quarta-feira, 19 de junho de 2013

Histórico do município. de irara

Histórico do município
Na época em que Cabral chegou ao Brasil, moravam na região de Irará os índios PAIAIÁ. Entretanto, a ocupação de nossas terras só começou a partir da primeira metade do século 17 com as entradas de Garcia d' Ávila e as sesmarias concedidas a João Peixoto Viegas. A colonização do município veio, provavelmente, através de Cachoeira pelo Sul do município atual. Diogo Alves Campos que foi um dos primeiros senhores das terras do nosso município instalou seu curral de gado onde hoje é a Fazenda Brotas. No local em que se encontra a Praça da Purificação, era um curral de cabras , foi contruída uma capela pelo pai do padre Antônio Correia, que ali rezou sua primeira missa, essa capela funcionou como matriz até a década de 1930, quando foi demolida. Então, construiu-se a atual igreja matriz na praça Pedro Nogueira. O florescimento do arrail de Purificação se deu com a abertura da estrada que ligava o porto de Cachoeira com a Vila de Água Fria. Essa estrada não foi apenas de penetração, mas de carácter econômico. Por ela descia o gado e se trasportava o fumo de toda a região para o porto de Cachoeira, com pousada no sítio onde hoje é Feira de Santana.
Irará esta situada.
A cidade de Irará está situada no estado da Bahia e pertence a microrregião de Feira de Santana.
As primeiras atividades econômicas do nosso município são: Agricultura , pecuária e o comércio.
Na agricultura destaca – se a produção de fumo e mandioca. Na pecuária destaca – se a criação de gado bovino ( bois e vacas ), suínos ( porcos ), eqüino ( cabra e bodes ) e galinhas. No comércio destaca – se a venda , varejista e atacadista.
Em Irará há também indústrias como a Fábrica de Farinha de Mandioca , Fábrica de sapatos , Fábricas de roupas entre outras.
O município é governado pelos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Irará limita – se ao:
NORTE – Água Fria
SUL – Coração de Maria
LESTE - Ouriçangas
OESTE – Santanópolis
SUDESTE – Pedrão
O nosso CLIMA é tropical semi – árido, a VEGETAÇÃO é variada e o RELEVO também é variado , com a presença da Serra do Urubu e a Serra do Periquito , Na HIDROGRAFIA temos os rios:Seco e Paramirim. Alguns povoados: Santo Antonio , Largo , Saco Velho. Distrito: Bento Simões.
O nosso CLIMA é tropical semi – árido, a VEGETAÇÃO é variada e o RELEVO também é variado , com a presença da Serra do Urubu e a Serra do Periquito , Na HIDROGRAFIA temos os rios:Seco e Paramirim. Alguns povoados: Santo Antonio , Largo , Saco Velho. Distrito: Bento Simões.

O Arraial da Purificação
 
Estava situado à margem da estrada para Cachoeira e muito mais perto das povoações que cresciam na bacia dos rios Pojuca, Jacuípe e Inhambupe, cujo escoadouro natural era o porto de Cachoeira com destino à capital da Bahia.
Criação do Município
 
A partir de setembro de 1832, o município pertenceu a Feira de Santana, até 27/05/1842. Foi nesse ano que a Assembléia Provincial da Bahia, pela Lai nº 175, extinguiu o município de Água Fria e criou o de Purificação dos Campos de Irará, constituído pelo território da antiga Vila de Água Fria e os das freguesias de Nossa Senhora da Purificação e do Sagado Coração de Bom Jesus de Pedrão, pertencente à Vila de Feira de Santana. Finalmente a Vila foi elevada a cidade pela Lei nº100, de 08 de agosto de 1895, com o nome de Irará.

Mais Histórico de Irará
A primeira missa de Irará foi celebrada pelo padre Antônio Correia, na capela construída por seu pai, onde hoje é a Praça da Purificação dos Campos e que também foi um curral de cabras.
O arraial da Purificação cresceu com a abertura da estrada que ligava o porto de Cachoeira com a Vila de Água Fria.
No dia 27 de maio de 1842 o arraial da Purificação foi elevado a Vila e no dia 08 de agosto de 1895 foi elevada a cidade com o nome de Irará.

