quinta-feira, 17 de julho de 2014

Grupo explode caixas eletrônicos em duas cidades do Recôncavo Baiano



as delegacias dos municípios de Dom Macedo Costa e Conceição do Almeida, localizados no Recôncavo Baiano, investigam a correlação entre duas explosões a caixas eletrônicos ocorridas em ambas as cidades na madrugada desta quinta-feira (17). A distância entre as cidades é de cerca de 12 quilômetros.

De acordo com a delegacia de Dom Macedo Costa, por volta das 3h, cerca de cinco homens armados explodiram um caixa eletrônico do Banco Bradesco, no centro do município. Ainda conforme a unidade, outros cinco bandidos fortemente armados cercaram a delegacia local e esvaziaram os pneus das viaturas para impedir a ação da polícia.
A cerca de 30 quilômetros, no município de Conceição do Almeida, também por volta das 3h, um outro grupo formado por cinco assaltantes invadiu a Prefeitura Municipal e explodiu o terminal eletrônico que fica dentro do prédio. De acordo com a delegacia da cidade, os bandidos arrombaram a porta da unidade e explodiram o equipamento.
Em ambas as ações, os assaltantes conseguiram arrombar os equipamentos e levar dinheiro dos caixas. Até o final da manhã desta quinta, a polícia não conseguiu identificar os suspeitos. As informações são do G1


 Reprodução | Marcus Augusto/ Voz da Bahia





Polícia Civil desarticula quadrilha acusada de roubo de veículos e tráfico de drogas

Policiais da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Feira de Santana, sob o comando do delegado André Ribeiro, desarticularam na noite desta quarta-feira (16) uma quadrilha acusada de roubo de veículos e tráfico de drogas no município.
Foram presos Luciano Almeida Andrade, 20 anos, Orotilde Bonifácio de Brito Neto, 25, Marcela Dias Mota, 19, e Rafael Silva Santos, 18. Um adolescente de 16 anos também foi apreendido na companhia do grupo. Segundo a polícia, a quadrilha costumava roubar os veículos na região do Feira X.
Durante a operação, a DRFR conseguiu recuperar dois veículos, um Gol vermelho e um Ford Ka branco, utilizados nos assaltos. Também foram encontrados um revólver calibre 38, 9 munições, 2 quilos de maconha, 200 gramas de cocaína e uma balança de precisão. A investigação policial começou após denúncias anônimas.

“ Obtivemos a informação que os bandidos estavam circulando com os veículos na região e já tinham praticado assaltos. As equipes se dirigiram até o local e conseguiram localizar o grupo”, declarou o delegado André Ribeiro. Todos foram autuados em flagrante e ficarão à disposição da justiça.

fonte do Blog Central de Polícia, com informações são de Denivaldo Costa.

Prefeita de Amargosa fala em omissão e dispara: Governo tem responsabilidade


Após a noite de terror e caos instalado na cidade de Amargosa, no Recôncavo Baiano, a prefeita do município, Karina Silva (PSB), conversou com exclusividade com a reportagem do Bocão News, logo após a reunião que teve com o secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP), Maurício Teles Barbosa. "Lamentavelmente, isso aconteceu. Precisou ocorrer um fato deste porte para que os olhos do Estado se voltassem para o município", desabafou a gestora, que afirmou ter feito as solicitações preventivas ao secretário.

"Estas solicitações vêm sendo feitas desde o início da minha gestão. Era urgente o aumento de efetivo dos policiais diante dos assaltos a bancos que ficaram muito fortes em Amargosa", revelou Karina Silva.

Segundo ela, há 60 dias houve uma guerra de tráfico na cidade. "Agora isso culminou. Era um fato pré-anunciado". Para a socialista, a população de quase 40 mil habitantes não tem como ser atendida pelo efeitvo atual. De acordo com a prefeita,  há apenas quatro policiais e uma viatura para atender toda a população. 

Com relação ao esquema de segurança que será mantido na cidade após o ocorrido, a prefeita pontuou que o reforço policial ficará até que a ordem se estabeleça no município. "Precisamos realmente de um esforço do Estado. A segurança pública tem deixado o país inteiro de uma forma complicada. A gente precisa de policiais. Hoje, temos este déficit e não podemos fazer segurança de qualquer jeito, como hoje é feita. Isso é inadimissível", criticou.

Já sobre as solicitações feitas no passado ao Governo do Estado, Karina Silva disse que, desta vez, o secretário se comprometeu a atendê-las. "Não temos condições de ter uma zona rural sem viatura. A ideia hoje é ajudar a população, mas sozinhos não podemos fazer", disse.



Prefeita de Amargosa

Sobre o momento do caos, a prefeita contou que soube através da população que uma criança havia sido baleada. "Sei a mesma coisa que vocês. Que dois policiais perseguiam um rapaz que adentrou uma casa e uma criança foi atingida. Não sabemos ainda se o tiro partiu da arma do policial".

Ainda de acordo com a gestora, assim que a manifestaçãso começou por conta da morte do bebê o reforço policial foi acionado. "Quando soube que havia atos de vandalismo entrei imediatamente em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia. Eles (os manifestantes) interditaram uma das principais vias de acesso ao município e aí tivemos diversos episódios de vandalismo", relatou, informando que 16 presos foram libertados.

