sexta-feira, 8 de novembro de 2013

OPERÁRIO SOFRE ACIDENTE DE TRABALHO AO CAIR DE ANDAIME

Por Clóvis Gonçalves 

Repórter da Rádio Irará FM

08/11/2013


O operário da empresa Neon Impressão Digital e Comunicação Visual com sede em Feira de Santana, Antonio Raimundo Alves de Almeida, 47 anos residente no Sítio Matinha em Feira de Santana, às 12h10min desta sexta- feira (8) quando executava trabalhos na fachada do Cestão Supermercados situado na Praça do Pedrão  centro de Irará, quando o andaime de estrutura de ferro deslizou no solo que é calçado por paralelepípedo o trabalhador caiu de uma altura de três metros indo de  encontro  ao solo.

 Ele foi socorrido em uma ambulância da Secretaria de Saúde do município de Irará, sendo conduzido para a Policlínica Dr. Deraldo Miranda Portela, recebeu atendimento médico e foi removido para o Hospital de Emergência Cleriston Andrade em Feira de Santana, o seu estado de saúde era estável.


Na queda, o operário sofreu uma luxação no quadril, de acordo com o exame de imagem realizado no Hospital Cleriston  Andrade. Vale salientar que nenhum dos funcionários da empresa Neon estavam usando equipamentos de segurança, de acordo com as Normas de Segurança do Trabalho. 

Policial Militar é baleado na cabeça dentro de ônibus na BR-324

 Postado por: Clóvis Gonçalves
08/11/2013



O oficial da Polícia Militar do estado da Bahia Erivaldo Santana dos Santos foi baleado na cabeça dentro de um ônibus da empresa Santana, na BR-324, na tarde desta sexta-feira (8). A informação foi confirmada ao Aratu Online pela Central de Polícias (Centel). Ele estava no veículo no momento em que três criminosos anunciaram o assalto. 

O crime aconteceu na altura do município de Amélia Rodrigues. Ainda não há mais informações sobre o estado de saúde do policial, nem a unidade médica para onde ele foi socorrido. Santana retornava para casa após participar das aulas semanais do curso de formação de sargentos, realizado em Feira de Santana. 

Ainda não se sabe se ele reagiu à abordagem do trio, mas o policial não estava fardado no momento do assalto. (Voz da Bahia)

AGENCIA DOS CORREIOS EM PEDRÃO FOI ARROMBADA

A  agencia dos Correios e Telégrafos do município de Pedrão amanheceu arrombada, a 5ª CIA de Irará foi informada pelo Sargento José Luís da Polícia Militar lotado no 5º pelotão da PM sediado no mesmo município onde ocorreu o fato. Segundo informações do Sargento, o pelotão tomou conhecimento através da delegacia da Polícia Civil local, onde o fato foi registrado, uma vez que nenhum preposto da autarquia federal fez contato com a Polícia Militar sobre o arrombamento.

Uma fonte local informou ao repórter deste Blog que o arrombamento aconteceu na madrugada desta quinta- feira, pela porta do fundo, não foi divulgado pela gerencia do correios  o que  o ladrão (es) roubaram, até às 13h25min a agencia permanência fechada aguardando que a perícia foi realizada.

Em Junho de 2013, foi também os ladrões usando maçaricos, arrombada um caixa eletrônico do Banco do Brasil que fica dentro da área da prefeitura de Pedrão, para chegar até o caixa eles pularam um muro.


fonte blog  

ARAMARI - HOMEM COMETE SUICÍDIO NO DISTRITO DE OLHOS D’AGUA

oselito Cardoso dos Santos 32 anos, residente no distrito de Olhos D’Água no município de Aramari, na madrugada desta quinta-feira(7) às 05h30min, utilizou uma corda para executar o suicido, com isso colocando um  fim em sua própria vida.

A informação foi passada para Central de Comunicação Policial da 5ª CIA da Polícia Militar com sede em Irará pelo Sargento Barreto do terceiro pelotão da Policia Militar em Aramarí, a guarnição da PM esteve no local registrando a ocorrência, e preservar a área para não comprometer o trabalho da perícia, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade Alagoinhas esteve no local e realizou o levantamento cadavérico, removendo o corpo para ser necropsiado.

