domingo, 21 de julho de 2013

RENASCE O GRUPO ESCOTEIRO EM IRARÁ, AGORA ELOY OLIVEIRA FRANCO


Nesta sexta-feira (19) às 19h35min, na Rua Coronel Elpídio Nogueira, nº 101, Centro de Irará, foi realizado um encontro de voluntários com o objetivo de criar a diretoria do Grupo Escoteiro Eloy Oliveira Franco.

Araújo como era conhecido, faleceu em 1998. Ele foi o criador do primeiro grupo de escoteiro de Irará, em 1980, que era denominado Grupo de Escoteiro Agenor de Olivia Moraes. Araújo deixou um grande legado para as pessoas que na época eram membros do grupo de escoteiros.
Deste grupo, alguns membros tomaram curso de capacitação para dirigente escotistas nos dia 13 e 14 de junho de 2013, ministrado pela Região Escoteira da Bahia em Feira de Santana.


A composição da diretoria ficou formatada assim: presidente, Alberto Geraldo Pereira dos Santos, vice presidente, Ana Maria Conceição Santana; Comissão: Raimunda dos Anjos Barbosa; fiscal: Antônio Sérgio Moreira Santos, Clóvis Gonçalves dos Santos; diretor financeiro: Olivia Santos Franco; diretor técnico: Roberval Batista dos Santos; chefe de sessão: Vitor Santos Franco; grupo de lobinho: akelar,  Gilvana Almeida; Balú: Roberval Batista dos Santos; Grupo de Escoteiros: Paulo Ricardo da Silva dos Santos, Edvania Santos de Jesus; Sênior: Raimunda Dos Anjos Barbosa, Rita Menezes,

Casa do Trabalhador abre inscrições para cursos profissionalizantes na próxima terça (23)

Os interessados devem se dirigir à casa do Trabalhador, à rua Castro Alves, 894, Centro, das 7h30 às 13h.
 
 
Secom

Foto: Secom


A partir da próxima terça-feira (23) a Casa do Trabalhador de Feira de Santana abre as inscrições para nove cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso a Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). De acordo com o site da prefeitura de Feira, ao todo estão sendo oferecidas 228 vagas em cursos ofertados pelo IFBA, Serviço Nacional da Indústria (Senai) e Serviço Nacional do Comércio (Senac), para candidatos com idades a partir de 16 e de 18 anos.
 
Os interessados devem se dirigir à casa do Trabalhador, à rua Castro Alves, 894, Centro, das 7h30 às 13h, portando o Número de Inscrição Social (NIS), CPF e atender aos requisitos de idade e escolaridade exigida em cada curso. Ainda é necessária a apresentação de cópias e originais de RG, comprovante de escolaridade e comprovante de endereço.
 
Estão sendo oferecidas 23 vagas para o curso de auxiliar de pessoal, com ensino médio completo e destinado a alunos a partir de 16 anos. Para o curso de recepcionista estão sendo oferecidas 18 vagas, para alunos a partir de 16 anos e com ensino fundamental incompleto. Para estes cursos, as inscrições serão realizadas no dia 23.
 
Também serão abertas, no dia 23, inscrições para duas turmas para curso de depilador, respectivamente com 13 e 15 vagas, para alunos com idade a partir de 18 anos. e sendo exigido o ensino fundamental incompleto. Para o curso de manicure e pedicure, com inscrições no dia 24, estão sendo abertas duas turmas, com oferta de 17 e 20 vagas, com idade mínima de 18 anos e ensino fundamental incompleto.
 
Para o curso de camareira em meios de hospedagem, cujas inscrições serão realizadas no dia 24, estão sendo oferecidas 18 vagas, para candidatos com idade a partir dos 18 anos e ensino fundamental incompleto. Ainda estão sendo oferecidas 19 vagas para o curso de vitrinista, com inscrições também no dia 24, com idade a partir de 16 anos e exigência do ensino fundamental incompleto.
 
