segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Base Comunitária de Segurança na Rua Nova é inaugurada

Foi inaugurada nesta segunda-feira (22) as instalações da base comunitária de segurança do bairro Rua Nova, que vai garantir mais segurança para cerca de 14 mil pessoas residentes na localidade, em Feira de Santana.

Para isso, a iniciativa, realizada por meio da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP), empregou o efetivo de 60 policiais militares, que farão rondas e policiamento, além do reforço de três viaturas e câmeras de videomonitoramento para auxiliar na prevenção e combate a crimes no bairro.

A cerimônia de inauguração da unidade - a 17ª do estado - teve a presença do governador Jaques Wagner, do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, do comandante geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, e autoridades municipais. Wagner declarou estar orgulhoso do trabalho que a polícia tem realizado nas bases comunitárias pela Bahia. "Acredito que estamos no caminho certo nas nossas ações do Pacto Pela Vida em todo o estado, que está mudando o jeito de fazer segurança na Bahia".

Como já acontece em todas as bases comunitárias, na capital e no interior do estado, o trabalho da Polícia Militar não vai se resumir à repressão aos crimes violentos, mas também melhorar a qualidade de vida na região, ao aproximar o dia a dia dos profissionais da segurança pública da comunidade e promover a integração e interação entre esses agentes sociais. A nova unidade de segurança de Feira de Santana também dispõe de Centro Digital de Cidadania (CDC), e conta com 11 computadores e um policial capacitado, que vai trabalhar junto com dois monitores, moradores da comunidade, com projetos de inclusão social. Os monitores selecionados serão bolsistas.

Para a comerciante Márcia Rodrigues, a presença da PM vai assegurar um melhor sustento da família. "Esse ponto comercial, onde hoje funciona meu mercado, já foi assaltado duas vezes. Agora, com a base, não acho que isso vá voltar a acontecer".
A Rua Nova foi escolhida para receber a segunda base do município - a primeira foi instalada em 2012 - depois de uma análise da SSP, seguindo critérios do Plano Estadual de Segurança Pública (Planesp), que tem o objetivo de levar segurança e garantir a cidadania de moradores de locais com altos índices de criminalidade. A perspectiva é que o trabalho da polícia na base avance para as áreas próximas e vizinhas ao bairro para integrar o trabalho da 65ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM).

Bons resultados - Em 2012, o bairro George Américo recebeu a primeira base comunitária de segurança do município de Feira de Santana. O local possuía o maior índice de homicídios no município, mas, depois de dois anos de atuação da base, foi registrada uma redução de 64% no número desse tipo de crime e um aumento de 150% nas prisões por furtos e roubos.

A Bahia possui agora dez bases comunitárias instaladas em Salvador e as outras em Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Porto Seguro, Camaçari e Lauro de Freitas. Em todas as localidades, as unidades têm atuado em conjunto com a população para a redução dos índices de crimes como homicídios e tráfico de drogas.

Com informações e fotos da  Agecom .

Tradutor