sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Operação conjunta apreende milhares de produtos no ‘Feiraguai’

Mais de 120 volumes de relógios foram apreendidos durante operação deflagrada na manhã desta quinta-feira (13), no Feiraguai, em Feira de Santana, pela Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho (DIREP) da Receita Federal, com apoio do Núcleo de Operações Especiais (NOE) da Polícia Rodoviária Federal, da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Litoral Norte e da Polícia Civil.
Cerca de 100 servidores da Receita Federal e das forças de segurança fiscalizam 22 boxes localizados no entreposto comercial e recolheram, em números absolutos, cerca de 36 mil relógios classificados como descaminhados (contrabandeados), sem selos de IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados - ou falsificados. Segundo explicou Joselito Correa, chefe da divisão do órgão fiscal, essa é uma operação de rotina, motivada após duas operações similares, ocorridas no mês de setembro, em Salvador e Alagoinhas.
“Todos os comerciantes nessas cidades disseram que o fornecedor deles era o Feiraguai. Viemos no foco, no distribuidor. Nas duas operações apreendemos quase 15 mil relógios”, esclareceu. 
A operação segue a Instrução Normativa nº 030 da Secretaria de Receita Federal, que diz que relógios de pulso ou bolso não poderão sair dos estabelecimentos industriais ou a eles equiparados, serem vendidos ou expostos à venda, mantidos em depósito fora dos referidos estabelecimentos, ainda que em armazéns-gerais, ou serem liberados pelas repartições fiscais, sem que, antes, sejam selados.
“Existem marcas do Paraguai, falsificações de marcas conhecidas, o que se configura em pirataria e até marcas nacionais sem selo”, elencou Correa. Segundo o chefe da DIREP, as mercadorias serão armazenadas no depósito de produtos apreendidos da Receita Federal, em Salvador.

O OUTRO LADO

Quem teve mercadorias apreendidas, sem tempo para contabilizar os prejuízos, só restou lamentar. Um dos comerciantes com produtos recolhidos pela Receita Federal apelou para até para o cenário econômico. “Temos que pagar pela nossa sobrevivência, nosso trabalho. A China está aí importando, invadindo o nosso país. Sou apenas um bode expiatório. Quem será a próxima vítima?”, manifestou-se o comerciante que se identificou como França.

A operação não resultou em nenhuma prisão, somente no recolhimento dos produtos. O advogado da Associação de Vendedores Ambulantes (Avamfs), Hércules Oliveira, disse que o jurídico da Associação buscará preservar os interesses de liberdade, locomoção e venda das mercadorias. “Entendemos que a operação é o que ocorre rotineiramente no Brasil, visando apreender mercadorias de origem ilícita. Viemos preservas os interesses dos associados”, salientou.  

Informações são do Folha do Estado e fotos do blog Central de Polícia.

Desarticulada quadrilha especializada em estourar caixas eletrônicos na Bahia

Seis integrantes de uma quadrilha que estourava cofres de agências bancárias na Bahia foram presos pela Polícia Federal, na madrugada desta quinta-feira (13), em operações realizadas nos municípios de Rafael Jambeiro e Feira de Santana.

De acordo com a Polícia Federal, os suspeitos foram achados após investigação que durava um mês. Foram apreendidos explosivos, metralhadoras, fuzis e pistolas, capuzes e coletes balísticos. Ainda conforme informações da polícia, a quadrilha agiu em agências de cidades como Sátiro Dias, Macajuba, Serra Preta e Milagres.
Dos seis suspeitos presos, três já tinham mandados de prisão por assaltos. A PF informou ainda que o grupo é formado por paulistas, alagoanos e baianos.

A operação contou com apoio do Centro de Operações Especiais da Polícia Militar (COE) e do Grupo Avançado de Repressão a Crimes Contra Instituições Financeiras (Garcif) de Feira de Santana.

Blog Central de Polícia, com imagens divulgação.

Tradutor