segunda-feira, 6 de maio de 2013

Policiais baianos podem se inscrever em mestrado em segurança pública


Inscrições começam neste domingo (5) e ocorrem até o dia 17 deste mês. Objetivo é entender a violência e a criminalidade a partir de pesquisas.
 
 
 
 
 
 
Começaram neste domingo (5) as inscrições para o curso de mestrado profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania, da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a partir do programa "Pacto pela Vida", em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba).
 
Voltado para policiais, a proposta é entender a violência urbana ou rural com base em estudos e pesquisas, com objetivo de formar profissionais especializados em segurança pública.
 
Ao todo, são 15 vagas, sendo oito para policiais militares, cinco para policiais civis e duas para sevidores do Departamento de Polícia Técnica.
 
Entre os temas, serão abordados "Políticas e Gestão em Segurança Pública", "Justiça, Direitos Humanos e Cidadania", além de "Criminalidade e Vitimização". As aulas ocorrem três vezes por semana a cada 15 dias. O edital pode ser consultado pela internet. As inscrições ocorrem até o dia 17 deste mês. As informações são do G1.

Funcionário baleado em assalto a bancos de Mundo Novo é transferido para Feira de Santana




















O Banco do Brasil e o Banco do Nordeste da cidade de Mundo Novo, na Chapada Diamantina, estavam cheios por volta das 11h30 desta segunda-feira (6) quando sete bandidos chegaram armados, disparando para cima, e assaltaram as duas agências.
Além do pânico vivido pelos moradores do município a 292 quilômetros de Salvador, um funcionário de uma das agências, que havia sido levado como refém, acabou baleado durante uma troca tiros entre policiais e assaltantes em fuga.
Os bandidos chegaram em dois carros - uma Ranger e um Ford Fiesta - atirando para cima. "Foram muitos tiros, ouvíamos até a bala batendo no chão. Quem conseguiu, correu", contou Fabrícia Santos, funcionária de uma loja de móveis na praça.
De acordo com moradores, uma viatura da Companhia de Ações Especiais do Semiárido (Caesa), que fazia ronda na cidade durante manhã, havia acabado de deixar a praça quando os criminosos chegaram fortemente armados.
"Havia pouco tempo que eles [policiais] haviam saído. Quando anunciaram o assalto, minha amiga ficou paralisada, não conseguia se mover do lugar. Meu medo era porque eles ficavam perguntando quem eram os donos dos carros estacionados na praça", contou Gleide Oliveira, gerente de uma loja de calçados. De dentro da loja, ela viu os criminosos renderem os seguranças e invadirem as agências.
O grupo dividiu-se em grupos; três assaltantes foram para o Banco do Nordeste e três invadiram o BB. Um bandido permaneceu na praça e obrigou clientes e moradores a fazer um escudo humano em frente às agências para evitar a aproximação da polícia.
"Eles falaram que ninguém ia se machucar porque estavam levando o dinheiro que era deles", contou um funcionário do Banco do Brasil que foi utilizado como escudo.
(Reprodução/Facebook)
Segundo ele, o medo tomou conta da cidade durante o assalto. "Havia cerca de 100 pessoas na praça e todos os homens foram usados no escudo humano. Muitas pessoas passaram mal, desmaiaram, mas eles avisavam que estes poderiam sair", disse o funcionário. "Durou cerca de uma hora tudo, e eles atiraram para cima o tempo todo", conta.
Na fuga, os bandidos jogaram moedas nas ruas e levaram como reféns o gerente, uma subgerente, e dois guardas do BB, além de dois funcionários do banco do Nordeste. A quadrilha incendiou o Ford Fiesta na praça e roubou, em seguida, um Fiat Uno utilizado pelo banco para o transporte de valores
Funcionário baleado
O assalto parecia chegar ao fim, porém, um erro dos bandidos na direção da saída da cidade acabou permitindo a aproximação de quatro policiais da Caesa, que haviam sido informados da ação.
Os policiais avistaram os assaltantes em uma das avenidas do município e deram início a uma intensa troca de tiros. Um funcionário do Banco do Nordeste, que era levado como refém no Uno roubado, foi baleado na barriga
A perseguição continuou na zona rural, até que, nas proximidades do distrito de Ibiaporã, a quadrilha interceptou um ônibus da Prefeitura que transportava estudantes da rede municipal.
Os assaltantes atiraram nos pneus e atravessaram o veículo na estrada para atrapalhar a ação dos policiais. "Havia muitos estudantes e eles invadiram, tomaram a chave e atravessaram o ônibus na avenida. A polícia chegou logo depois e, conseguimos fazer uma ligação direta para ligar o ônibus, senão ainda estaríamos ", disse o motorista do ônibus Ubirajara Lopes.
Eles seguiram em direção ao povoado e, na estrada de terra, abandonaram os funcionários levados como refém. Ninguém ficou ferido. Dois funcionários, que haviam testemunhado outros assaltos, ficaram bastante abalados.
O funcionário baleado foi socorrido para o Hospital Municipal, e depois transferido para o Hospital Geral Clériston de Andrade, em Feira de Santana. O estado dele é considerado grave.
Agência fechada após assalto
Em dezembro do ano passado a mesma agência do Banco Brasil foi assaltada e ficou três meses fechada. Após a reabertura, os comerciantes adotaram o hábito de bloquear a entrada de veículos na rua em frente aos bancos com o uso de correntes, nas extremidades da via.
Moradores temem que, após o segundo assalto em pouco mais de 6 meses, a agência seja fechada definitivamente. O Banco do Brasil não se pronunciou sobre a ameaça.
No último assalto, dois gerentes, dois funcionários e três vigilantes foram levados como reféns. O assalto durou cerca de 30 minutos. Cerca de 12 assaltantes em dois carros participaram da ação. Uma das gerentes levadas pelos assaltantes também foi mantida como refém, no assalto desta segunda (6). As informações são do Correio.