As causas e motivações para o cometimento do suicídio não foram revelados pela polícia, nem por familiares.  Delegacia da Polícia Civil de Aramarí através do SI irá investigar o caso.

fonte blog  

Bimbaê realiza ‘Vem Capoeirar Irará’ com diversas atividades

   
                                                                                 


 O grupo de CapoBimbaê organiza na segunda semana deste mês de novembro o “Vem Capoeirar Irará”. O evento consiste de uma séria de atividades realizadas em dias intercalados, com inicio no domingo, 10, e término no domingo seguinte, 17.
A abertura será na comunidade da Mangabeira com a realização de uma Feira de Saúde, de 08 às 13h (domingo, 10). 
Durante a semana acontece Exposição de Fotografia, no Mercado Municipal (quarta, 13); Campanha de Doação de Sangue, no IHEF em Feira de Santana (quinta, 14); e Cine Bimbaê, com filme sobre a história do Mestre Bimba, no Anexo da Sec. M. de Educação, além de apresentação de Kitute de Licinho e Roda de Capoeira na Praça da Matriz (sábado, 16).  
O encerramento será no domingo, 17, com Batizado e Troca de Faixa, na AABB, a partir das 8h.  Na oportunidade também acontecem apresentações de Maculelê, Hip-Hop, Cup-Song, Canto Coral e Música. 
A organização é do evento, que comemora os 113 anos de Mestre Bimba, é do Formado Cabaça e Formado Mascarado. eira 

Músico alemão registra Samba da Charanga de Irará para tese de pós-graduação



Nielton (e) junto com Janco e Anderson
Nielton (e) junto com Janco e Anderson

Janco Bystron, baterista e estudioso alemão é doutorando em etnomusicologia e faz intercâmbio na Universidade Federal da Bahia(UFBA). Em sua pesquisa estuda ritmos percussivos brasileiros, mas especificamente os baianos. No campus universitário ele conheceu Nielton Marinho, percussionista iraraense e estudante da universidade. 
Nielton há algum tempo já havia tido a ideia de montar um grupo de percussão. No entanto não queria simplesmente tocar ritmos que estuda continuamente na universidade. Junta-se então ao percussionista também iraraense, Rodrigo Lima, para fazer um projeto de percussão do Samba de Lavagem de Irará, que embala a tradicional festa da cidade e é tocado pela Charanga. “Queremos preservar e valorizar algo que é nosso”.

Encontro
É aí que os caminhos destes dois músicos se cruzam. Nielton mostra para Janco o singular ritmo do samba de lavagem, o alemão se interessa pelo ritmo e decide utilizá-lo para compor sua tese de pesquisa.
Junto com seu estudo, Janco faz registros audiovisuais dos grupos que estuda para além de compor a pesquisa, divulgar os grupos que tem participado dela. O registro do grupo iraraense aconteceu numa quinta-feira, dia 31 de outubro. 
Campo 
Janco veio acompanhado de Anderson Petti, também percussionista, que tem lhe auxiliado nos estudos. “A tese de Janco, acabou aliando um interesse nosso, como músicos baianos, com a necessidade dele, de fazer a pesquisa” declara Anderson.
O alemão diz que ainda precisa analisar melhor o material colhido, mas inicialmente achou o samba de lavagem iraraense semelhante ao frevo, pelo ritmo rápido. Entretanto assinala que ainda é cedo pra ter um parecer sobre o ritmo. 
“Eles tem a certeza do que querem fazer. É bonito”, declara ele após conhecer de perto a charanga. O musico alemão ficou encantado pela diversidade encontrada no Brasil. “Você chega aqui em Irará, você tem uma coisa especial. 200km num outro lugar, já tem outra coisa”. 
Singularidade 
Para  Nielton, o samba de lavagem tocado pela nossa tradicional charanga, é único. “O samba de lavagem daqui de Irará é diferente, tem uma singularidade. Isso só tem aqui”. Foi partindo dessa observação que junto com Rodrigo Lima, o percussionista montou o projeto, em que levou o tradicional ritmo de rua para o estúdio. “A gente tá pegando o tradicional, e trazendo o contemporâneo”.
No entanto o músico iraraense lamenta a falta de atenção dos poderes públicos, que segundo ele não “chegam junto” ao projeto. “Infelizmente os poderes públicos acham que a charanga tem que ir até eles. No entanto eles que tem que ir até a charanga, que é uma cultura viva”.
Documentário
Sobre a possibilidade de fazer um filme documentário com os registros já colhidos, Janco é cauteloso. Ele diz que esses registros audiovisuais de entrevistas e das apresentações dos grupos não foi algo planejado. Na opinião dele para transformar o material em um filme seria preciso todo um trabalho burocrático. “Vai sair um filme, e quem vai ganhar com isso?”. 
Seria preciso se comunicar com os grupos para saber as intenções de cada um. Para ele a prioridade é terminar primeiramente o estudo, e divulgar a cultura desses grupos na internet.