Origem do nome de Irará.
Irará palavra de língua Tupi, designa uma espécie de formiga de asas brancas semelhante aos cupins portanto Irará é alteração de arará. Nascida da luz do dia , pois são formigas que surgem a luz do dia.
População Aproximadamente 28 mil habitantes
Localização Semi-árido baiano
Extensão territorial 279 km
Produtos agrícolas Farinha de mandioca, feijão, milho, amendoim, frutas tropicais e pecuária de pequeno porte.
Distância da capital Salvador 137 km
Artesanato A cerâmica que é famosa nacionalmente na fabricação de potes e caborés e outros utensílios feitos a mão e barro.
Folclore Bata de feijão, Burrinha, Samba - de - Roda, Reisado, São João, Lavagem de 2 de fevereiro.
Rodovias BA 084 Irará / BR 324 e BA 504 Irará / Feira de Santana
Igrejas Evangélicas Evangelho Quadrangular, Batista, Universal, Assembléia, Testemunha de Jeová.
Igreja Católica (Matriz) Nossa Senhora da Purificação dos Campos ( Paroco - Padre Julivaldo )
Bancos 1 Banco do Brasil / 1 Banco  Bradesco / Sicob
Rádio Serviço de som a voz da cidade
Escolas em funcionamento 60
Hospital Maternidade Dr. Deraldo Campos Portela
Postos de combustíveis Posto Caravelas / Posto Irará / Posto Brito

Brasil vence o México por 2X0 e feirenses comemoram

O resultado pode garantir a classificação brasileira às semifinais da Copa das Confederações desde que o Japão não vença a Itália. O jogo começa às 19h desta quarta-feira em Recife.
19/06/2013 18:51
 
 
Ed Santos/Acorda Cidade


Foto: Ed Santos/Acorda Cidade



O comércio de Feira de Santana funcionou normalmente durante o jogo da Seleção Brasileira contra o México na tarde desta quarta-feira (19), em Fortaleza. Havia clientes nas lojas e movimento nas ruas.

 
O presidente do Sindicato do Comércio, José Carlos Moraes Lima, afirmou que o fechamento das lojas no horário dos jogos fica a critério de cada lojista e afirmou que o acordo de funcionamento para o período junino foi aprovado pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho.

 
Apesar da exibição do jogo no horário do expediente,  muitos funcionários  puderam acompanharam a partida do trabalho mesmo.
 
 
Já os bares estavam lotados. O  proprietário de um bar na avenida Getúlio Vargas, conhecido como Zequinha, estava satisfeito com o movimento. Ele disse que o apesar de ser uma quarta-feira os clientes compareceram e que o horário do jogo contribuiu bastante.
 
“Eles deixaram os afazerem e vieram assistir o jogo aqui”, disse o comerciante que acredita na vitória da seleção na Copa das Confederações.
 
Brasil venceu o México por 2X0, deixando os clientes ainda mais animados. O garçom   do bar  também  comemorou o resultado da partida e  disse que quando tem jogo da seleção é garantia de casa cheia
 
Brasil venceu o México por 2X0, deixando os clientes ainda mais animados. O garçom   do bar também  comemorou o resultado da partida e  disse que quando tem jogo da seleção é garantia de casa cheia.
 
 
O cliente Abdias Dutra disse que está gostando do desempenho do da seleção e elogiou o jogador Neymar.  “Ele está jogando muito bem”.
 
O resultado pode garantir a classificação brasileira às semifinais da Copa das Confederações desde que o Japão não vença a Itália. O jogo começa às 19h desta quarta-feira em Recife.
 
Com informações e fotos do repórter Ed Santos do programa Acorda Cidade.

quarta-feira, 19 de junho de 2013 Idosos espancados na zona rural de São Gonçalo

Mais um bárbaro caso de violência contra idosos foi registrado na manhã desta terça-feira (18) em São Gonçalo dos Campos Região Metropolitana de Feira de Santana.

Dois idosos foram encontrados barbaramente espancados dentro de sua própria residência no povoado do Bete zona rural de São Gonçalo.

De acordo com informações de populares, os dois idosos moram na mesma casa e um deles estava acamado a cerca duas semanas. A casa não tinha sinal de arrombamento, os vizinhos encontraram a porta encostada, e dentro, uma cena triste. Antônio Vicente dos Santos uma das vítimas foi encontrado deitado em uma cama com graves ferimentos na cabeça. Um porrete pode ter sido a arma usada na agressão.

