problema tende a voltar com a soltura desses presos e com a questão dos telefones celulares dentro das unidades prisionais, mas a polícia tem feito a sua parte e vai continuar fazendo. Vamos intensificar as ações, mas precisamos muito da parceria do Poder Judiciário, do Ministério Público, e do Sistema Prisional, para que a gente consiga o mais rápido possível fazer com que Feira de Santana se orgulhe das reduções dos índices criminais que nós conseguimos em 2015”, declarou o secretário informando que a secretaria vai buscar fortalecer as ações da polícia em todo o estado.
Participaram ainda do encontro representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública que atuam na região Leste da Bahia.
O secretário de segurança Pública deixou claro que a operação começou hoje e já pela tarde oito suspeitos de integrar uma facção criminosa foram presos. De acordo com o delegado André Ribeiro, eles iriam cometer homicídios no bairro Rua Nova. O nono suspeito morreu em confronto com policiais. (Leia mais)
Com fotos e nformações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
fonte e do acorda cidade

Tradutor