sexta-feira, 29 de abril de 2016

Seis taxistas foram assaltados na noite de quarta, 27

Na noite extraoficial de Micareta de Feira de Santana, a quarta-feira (27), um dado chamou a atenção na área de segurança: cerca de seis taxistas foram assaltados, sendo que dois profissionais foram vítimas de sequestro relâmpago, sendo colocados no porta-malas do veículo.

O numero é preocupante, considerando que a noite de quarta-feira não conta com a quantidade de foliões que o Circuito Maneca Ferreira costuma receber. O presidente do Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários de Feira de Santana (Sincaver), Liomar Ferreira, disse que a recomendação aos profissionais é realizar o Boletim de Ocorrência, junto às autoridades policiais, mas que infelizmente essa não é a pratica. O representante sindical disse que nenhum dos seis casos foi registrado em boletim.

“Assalto a taxista não é mais novidade. Está tão banalizado. O taxista faz questão de ignorar essa obrigação e nesse caso se forma Polícia buscar uma ação direcionada á esse segmento com base nesses assaltos a Polícia vai dizer que não existe prova desses assaltos. O pecado maior que a classe pode cometer é insistir em fazer delito”, disse.

Segurança durante Micareta

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) terá o efetivo superior a 10 mil profissionais, divididos em 1.400 patrulhas, que vão circular em todo o trajeto da festa. A ‘Operação Folia e Paz’, responsável pela segurança na chegada e saída dos foliões, atuará com 1.511 policiais. O esquema de policiamento inclui 24 postos elevados de observação, 12 de abordagem e 26 barreiras com detectores de metais, inovação lançada pela Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP) no Carnaval deste ano em Salvador.

Segundo o comandante do policiamento da Região Leste, coronel Adelmário Xavier, no Circuito Maneca Ferreira, haverá quatro Postos de Serviços para atender os foliões. A estrutura de segurança vai além dos espaços da folia, com o sistema de monitoramento de olho em toda a cidade. “Temos [ainda] as companhias especializadas. Em casos mais complicados contamos com o Graer [Grupamento Aéreo da PM) e o Bope [Batalhão de Operações Especiais]. Nós temos preocupação maior em atender a população na hora que precisar”, reforçou o comandante Xavier. 

Fonte: Folha do Estado.

Tradutor