A outra vítima Miguel dos Santos foi encontrada no chão com os mesmos ferimentos. Um dos olhos de Vicente estava praticamente para fora de tantas cacetadas.

Ambos gemiam bastante e por isso os vizinhos desconfiaram de algo errado com eles. Nenhum objeto foi levado da residência.

Vicente e Miguel foram socorridos por uma ambulância do Hospital Municipal de São Gonçalo e devido às gravidades dos ferimentos encaminhados para Hospital Geral do Estado (HGE).

Uma moradora de identidade ignorada, relatou que pode ter sido ação de algum usuário de drogas. “A zona rural vive com medo, os bandidos fazem assaltos constantemente, carros são encontrados incendiados nas estradas e ninguém sabe os motivos, não temos policiamento, estamos entregues à bandidagem.”

Planeta1410 com informações e fotos de André Silva.

quarta-feira, 19 de junho de 2013 Polícia Militar planeja ação durante protesto de estudantes em Feira

Coronel Adelmário entrou em acordo com organizadores da manifestação.
Estudantes de Feira de Santana farão, na próxima quinta-feira (20), uma manifestação em solidariedade aos protestos que estão acontecendo em São Paulo e em outras capitais do país.

Visando evitar episódios de violência, a Polícia Militar já tem o seu planejamento para atuar durante a manifestação. O coronel Adelmário Xavier, do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), se reuniu com os organizadores da manifestação.

“Traçamos o comportamento de ambas as partes. Vamos garantir o direito de quem quer se manifestar e eles vão manter a ordem. Quando existe exagero não é bom para ninguém”, afirmou o coronel.

A manifestação está programada para às 16h, com concentração na praça do Colégio Gastão Guimarães. Os estudantes farão uma caminhada pelas principais ruas e avenidas do centro da cidade, encerrando o evento em frente à prefeitura.

Além da preocupação em evitar depredação do patrimônio público, a polícia vai acompanhar a manifestação para ordenar o trânsito em conjunto com a Superintendência Municipal de Trênsito (SMT).


As informações são de Kleiton Costa.

Loira supostamente bêbada causa tumulto em blitz e vai parar na delegacia

 

Por volta das 6h da manhã desta quarta-feira (19), uma mulher foi interceptada em uma blitz na região do Iguatemi e durante ação dos policiais, a loira se recusou a prestar informações, desacatou os militares e se recusou a fazer o teste de bafômetro.




Bebidas foram encontradas no carro da mulher

Segundo policiais que realizavam a blitz, a mulher  - cujo prenome é Fernanda - seria moradora do bairro Itaigara e estaria visivelmente embriagada. Ela foi autuada pelo desacato e encaminhada para a 1ª Delegacia de Polícia por dirigir embriagada. A blitz foi realizada pelo Esquadrão Águia, sob o comando do Major Ricardo Passos. As informações são do repórter Marcelo Castro.
 

Feira de Santana: mais de 11 mil internautas confirmam participação em protesto


O protesto está previsto para iniciar a partir das 16h e já conta com a confirmação de mais de 11 mil internautas, cerca 106 mil foram convidados pelo  #Vemprafeirafsa, grupo do Facebook. A concentração será na Praça do Instituto de Educação Gastão Guimarães.


A concentração será na Praça do Instituto de Educação Gastão Guimarães.
19/06/2013 08:17




Ed Santos/Acorda Cidade 

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Feira de Santana aderiu ao movimento nacional contra a corrupção, gastos públicos nas Copas das Confederações e do Mundo e por mobilidade urbana, e realiza nesta quinta-feira (20) a primeira manifestação.
 

O movimento em Feira nasceu na internet com a convocação da população para uma reunião no último domingo (16)
, na Praça de Alimentação da Avenida Getúlio Vargas, e agora vai ganhar as ruas.

O prefeito José Ronaldo de Carvalho garantiu que não haverá aumento da tarifa de ônibus este ano, mas o movimento continua. Os organizadores realizaram reuniões internas para definir o roteiro, a pauta de reivindicações e outros detalhes para contribuir que o movimento aconteça de forma pacífica.
 
Entre as reivindicações destacam-se itens em prol da mobilidade urbana, saúde, qualidade do transporte público como a volta da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do transporte coletivo, além da redução da tarifa do transporte público, como ocorreu em sete cidades brasileiras, construção de ciclovias, melhor acessibilidade e reformulação das linhas de ônibus  e do Conselho de Transporte.

