sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Crianças com alergia ao leite não devem tomar vacina contra sarampo de laboratório

Crianças com alergia ao leite não devem tomar vacina contra sarampo de laboratório
Foto: Reprodução
Um comunicado do Ministério da Saúde alerta as secretarias estaduais e municipais de Saúde que não apliquem a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba, em crianças que tenham histórico de alergia à lactose, a proteína do leite de vaca (APVL). Segundo a pasta, a restrição vale apenas para doses fornecidas pelo laboratório Serum Institutte of India Ltd. “A informação é preventiva, pois foram notificados alguns casos de reações adversas em crianças que têm alergia ao leite de vaca. Vale ressaltar que todas as crianças passam bem”, informou, em nota, o ministério. Crianças com intolerância à lactose do leite podem receber a vacina normalmente. Segundo o comunicado, o laboratório é pré-qualificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e fornece, há anos, doses para vários países, inclusive para o Brasil. Ainda segundo a pasta, embora não exista na bula nenhuma contraindicação do uso em pessoas que apresentam alergia ao leite de vaca, como medida de precaução, o Ministério da Saúde enviou a todas as secretarias estaduais de Saúde informe técnico recomendando que crianças com histórico de alergia ao leite de vaca não sejam vacinadas com a tríplice viral. Nestas crianças, a vacinação deverá ocorrer em uma data posterior.fonte blog do ferraz 

AL-BA aprova lei que reconhece vaquejada como patrimônio imaterial


AL-BA aprova lei que reconhece vaquejada como patrimônio imaterial
Foto: Reprodução
A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-Ba) aprovou o Projeto de Lei (PL) que reconhece a vaquejada como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia. De autoria do deputado Adolfo Viana (PSDB), o PL nº 20.983/2014 tem como proposta preservar o evento e impedir a sua desfiguração. A AL-BA aprova a norma após o deputado estadual eleito Marcell Moraes (PV) ter afirmado que um dos seus principais objetivos na Casa seria despachar uma lei para acabar com o torneio no estado. “O que eu desejo é preservar a história, contribuir para manter a tradição de um povo. Sou muito agradecido aos pares pelo apoio e com certeza esse é um grande passo para garantir o pleno exercício dos direitos culturais, como estabelece a Constituição Federal”, comentou Adolfo Viana sobre o projeto, que está à espera da sanção do governador Jaques Wagner.
fonte blog do ferraz

Devedor de pensão alimentícia terá nome incluído no SPC, diz juiz

O código civil determina que o réu tem um prazo de três dias para pagar o valor determinado pela sentença proferida.A partir de agora os devedores de pensão alimentícia, que tiverem suas ações julgadas no Fórum Filinto Bastos, em Feira de Santana, deverão ter o nome incluído no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). A informação é do juiz titular da 2ª Vara de Família da comarca feirense, Régio Xavier. Segundo o juiz, o objetivo é garantir que as execuções de ações de pensão alimentícias seja cumpridas na cidade.
O código civil determina que o réu tem um prazo de três dias para pagar o valor determinado pela sentença proferida. O juiz Régio Xavier explica que outros estados já praticam a inclusão do nome do réu em órgãos de proteção ao crédito, a exemplo do SPC, caso este não cumpra a determinação da Justiça.
“Aqui na 2ª Vara de Família a gente vai fazer isso. Não existe previsão legal, mas existem julgados, então existe possibilidade jurisprudencial. Com isso toda ação de execução de alimentos que ingressar aqui, a primeira coisa que nós vamos fazer já no despacho inicial, além de determinar a citação, vai ser a inclusão do devedor em órgão de restrição ao crédito. Isso não é coisa nova e já existe em outros estados”, afirmou o juiz.
De acordo com Régio Xavier, duas espécies de execução já eram comumente aplicadas nos casos envolvendo pensão: aquela contra devedor solvente que acaba em penhora e a execução que resulta em prisão civil, a qual varia de 30 a 90 dias. O juiz salienta ainda que para fugir das punições previstas em lei o devedor tem que comprovar que não tem condições de pagar o valor proferido na sentença.
“Eu sugiro às mães que entraram com ação de alimentos que não façam acordo com os devedores. Depois que o cidadão é preso, em mais de 90% dos casos ele arruma esse dinheiro. Outro ponto que merece destaque, é que o cidadão tem que fazer o depósito judicial, pois nesse caso não tem como dizer que pagou o que não pagou. Ele efetivamente tem que pagar”, disse.
As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Miss Black Power feirense é destaque no 'Encontro com Fátima Bernades'

A feirense Maria Priscila de Jesus, 31 anos, que venceu o concurso Miss Black Power, no Rio de Janeiro,participou nesta quinta-feira (20) do programa Encontro com Fátima Bernades, na Rede Globo de Televisão.
O programa abordou preconceito e igualdade racial, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, e convidou a feirense para falar sobre a importância de um concurso que valoriza a mulher negra não somente pela beleza, mas pelo conhecimento da cultura e da história dos negros no Brasil.
Com faixa de miss e troféu, Maria Priscila cumprimento a plateia e a cidade de Feira de Santana, especialmente aos moradores da Rua Nova, onde morou. A desenvoltura da feirense ao falar sobre o concurso surpreendeu a apresentadora, que logo a interrompeu, para perguntar se o concurso também avaliava o conhecimento das candidatas.
“O concurso é apenas mais uma das estratégias políticas, além da ideia da exposição da estética negra, do cabelo crespo, que a gente chama aqui no Brasil de do cabelo black power. Tem uma fundamentação política para esse termo: o movimento aconteceu nos Estados Unidos na década de 70 e tinha uma vertente política de valorização dos negros e ascensão daquele pessoal, naquele período histórico, porque foram vários processos de discriminação e de dificuldades”, disse.
Apesar de estar morando no Rio, a vencedora do concurso fez questão de se inscrever como feirense, uma demonstração de orgulho pela sua cidade natal. O concurso foi promovido pelo Mercado di Preta e as idealizadoras Paula Azevixe e a Izabel Freitas também são baianas. 
Maria Priscila participou do Encontro com Fátima Bernardes juntamente com cantores, atores e outras pessoas que no trabalho ou na vida pessoal representam a culta negra.

Tradutor