                                                                 






Imagens: Jonas Pinheiro

Opositores criticam governo e lamentam assalto a comandante da PM

 
Após a chegada da informação de que o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Alfredo Castro, foi assaltado na Orla da Boca do Rio na manhã desta quarta-feira, políticos baianos foram ouvidos pelo Bocão News para repercutir o fato. As autoridades criticaram o Governo do Estado e também lamentaram a situação, que supostamente revelaria a falência da Segurança Pública no estado.
 
De acordo com o vereador Soldado Prisco (PSBD), ex-policial engajado nas reivindicações da tropa, trata-se do ato definitivo que mostra a quantas anda o plano do governo para com a segurança do cidadão. Prisco lembrou que, além do assalto ao coronel Castro, o dia também foi de assalto ao Shopping Iguatemi e de assalto a banco com cortes na cidade de Mucugê, na Chapada Diamantina.
 
“A culpa é do Governo do Estado. Isto vem a revelar a necessidade imediata de tudo aquilo que defendemos, que é o aumento do efetivo, das condições de trabalho da corporação. A bandidagem está deitando e rolando. E com o que o governo está preocupado? Em eleger o candidato em 2014”, criticou.
 
O tucano alegou também que é chegado o momento em que o Estado baiano deve, afinal, assumir a segurança como prioridade de governo. O vereador lembrou que o fato é simbólico e leva o cidadão a pensar que se o comandante da PM não está  salvo, ninguém estará. “Não sou de oposição por oposição. Sou porque quero a melhor segurança pública para os nossos filhos. As pessoas que perdem a vida nestes assaltos não terão elas devolvidas”.
 
Já o deputado Federal Lúcio Vieira Lima (PDMB), bastante surpreso, disse lamentar o fato e também lembrou que o coronel não é a primeira vítima da bandidagem nos últimos tempos. Ele lembrou assaltos recentes ao secretário municipal de Urbanismo e Transportes, José Carlos Aleluia, à deputada federal Alice Portugal (PCdoB). O parlamentar garantiu que levaria o fato à tribuna da Câmara na noite desta quarta.
 
Ele clamou, por outro lado, que é importante que ocorra sequelas da violência com as autoridades para que haja, afinal, uma mudança de paradigma que torne a segurança pública uma prioridade. “Isto chama a atenção para que as autoridades olhem melhor esta situação, olhe pelos mais humildes, aqueles que moram em localidades menos policiadas e garantam segurança a estas pessoas”, avaliou.
 
O deputado estadual e vice-presidente da Comissão de Segurança e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, Carlos Gaban (DEM), resumiu a situação como o momento em que o Estado é vítima do que a população já sente na pele há tempos. Para o demista, a gestão não aplica recursos nem dispensa compromisso real com a pasta da segurança e que desvaloriza a tropa, em movimento conjunto que culmina na atual situação de caos.
 
“O governador é o grande culpado, pois não tem investimento na segurança pública. O que foi gasto em 2013 em segurança até o mês de outubro é 20,6% do orçamento (previsto para a pasta) do ano. O governo pode até estar quebrado, mas mesmo assim prefere gastar com política aumentando o número de secretarias para 31 ao invés de investir em equipamento e valorização salarial”, disparou.
fonte bocão News

Assalto em Mucugê: delegado confirma dois reféns mortos

O assalto à agência do Banco do Brasil (BB) de Mucugê, noticiado pelo Bocão News na manhã desta quarta-feira (6), resultou em mais do que tiroteio e terror no município. De acordo com o site Itaberaba Notícias, na troca de tiros, dois reféns foram mortos.
O coordenador do Grupo Avançado de Repressão a Crimes Contra Instituições Financeiras (Garcif), o delegado Rufdenil Franco, confirmou que dois reféns foram mortos na ação. Franco estava na cidade de Amélia Rodrigues no momento do tiroteio e segue para Mucugê neste momento.
As vítimas ainda não foram identificadas e não há dados sobre feridos. O site Brumado Notícias divulgou que os criminosos efetuaram diversos disparos em frente ao banco, após tentarem arrombar o cofre da agência sem sucesso.
Policiais continuam buscas na região tentando capturar os criminosos.
Fonte: Itaberaba Notícias
Publicada no dia 06 de novembro de 2013, às 14h42

Tradutor