Para ela, o mais importante agora é reestabelecer a delegacia. "Isso é urgente porque ela foi toda destruída e quebrada, além de terem ateado fogo. Precisamos agora de um espaço para que funcione como a delegacia. Paralelo a isso, fica todo efetivo de reforço até que tenhamos uma sensação de tranquilidade e o secretário garantiu a permanência dos policiais", frisou.



Segundo Karina Silva, ficou prometido pelo secretário adiantar um pedido que foi feito ano passado. "Ele disse que deve providenciar o Complexo Policial. No ano passado estive com o secretário e ele me fez este anúncio e vínhamos cobrando insistetemente, porque a estrutura que temos aqui é precária. Ele disse que vai resolver apenas umas pendências e que as obras devem iniciar no final deste ano", afirmou.

Quando questionada sobre de quem é a culpa, Karina tentou desconversar e não apontar o dedo, entretanto, mirou mais uma vez no Governo. "Não culpo ninguém, mas o governo tem responsabiliade porque tem acesso às informações e fazem o acompanhamento e monitoramento de tudo. A criminalidade aumentou muito em função da questão das drogas. Já fui à SSP diversas vezes e já tinha falado, já vínhamos sinalizando e nada foi feito. O Estado não voltou os olhos pra cá e de alguma forma foi omisso. Eu só sei que minha consciência está tranquila porque fizemos tudo o que poderíamos fazer", atestou. fonte e do bocão News

Suspeito é baleado e dois estão foragidos em ação da Polícia em Amargosa


O clima de tensão em Amargosa está longe do fim. Uma operação da Polícia na manhã desta quinta-feira (17) terminou em um suspeito conhecido como "Ró" baleado e dois entraram no matagal da região. O fato ocorreu no Alto da Bela Vista próximo a localidade conhecida com Baixa do Sapo.

Junto com o acusado preso e baleado, foi encontrada armas e drogas. Com 'Ró' foram encontradas  armas e objetos roubados da delegacia.

Varias viaturas da Polícia estão neste momento dentro da vegetação da localidade e busca dos foragidos.

Com informações do site Amargosa News

Secretário da Segurança Pública se reúne com prefeita de Amargosa

Uma perícia de local de ação violenta, 18 carros e um ônibus queimados, duas casas incendiadas e delegacia totalmente destruída com oito motocicletas incediadas. Este é o balanço do caos e terror que se instalou na cidade de Amargosa, na noite de quarta-feira (16), na cidade de Amargosa, no Recôncavo Baiano.

Ontem, ários homens armados invadiram e depredaram a Delegacia da Polícia Civil do município e atearam fogo em vários veículos na cidade. De acordo com relatos de moradores, a delegada local e o promotor público, além do reforço policial teriam deixado a cidade.

Por volta das 18 horas, inúmeros homens armados e encapuzados invadiram a delegacia e libertaram presos, supostamente revoltados com uma operação da polícia que resultou em uma criança de 1 ano atingida na cabeça por um tiro.



Nesta quinta-feira (17), O número de viaturas policiais já chegam a cerca de 40 em Amargosa. Polícia Militar, COE (Comando de Operações Especiais), Tropa de Choque, Caatinga (Litoral Norte e Cacaueira) e Polícia Civil se juntam em Amargosa com o objetivo de prender os responsáveis e restabelecer a ordem no município. Moradores evitam sair de casa e comerciantes baiaxam as portas por receio de que uma nova ação dos bandidos aconteça.

Por volta das 11h, a prefeita do município, Karina Silva (PSB), entrou em uma reunião com o secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP), Maurício Barbosa, para discutir as ações de segurança a serem tomadas para garantir a ordem pública.

Violência na região


Homens encapuzados explodiram o caixa eletrônico do Banco Bradesco que fica dentro da prefeitura de Conceição do Almeida, na Bahia. O crime aconteceu na madrugada de ontem, justamente quando a cidade de Amargosa passou momentos de terror nas mãos de bandidos que cometeram diversos atos de vandalismo. Os moradores das cidades, que ficam a 1h de distância, estão em pânico. Ainda não se sabe a quantidade de dinheiro que foi levado. 

fonte bocão News

Policial civil morre em acidente de carro em Periperi

O agente da Polícia Civil Paulo Roberto Ferraz de Amorim, de 43 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (17) em um acidente de carro na Rua das Pedrinhas, conhecida como Estrada Velha de Periperi, no bairro de Periperi, Subúrbio Ferroviário de Salvador.

De acordo com informações da polícia, o agente trabalhava de custódia da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescente (DERCA)
 e teria perdido o controle do veículo em uma curva e caído em um barranco. O carro, modelo Uno, capotou várias vezes e o policial não resistiu aos ferimentos.

A forte chuva que cai desde as primeiras horas do dia pode ter contribuído para o acidente. Testemunhas chegaram a tentar resgatar o corpo do policial, mas quando chegaram ao local, de difícil acesso, Paulo Roberto já estava morto.

Militares de 18ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) estão no local. Peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) deverão contar com o apoio do Corpo de Bombeiros para realizar o trabalho de remoção do corpo que será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Salvador.

Foto e informações: Marcelo Castro | Se Liga Bocão

Tradutor