Os organizadores ressaltam que manterão como símbolos de luta do protesto: solidariedade às mobilizações que estão acontecendo no Brasil, bem como a denúncia das repressões e da violência policial.
 
“Nos posicionamos contra a corrupção; frisamos a necessidade de abrir o movimento para que os setores do funcionalismo público se agreguem com suas bandeiras de lutas; colocamos também o papel manipulador da mídia burguesa, que joga contrário aos movimentos sociais. E nos posicionamos criticamente diante do quadro de completa precariedade do Hospital Geral Clériston Andrade, o qual vem sofrendo um processo de completa desestruturação em suas instalações”, destacam.
 
A primeira cidade do interior da Bahia a aderir o protesto foi Camaçari, na tarde de ontem (18).  Na quinta-feira,  em consonância com os movimentos nacionais,  além de Feira de Santana, também realizarão protestos as cidades de Jacobina e Itaberaba. Já na sexta-feira (21), será a vez dos moradores de Amélia Rodrigues e Senhor do Bonfim.
 
Veja a pauta do protesto em Feira de Santana na íntegra
 
 
1. Redução da tarifa já! Mesmo sendo uma cidade do interior do nordeste, Feira apresenta uma das maiores tarifas de transporte público do Brasil (R$2,50), mesmo apresentando um serviço precário que não consegue atender à demanda da cidade. O inchaço do preço da tarifa se dá, entre outras razões, por conta da utilização de uma metodologia de cálculo designada elaborada em 1965 pelo então chamado GEIPOT. Tal metodologia está atualmente completamente ultrapassada, e em desuso representando uma maneira ILEGAL de estabelecer os custos por parte das concessionárias de ônibus, em nossa cidade. Reivindicamos, portanto, o fim da metodologia GEIPOT!
 
2. Pelo aumento da frota de ônibus e das vans alimentadoras dos terminais já! Feira tem uma frota de ônibus minúscula se comparada à quantidade de pessoas que moram na cidade. A frota reduzida tanto de ônibus quanto das vans é uma das principais causas da completa precariedade do serviço prestado em solo feirense.
 
3. Pelo fim do monopólio do serviço de transporte em Feira de Santana! Feira conta atualmente com apenas duas concessionárias que prestam serviço de transporte na cidade. Isso se dá, principalmente, por conta do processo de licitação que supostamente não cumpre com os requisitos de transparência, moralidade e publicidade que uma licitação de exploração de um serviço público deve cumprir. O povo de Feira reivindica de forma firme que se acabe com o monopólio do transporte público em Feira! Queremos um serviço de qualidade! Prestado por diversas empresas, e não o cartel que temos hoje.
 
4. CPI do Transporte Público já! No último período, os vereadores de Feira de Santana NÃO manifestaram o menor interesse em fazer avançar a investigação parlamentar a respeito da completa máfia instaurada na cidade. Houve um ensaio sobre uma CPI na cidade, recentemente, mais alguns vereadores retiraram seus nomes do requerimento. Exigimos uma CPI e o compromisso dos vereadores em investigar os crimes que são cometidos contra o povo.
 
5. Construção de ciclovias na cidade. Além da construção de uma requalificação do sistema de circulação de ônibus. O povo de Feira compreende a necessidade de formas alternativas para se locomover no perímetro urbano feirense. Diante disso, requisitamos a construção de ciclovias que interliguem Feira de Santana e que tragam a oportunidade de utilização desse meio de transporte.
 
6. Reformulação do Conselho de Transporte já! O Conselho de Transporte, o qual delibera a respeito da consolidação e aperfeiçoamento do sistema de transporte em Feira, não representa o povo feirense! O conselho tem como atribuição tratar de questões tão importantes para todos nós. Porém, só se reúne uma vez ao ano para o aumento da tarifa. Queremos a reformulação completa do Conselho de Transporte em Feira.
 
7. Reformulação das linhas de ônibus já! Feira tem uma péssima distribuição das linhas. Todas as linhas de ônibus na nossa cidade estão dispostas de forma a percorrer um percurso bairro ao centro. Queremos linhas que fazem um percurso bairro a bairro.
 
