domingo, 3 de agosto de 2014

As novas tecnologias e o crescimento dos sites são destaques em fórum de comunicação

O comendador Dilton Coutinho observou que o site Acorda Cidade vem crescendo muito com as novas ferramentas da tecnologia. Ele citou, por exemplo, a participação das pessoas através do WhatsApp.

Ney Silva

Promovido pela ABI (Associação Baiana de Imprensa), jornalistas e radialistas de Feira de Santana e de outras cidades da Bahia tiveram a oportunidade de participar neste sábado (2), do 14º Fórum de Comunicação Social. O evento foi realizado no auditório da Associação Comercial e Empresarial no bairro Kalilândia.
As novas ferramentas de comunicação usadas em sites e a importância das redes sociais como Facebook, Twiter e WhatsApp foram destacadas pelos palestrantes como Ricardo Luzbel do site Bahia Notícias, Ramiro Aquino diretor da regional-sul da ABI, Marcílio Costa que representou a Tv Subaé e Dilton Coutinho do site e programa Acorda Cidade.
O comendador Dilton Coutinho observou que o site Acorda Cidade vem crescendo muito com as novas ferramentas da tecnologia. Ele citou, por exemplo, a participação das pessoas através do WhatsApp. "Antes quando chovia em Feira de Santana, era preciso mobilizar toda nossa equipe para atender os chamados da população em ruas e avenidas alagadas. Mas agora, os internautas mandam fotos e vídeos e tudo está mais fácil", disse.
Além disso, Dilton Coutinho destacou a credibilidade do site e citou o caso recente de uma reportagem feita na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) que foi alvo de um processo na Justiça movido pelos estudantes. No despacho, o juiz levou em consideração uma reportagem publicada no site e deu a sentença reconhecendo sua credibilidade.
Ele informou ainda que o site Acorda Cidade, que era seu segundo negócio, passará sendo o primeiro e o programa na Rádio Sociedade será seu segundo empreendimento. Dilton Coutinho mostrou-se otimista com o resultado do site que já passa de dois milhões de acessos por mês. Ele anunciou que vêm muitas novidades para melhorar ainda mais o Acorda Cidade.
O comendador fez questão de citar o empenho de toda equipe de trabalho, especialmente os radialistas, que antes só produziam matérias para o programa e hoje assumem com categoria o trabalho no site. "Além disso, a equipe de jovens jornalistas interage bem com os mais velhos e trocam experiências", disse Dilton.
O radialista Jorge Bianchi em seu pronunciamento falou das dificuldades em se fazer a cobertura da Copa do Mundo de 2014. Ele disse que o custo geral das transmissões foi de 1 milhão de reais para a rede de rádio, incluindo a Sociedade e as demais da Rede Capuchinho de Comunicação (RCC) e a Rede Baiana de Rádio (RBR) com emissoras de Salvador e do interior.
Bianchi informou ainda que teve custo adicional nesse trabalho. Para ficar no centro de imprensa cada profissional teve que pagar 3 mil reais e se fosse no estádio o valor era de 5 mil reais. Ele observou, no entanto, que a Fifa disponibilizou equipamentos da mais alta tecnologia e o áudio era de ótima qualidade.
O jornalista e radialista Ramiro Aquino destacou que o veículo de comunicação mais importante ainda é o rádio AM. Ele lembra que toda essa tecnologia atual não é nada mais nada menos do que se usava no passado só que de forma mais rápida. "O WhatsApp hoje é o nosso orelhão antigo. O Rádio era dinâmico porque você chegava no orelhão e botava a notícia no ar sem fotos. Hoje com o WhatsApp você acrescenta a foto", observa. Ele disse que está impressionado com tanta tecnologia e já com mais de 70 anos tem acompanhado essa evolução nos meios de comunicação.
Ricardo Luzbel do Bahia Notícias destacou o crescimento dos sites em termos de acessos com grande influência das redes sociais especialmente o Facebook. "Eu ouvi Dilton Coutinho falar sobre os acessos do site por dia. Quando ele inclui uma notícia no Facebook a média de acompanhamento é de 200 seguidores. Isso significa que em pouco tempo vamos ter 15 mil acessos numa única informação. E essas 15 mil pessoas que clicam na notícia vão imediatamente para o site. E isso se multiplica", disse Luzbel.
O jornalista Jair Cezarinho diretor regional-norte da Associação Baiana de Imprensa, estava muito satisfeito com o nível dos palestrantes. "A ABI cumpre com o seu papel e quero destacar a presença do jurista Augusto Aras que é uma pessoa da mais alta relevância e que também abrilhantou com sua participação esses evento", afirmou.
O advogado Augusto Aras afirmou que a Associação Baiana de Imprensa é uma entidade da mais alta relevância para a liberdade de expressão e de comunicação. Ele lembrou a importância da imprensa no processo de democratização do Brasil.
 