Irará: Operação Policial apreende 18 motos e um revólver com numeração raspada

Na madrugada de ontem (05) para hoje, segunda feira (06) a Guarnição de serviço sob comando do Tenente Juarez- Comandante da 5ª CIA PM de Irará. Fizeram a apreensão de um revólver calibre 32 com numeração raspada e 18 motocicletas na Rua da Mangabeira no Bar de Almir. Segundo informações da Polícia, algumas queixas e solicitações foram feitas a PM em razão do barulho e brigas naquele local todos os finais de semana, razão pela qual gerou a batida Policial.

Os Policiais abordaram a todos que se encontravam no referido bar, bem assim as motocicletas e seus condutores. As motocicletas apreendidas foram em razão da falta de documentações e equipamentos obrigatórios, como documentos atrasados, capacetes e a falta da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). As motocicletas se encontram no Quartel da PM aguardando os seus proprietários apresentarem as documentações exigidas por Lei para serem liberadas.
Na revista os policiais encontraram no salão do bar um revólver com a numeração raspada com dois cartuchos intactos jogado ao piso. Não foi identificado quem portava a arma, a qual foi apresentada e apresentada ao investigador de Polícia Roque, na Delegacia de Polícia de Irará, onde foi lavrada a ocorrência sob o nº 436/2013

isso mostra o brilhante  trabalho que vem fazendo o Tenente Juarez- Comandante da 5ª CIA PM de Irará
isso mostra o quanto irará merece cada dia mas apoia o trabalho do  TENENTE  JUAREZ COMANDANTE DA    5ª CIA PM DE IRARÁ

                                  FOTO- VITOR MORAES

                                                                         



                                                                              
                               FOTOS-  VITOR MORAES







Parabéns  TENENTE JUAREZ     

Delegado ultrapassa sinal, quase atropela PM e os dois brigam no meio da Barra

Por pouco, uma confusão entre um delegado e um policial militar não terminou em tragédia, na noite deste domingo (5), no bairro da Barra, em Salvador.

Segundo um policial que presenciou todo o caso, o delegado Sérgio Schillang - do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) -  estava no carro com um amigo e o filho e não parou na sinaleira localizada próximo ao módulo da PM. "O sinal fechou. Foi aí que meu colega que chegava para o serviço atravessou junto com mais um casal. Mas, o delegado não parou e freiou em cima deles, quase atropelando todos", contou.



Delegado Sérgio Schillang

Ainda de acordo com esta testemunha, que conversou com a reportagem do site Bocão News, o delegado soltou do carro e foi de encontro ao PM que atravessara a rua - identificado como aspirante Galvão, que já sinalizava Schillang pelo erro cometido. "O delegado soltou do carro e já com arma em punho se identificou. Ele não gostou de meu colega ter reclamado por quase ter sido atropelado e partiu pra cima de Galvão. Os dois rolaram no chão e não pararam de brigar", disse.

