terça-feira, 19 de novembro de 2013

Segunda, 18 de Novembro de 2013 - 23:32 Municípios: Ministra defende 'tributação mais justa' e Wagner pede alteração em lei



Municípios: Ministra defende 'tributação mais justa' e Wagner pede alteração em lei
Foto: Bárbara Affonso/ Bahia Notícias

A parceria entre o governo federal, o governo da Bahia e os municípios na captação de recursos para as prefeituras baianas abriram o discurso da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, durante o 2º Encontro de Prefeitos da União dos Municípios da Bahia (UPB), realizado na noite desta segunda-feira (18) no Hotel Vila Galé, em Guarajuba. "Quando disse que viria aqui, recebi a recomendação da presidente Dilma de que não deixasse escapar nenhum prefeito. Queremos trabalhar com todos os municípios, em todas as áreas que o governo federal tem condições de trabalhar em conjunto. Vamos fazer todas as parcerias que estiverem ao alcance da União, junto com governadores e prefeitos", comunicou. Em tom pré-eleitoral, a petista considerou que "se pode fazer mais, se pode fazer melhor e se pode fazer mais rápido" se o trabalho for realizado em conjunto, ao lembrar que, apesar das desonerações que o governo precisou fazer para conter a crise e manter a estabilidade econômica este ano, Dilma já assegurou a primeira parcela do orçamento emergencial de R$ 3 bilhões prometido em julho durante a Marcha dos Prefeitos e organiza a liberação da segunda parte do montante, inicialmente prevista para ser entregue em abril de 2014. A divisão da verba do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) também foi pauta do discurso da ministra, com o coro engrossado pelo governador Jaques Wagner, que defendeu uma "tributação mais justa", com distribuição dos recursos no município onde é realizada a compra e não onde fica a sede do banco, em caso de vendas realizadas por cartão de crédito e leasing. "Faço uma saudação aos senadores Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (PT), que já aprovaram uma distribuição mais justa do comércio pela internet, e faço um apelo aos deputados. A tributação do ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] é centralizada em São Paulo, mesmo que a compra seja feita por alguém da Bahia. Precisamos fazer essa divisão!", convocou Ideli. 
 

 
Wagner aproveitou o gancho para solicitar aos parlamentares presentes no evento a inclusão de um porém na Lei de Responsabilidade Fiscal, para beneficiar municípios em que a receita total é praticamente oriunda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). "Quando tem queda do bolo federativo, os prefeitos corretos, de bem, acabam com as contas rejeitadas por causa do texto legal", reclamou o gestor, sob aplausos, ao sugerir que se retirasse da possibilidade de rejeição de contas os casos de queda de receita que não depende do Município. "Não estou pregando a lei do esculhambou geral, mas, se não depende do Município, não tem porque ter conta rejeitada. Aí a oposição diz que o prefeito é ficha suja e quem é direito e entrou na política para fazer bem, fica desestimulado. Vamos acabar perdendo gente boa", argumentou Wagner, ao ser lembrado por Walter Pinheiro que já está em tramitação no Senado um projeto de sua autoria com a alteração na lei. "Já está nas mãos do senador Delcídio [do Amaral (PT-MS)] para relatar", informou.

Procuradoria Regional Eleitoral pede o mandato de 59 políticos do interior do estado

Em seu último dia como procurador regional eleitoral da Bahia, Sidney Madruga ajuizou nesta segunda-feira (18) 59 ações de perda de mandato contra políticos do interior que mudaram recentemente de legenda. A prefeita de Apuarema, os vice-prefeitos de Nilo Peçanha, Valença, Caetité e Nova Ibiá, além de 54 vereadores do interior baiano, foram os alvos da ação. Segundo a Procuradoria, os políticos se desfiliaram dos partidos pelos quais foram eleitos para os cargos sem apresentar nenhum dos critérios de justa causa previstos pelas normas eleitorais. Com esta nova leva de ações, propostas junto ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), já são 73 políticos acionados pela Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE) por infidelidade partidária  somente neste mês. Confira a lista completa aqui

João Dourado: Ambulância pega fogo quando levava paciente para Irecê

 
 
   Uma ambulância da Prefeitura de João Dourado, no centro norte da Bahia, que transportava pacientes para a cidade de Irecê ficou totalmente destruída após pegar na tarde desta segunda-feira (18), na altura do Km 388 da BA-052. Segundo o motorista, que ainda não teve seu nome divulgado, o motor apresentou um barulho estranho e, ao parar na estrada para averiguar o problema, deparou-se com as chamas que já tomavam conta do veículo. Ele agiu rapidamente e conseguiu tirar todos os pacientes da ambulância. Ninguém ficou ferido.  fonte Com informações do Irecê Repórter

