sábado, 9 de novembro de 2013

PM que mais matou no país é aprovada por 54% dos baianos

PM que mais matou no país é aprovada por 54% dos baianos
Foto: Reprodução
Dados divulgados na sétima edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontam que 54% dos baianos confiam na Polícia Militar, enquanto metade da população do estado acredita na Polícia Civil. O mesmo estudo indica, por outro lado, que a polícia da Bahia foi a que mais matou em 2012, em números relativos, com 284 autos de resistência seguidos de morte registrados pela Polícia Militar e 60 pela Polícia Civil, além de 44 mortes em confrontos. Isso corresponde a uma taxa de 2,4 mortes por 100 mil habitantes do estado. A relação entre os dados apurados tem sido analisada pela PM baiana, que "comemora" a redução do número de mortes em ações policiais, de acordo com o Coronel Gilson Santiago. “[O cruzamento dos dados] é uma análise sociológica que tem que ser feita nas comunidades, para saber o que a sociedade espera da PM. Existe uma preocupação. Nós temos um dado mais recente, de que reduzimos significativamente os óbitos na ação da polícia, que é muito importante comemorar. Nossa expectativa de é que na próxima avaliação tenhamos resultados ainda mais positivos”, comentou Santiago, em entrevista ao Bahia Notícias, ao opinar que o entendimento da corporação é de que a confiança na polícia está diretamente ligada ao programa Pacto Pela Vida. “A comunidade está percebendo o esforço feito, de estreitamento da ação da Polícia Militar com a comunidade, a ação referencial das bases comunitárias de segurança para reduzir a tensão entre a polícia e a comunidade. Do ponto de vista do relacionamento, quando nós intensificamos o contato com a sociedade, vemos a receptividade das pessoas pela cristalização do sentimento de segurança”, completou. O secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, também não relacionou o número de mortes em confronto com a polícia à confiança que a população tem na PM, ao creditar o resultado da pesquisa ao trabalho de fortalecimento das corregedorias e aos esforços para afastar servidores envolvidos em delitos. “Desde o início da gestão, 600 policiais foram demitidos”, informou.

Filha de oficial da PM é presa fazendo sexo no carro em via pública

A filha de um oficial da Polícia Militar foi presa, na madrugada deste sábado (9), após ser flagrada com um homem dentro de um carro na Rua Direta de Cosme de Farias. Policiais estavam fazendo o patrulahmento na região, sob o comnado do Soldado Roque, quando Carine Vasconcelos Machado foi flagrada dentro de um carro modelo Vectra com um homem, praticando sexo. 

 
Conforme a polícia, ao solicitar a documentação do veículo, Carine desacatou os PMs e disse ser filha de um oficial. Ela foi presa por desacato à autoridade. Mas, quando a viatura estava na Ladeira dos Galés e parou na sinaleira, Carine desembarcou do carro informando que não estava se sentindo bem, sendo encaminhada à unidade do Salvar 26. De lá, foi conduzida para a 1ª Delegacia, nos Barris, onde fica a Central de Flagrantes.
 
Ela prestou depoimento e vai responder por desacato e atentado ao pudor.
 
Com informações do repórter Marcelo Castro

Tradutor