8. Por uma melhor acessibilidade em Feira de Santana. Os ônibus de Feira de Santana são precariamente preparados para atender aos portadores de necessidades especiais de nossa cidade. Queremos uma readequação de seus aparelhos urbanos para que atendam a essas necessidades que são de cidadãos feirenses que merecem respeito e tem direito de ir e vir, assim como todos os outros.
 
9. Implementação da meia-passagem em dinheiro nos ônibus. A lei foi aprovada em 2006, porém o SINCOL entrou com uma ação e suspendeu a mesma.
 
10. Pavimentação das principais vias dos bairros periféricos da cidade caráter de urgência. É impossível haver locomoção sem transtornos se a cidade tem suas principais vias de acesso aos bairros compostas de buracos, lamas e ou poeira.
 
11. Publicidade e fiscalização dos horários das linhas de ônibus. Que esses horários sejam fiscalizados pela SMTT de forma rigorosa e séria.
 
12. Fim das limitações na meia-passagem de ônibus! A meia passagem é uma conquista dos estudantes do nosso país. Os empresários se apossaram da regularização desse direito em Feira de Santana e vem ao longo dos anos dando sérios golpes nos estudantes, a exemplo da limitação do uso diário de 04 passagens e mensal de acordo com a distância da casa e com a instituição de ensino.
 
Para além das questões vinculadas ao transporte em Feira de Santana, foi aprovado na reunião que manteremos como símbolo de luta da manifestação: solidariedade às mobilizações que estão acontecendo no Brasil, bem como a denúncia das repressões e da violência policial e a necessidade do fim de tais atos nos protestos que tem acontecido ao redor do país; nos posicionamos contra a corrupção; frisamos a necessidade de abrir o movimento para que os setores do funcionalismo público se agreguem com suas bandeiras de lutas; colocamos também o papel manipulador da mídia burguesa, que joga contrário aos movimentos sociais. E nos posicionamos criticamente diante do quadro de completa precariedade do Hospital Geral Clériston Andrade, o qual vem sofrendo um processo de completa desestruturação em suas instalações por parte do governo estadual, com a finalidade de ser privatizado.

TIO É TRANSFERIDO PAR O HGE DEPOIS DE SER ESFAQUEADO PELA SOBRINHA

Por Clóvis Gonçalves

Repórter da rádio Irará FM

18/06/2013
                                              Foto: Clóvis Gonçalves
Segunda–feira (17/06) às 17h00, compareceu a 5ª CIA sediada em Irará, João Moura Novais Primo, 48 anos, residente na Av. Elísio Santana, 982, centro de Irará, alegando que havia sido vitima de vários golpes de faca, desferidos pela a sua sobrinha de 16 anos, de iniciais D. N., residente também na Av. Elísio Santana, 926, perímetro urbano de Irará. O queixoso foi conduzido para a Policlínica Dr. Deraldo Miranda, sendo atendido pela equipe médica de plantão, que constatou quatro perfurações, sendo três no braço esquerdo e uma na região lombar, após receber atendimento, João Moura foi transferida para o Hospital Geral do Estado (HGE).

Uma guarnição da 5ª CIA da Polícia Militar foi deslocada até o local da ocorrência, onde localizou a menor, que foi apreendida e conduzida à Delegacia Territorial de Alagoinhas. Acompanhada da sua mãe por ser menor de idade, ela foi apresentada para fins de procedimentos legais, sendo em seguida reconduzida à Delegacia Territorial de Irará.

Em depoimento na delegacia, a menor informou que a motivação da agressão foi porque o seu tio estava alardeando que ela era traficante de drogas.

NO LOTEAMENTO CARIBÉ HOMEM É ASSALTADO

Na sexta-feira (14/06) à tarde, Jair Bipo, informou aos policiais da Delegacia Territorial de Irará que fora assaltado por dois homens sendo um menor. A dupla anunciou o assalto, tomando sua mota Honda LXR 150, cor vermelha, placa policial NYK 2113 licença de Irará.

A vítima informou que quando foi abordado, um dos bandidos portava uma arma de fogo longa, parecendo com uma escopeta. Os bandidos, que já estavam aguardando a vítima, se aproveitaram do momento em que a mesma chegava com o veículo na sua residência, no loteamento Caribé. Segundo informações do proprietário da moto, após a ação criminosa os bandidos fugiram com destino a cidade de Água Fria.

Tradutor