Jornalista Fernando Rocha morre em Salvador 18/11/2013 23:30

O jornalista Fernando Rocha faleceu nesta segunda-feira (18) aos 78 anos em Salvador. Segundo informações de familiares, ele estava internado há cerca de 15 dias e acabou falecendo de morte natural, em decorrência de problemas como hipertensão e diabetes. Rocha estava internado no Hospital Português, na capital baiana. O corpo do jornalista será cremado em cerimônia no cemitério Jardim da Saudade nesta terça-feira (19) às 11h. Rocha foi secretário de redação de "A Tarde" e professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Ele também escreveu um livro sobre a extinta editora "Progresso" pela Edufba.

“Deus me usou para fazer o que eu fiz”, diz diretor da Telexfree

18/11/2013 23:45

O diretor da Telexfree, Carlos Costa, diz que foi enviado por Deus para oferecer oportunidades de ganhos altos para as pessoas. A empresa está com as atividades bloqueadas a mando da Justiça do Acre por representar um esquema de pirâmide financeira, prática proibida no Brasil. Costa esteve na última semana participando de uma sessão na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) onde pode explicar direito o trabalho da empresa e sua atuação. “As pessoas hoje conheceram o que é realmente uma distribuição de renda. Essas pessoas que tiveram potencial dentro delas mas nunca tiveram oportunidade. Eu estou aqui de passagem e Deus me usou para fazer o que eu fiz e isso ninguém vai tirar”, disse ele. A participação do empresário na sessão da Aleac aconteceu a pedido do deputado estadual Moisés Diniz (PC do B-AC) que defendeu a prática e comparou o Voip, serviço de chamadas vendido pela Telexfree, com o Facebook e Google. “A Telexfree vende Voip, que é um sistema de conversação por IP. O Facebook e o Google são 50 vezes maiores que a Telexfree e só vendem comunicação e entretenimento, não tem nenhum produto, são bilionários e ninguém fecha os dois”, disse o parlamentar.
No mesmo dia aconteceu em Rio Branco uma audiência de conciliação que decidiria sobre a liberação ou não dos serviços da Telexfree. Sabendo que a Justiça poderia manter o bloqueio das contas da empresa, Carlos Costa disse que continuaria olhando para o alto, se referindo ao céu. “Me jogaram no fundo de um poço. Mas se eu estou no fundo do poço, só tem uma saída, olhar para cima e é para lá que eu vou.” Na audiência o Ministério Público do Acre propôs um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) onde a Telexfree teria que apresentar um novo modelo de negócio para poder voltar a funcionar. Esse modelo teria a proposta da venda direta do serviço Voip com bonificação para os revendedores que indicarem novos consumidores. A proposta também pedia a devolução imediata do dinheiro pago pelos divulgadores que investiram e não tiveram retorno algum. Porém a empresa recusou a proposta e o processo deve seguir para as próximas instâncias. Com informações G1.

Irará: Filho tenta agredir mãe com faca e é desarmado pela mesma

Sábado (16) por volta das 14 horas,o cabo Antonio Hélio, a soldada Jacimeire e soldado Agapito, foram informados que uma uma senhora de 74 anos de idade estada sendo vítima de  um homem, que ameaçava com uma arma branca,tipo faca. Os Policiais deslocaram-se para o local, Fazenda Santo Antonio e lá constataram que a senhora Maria Ferreira estava sendo ameaçada pelo seu próprio filho Elenilson de 42 anos de idade. A vítima informou aos policiais que o seu filho se encontrava embriagado e que fazia uso da erva maldita (maconha) e ela própria conseguiu desarmá-lo. A faca foi entregue a Polícia que fizera a apreensão, a ocorrência foi lavrada na DP local pelo agente Gileno sob numero 1128/13.

Irará: PM prendeu homem acusado de ameaçar de morte mãe e irmã

Irará: PM prendeu homem acusado de ameaçar de morte mãe e irmã

Manoel Gomes, 31 anos de idade, residente na Fazenda Buri, município de Irará  foi preso por policiais Militares sob o comando do cabo Antonio Hélio por ameaçar e tentar contra a vida da sua genitora e irmã Maria José, 38 anos. 

Segundo informações da Cenop da 5a Companhia de Polícia Militar com sede em Irará, Manoel se encontrava em visível estado de embriaguez alcoólica e ameaçava de morte a mãe e irmã, além de praticar desordens e quebrar objetos no interior da casa de sua genitora.

O acusado foi apresentado no Complexo Policial de Irará ao agente  Sinval por volta das 17 horas, ocorrência lavrada sob o numero 1137/13.

Tradutor