fonte e do acorda cidade

De virada, Vitória vence o Grêmio e se afasta do Z-4

O Vitória venceu o Grêmio por 2 a 1 de virada na noite deste sábado (2), no estádio Barradão e se afastou ainda mais da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Os gols do Leão foram marcados por Caio, enquanto Barcos descontou para o time gaúcho.

O primeiro tempo da partida foi bastante movimentado. O time rubro negro deu espaços e o tricolor gaúcho abriu o placar com o atacante argentino Barcos. O Leão ainda tentou chegar ao gol adversário, mas não conseguiu.

No segundo tempo, Jorginho ajustou a equipe e o Vitória melhorou. Com o apoio da torcida, o rubro negro baiano marcou dois gols com Caio. Um dos tentos foi de cabeça e o outro em um rebote após uma cobrança de pênalti.

Com o resultado, o Vitória chega aos 14 pontos e sobe, temporariamente para a 12ª colocação do Brasileirão. O Leão volta a campo no próximo domingo, diante do São Paulo, no Morumbi, às 18h30.

O jogo

O primeiro lance de perigo da partida foi do Vitória. Aos 9 minutos do tempo inicial, o estreante Luís Aguiar chutou forte e Marcelo Grohe praticou grande defesa.

A resposta gremista veio em seguida e com gol. Barcos recebeu belo passe, matou a bola e, de frente com Wilson, colocou a bola no canto. O tento gremista aconteceu aos 11 minutos da primeira etapa.

Aos 17, um lance polêmico. O zagueiro Alemão caiu na área do Grêmio e juiz não marcou pênalti. Até os 30 minutos, a partida seguiu sem muitos lances de perigos, apesar do time rubro negro dar espaços na marcação.

Aos 38, o time gaúcho quase amplia. Barcos recebeu boa bola e chutou. A redonda passou raspando a trave de Wilson. Em seguida, o lateral-esquerdo Breno ainda desperdiçou boa chance para o Grêmio.

Segundo tempo

No intervalo, o técnico Jorginho ajustou a equipe rubro negra com a entrada de William Henrique no lugar de Richarlyson. Logo aos 2 minutos da etapa final, Caio tentou cruzar e a bola bateu na trave assustando Marcelo Grohe. Em seguida, o atacante chutou cruzado na área e nenhum jogador do Vitória apareceu para marcar.

Aos 12, um dos poucos lances gremistas de perigo na segunda etapa. O atacante Luan recebeu de frente com Wilson e chutou por cima do gol.

Em seguida, o Leão marcou seu primeiro tento na partida. O lateral-esquerdo Euller cruzou da intermediária, a bola viajou e Caio subiu bonito para marcar de cabeça. O atacante subiu no meio de dois zagueiros e não perdoou colocando o placar em igualdade.

O jogo seguiu equilibrado até o momento em que o juiz marcou uma falta em Dinei dentro da área. Na cobrança de pênalti, Caio foi para a bola, Grohe defendeu, mas no rebote o atacante marcou novamente. Virada decretada, Vitória 2, Grêmio 1.

Nos minutos finais o time gremista pressionou o Vitória, mas o placar seguiu inalterado. Com o resultado, o Leão soma mais três pontos e chega aos 14 na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro.

FICHA TÉCNICA

Vitória 2x1 Grêmio
Série A - 13ª rodada

 
Data: 02/08/2014
Local:  Barradão
Horário: 21h
Arbitragem: Sandro Meira Ricci (FIFA-PE), auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho (SP-FIFA) e Marcelo de Carvalho Van Gasse (SP-FIFA)
Gols: Caio 2x (VIT) / Barcos (GRE)
 
Vitória
Wilson; Ayrton, Alemão, Kadu, Euller (Danilo Tarracha); Luis Aguiar, Welison, Richarlyson (William Henrique) e Marcinho; Caio (Luiz Gustavo) e Dinei. Técnico: Jorginho.
 
Grêmio
Marcelo Grohe; Pará, Rhodolfo, Geromel e Breno; Edinho, Riveros, Luan (Fernandinho), Giuliano e Dudu (Everton); Barcos (Lucas Coelho). Técnico: André Jardine

Tradutor