Serão abertas, no dia 25, duas turmas do curso de costureira, com 17 vagas por turma, sendo exigida idade mínima de 18 anos e ensino fundamental incompleto. Para o curso de auxiliar administrativo, cujas inscrições serão no dia 25, são 21 vagas, com idade a partir de 16 anos e o ensino médio incompleto. Enquanto isso, para o curso de operador de teleatendimento, com inscrições no dia 25, serão ofertadas 24 vagas, a partir dos 18 anos e ensino fundamental incompleto.

Proprietários de veículos devem ficar atentos à nova portaria do DETRAN;

“Gostaria de informar a todos os usuários de veículos que abrange as 13 cidades responsáveis pela mesma, que a obrigação da vistoria de veículos se dará apenas por ocasião:
Do licenciamento anual para o tipo de veículo:
1. Caminhão e caminhão trator com mais de 5 anos de fabricação;
2. Ônibus e micro-ônibus com mais de 10 anos de fabricação;
3. Caminhonete e utilitário.
 Do licenciamento anual para os veículos de subcategorias:
1. Taxi;
2. Mototaxi;
3. Motofrete;
4. Motoescola;
5. Autoescola
6. Transporte Escolar.
 Do primeiro emplacamento para os tipos de veículos:
1. Caminhão;
2. Caminhão trator;
3. Caminhonete
4. Utilitário.
 Do primeiro emplacamento para os veículos de subcategorias:
1. Taxi;
2. Mototaxi;
3. Motofrete;
4. Motoescola;
5. Autoescola;
6. Transporte Escolar.
 Do primeiro emplacamento caso o serviço seja aberto após 30 dias da emissão da nota fiscal de aquisição do veículo.
As cidades que competem a 26ª CIRETRAN são: Conceição do Coité, Capela do Alto Alegre,São Domingos, Valente, Santaluz, Retirolândia, Ichu, Pé de Serra, Nova Fátima, Gavião, Queimadas, Nordestina, Riachão do Jacuípe.
Todas essas cidades possuem correspondentes nas suas RETRAN’s onde também poderá ser feita a vistoria. Apenas em Pé de Serra, Nova Fátima e Gavião que terão que se dirigir até a RETRAN de Riachão do Jacuípe por não terem correspondentes nestas localidades.
A 26ª CIRETRAN informa ainda que as vistorias para os veículos estão sendo feitas todos os dias no período das 08h às 12h com distribuição de senhas.
O que pode se notar é que, não basta o veículo está em dia, é preciso também que ele esteja em perfeitas condições de tráfego, e essa avaliação será feita após passar por vistoria.
Para maiores informações entre no site do Detran para acesso a portaria 2045.
www.detran.ba.gov.br Raimundo Mascarenhas

Posto da Caixa Econômica é assaltado em Conceição do Jacuipe

Na manhã deste sábado (20), o posto Caixa Aqui, localizado na Praça Benjamin Costa, centro de Conceição do Jacuípe, foi assaltado por dois homens armados. A ação dos bandidos aconteceu por volta das 8h30.

Segundo informações, os ladrões são jovens, estavam bem vestidos e ficaram por algum tempo na praça, observando o movimento, antes de cometer o assalto.Eles entraram no posto como clientes e logo depois mostraram as armas para intimidar as funcionárias que foram obrigadas a entregar o dinheiro e um notebook da loja, além de seus celulares e bolsas.
Após o assalto, a dupla saiu do posto a pé e um deles acenou para alguém que estava do lado de fora, provavelmente um terceiro que comparsa que estaria em algum veículo utilizado na fuga. Durante o assalto, um cliente entrou com o filho pequeno e foi orbigado a ficar no local. Toda a ação foi filmada pelo circuito interno do posto e as imagens serão utilizadas pela polícia para identificar os criminosos.

As informações são do Jacuipe Notícias.

Tradutor