Conforme a testemunha, por conta da situação, muitas pessoas que estavam na orla e nos bares saíram correndo, com medo que o pior acontecesse. "O delegado ficou o tempo inteiro com a arma na mão. Tinha gente gritando no meio da rua. A roupa de Galvão foi rasgada quando os dois se atracaram", afirmou o PM, que disse ter sido necessário outros três policiais para a apartar a briga.

O PM ressaltou que Schillang não quis ser encaminhado à delegacia e estava visivelmente embriagado. Uma queixa será prestada contra ele na Corregedoria da Polícia Civil.




Publicado no dia 05 de maio de 2013, às 21h41



as  informações são do bocão NEWS

Presidente do Bahia enfrenta mais um protesto em Salvador

O Esporte Clube Bahia está na final do Campeonato Baiano de 2013. Após dois triunfos diante do Juazeiro o tricolor vai enfrentar mais uma vez o arquirrival Vitória na decisão do estadual.

Em competição nacional, o tricolor segue na segunda fase da Copa do Brasil e quarta-feira (08) tem confronto contra o Luverdense, em Mato Grosso.

Outrora a fase do time estaria sendo comemorada, os torcedores estariam se mobilizando para a compra de ingressos e a expectativa para os confrontos finais coloria a cidade de azul, vermelho e branco. Mas, o clima não é de festa, muito pelo contrário, a fase é de protesto e rejeição com a administração do presidente Marcelo Guimarães Filho (MGF).

Após protestos nas redes sociais e assinatura de abaixo assinado online um grupo de torcedores resolveu deixar o mundo virtual e sair às ruas para protestar. O encontro agendado para o dia 2 de maio furou e apenas seis tricolores compareceram no manifesto em frente ao Fazendão. Outra tentativa de chamar atenção segue agendada para o próximo sábado (11), às 10h, no Iguatemi.



De acordo com os organizadores o apelo será maior e grupos seguirão em caravana para protestar. Um vídeo foi montado convocando os torcedores para comparecerem ao evento e o clima segue quente às vésperas do primeiro Ba-Vi da final, no domingo (12).
A insatisfação é tamanha que um boneco representando MGF já foi ‘enforcado’ na passarela do Iguatemi e manifesto de tricolores rompeu as barreiras do Estado e foi registrado no Rio de Janeiro, como foi reportada na matério de Leonardo Santana do Bocão News.

 

informações são do bocão NEWS



Polícia Civil realiza paralisação por 24 horas

A Polícia Civil da Bahia iniciou uma paralisação às 8h da manhã desta segunda-feira (6) por um período de 24 horas e será mantido 30% do efetivo para atividades administrativas. 

De acordo com o Sindicado dos Policiais Civis do estado (Sindpoc), a categoria pede reajuste salarial, o pagamento da promoção que está atrasado e o direito a gratuidade nos transportes coletivos de Salvador.  
 
Também está prevista outra paralisação na próxima sexta-feira (10).
 


 com informações da  Central de Policia

Comerciante é assaltada e estuprada por dois bandidos em Feira de Santana

Uma jovem comerciante de 26 anos passou momentos de terror ao ser assaltada e estuprada por dois bandidos na noite de sábado (4), em seu estabelecimento comercial, localizado na BR-101, próximo ao antigo posto Flecha, no distrito de Humildes, em Feira de Santana. 


Segundo a vítima, ela estava em seu restaurante atendendo vários clientes quando foi surpreendida por dois homens que chegaram numa moto Honda Titan, preta, de placa OKV-9343, licença de Amélia Rodrigues. Após anunciarem o assalto, os bandidos saquearam todos os clientes e a estupraram na presença deles. “ Fui abusada na presença dos clientes, mas eles estavam de cabeça baixa; depois me levaram para os fundos do restaurante e continuaram “, relatou. 

A comerciante contou que um dos bandidos utilizava capacete, mas o outro estava com o rosto descoberto. “ Um é negro e alto e o outro de estatura mediana e mais claro “, revelou. 

No início do assalto, o marido conseguiu sair e foi procurar socorro e quando retornou, tomou conhecimento que a mulher também havia sido violentada. Ela foi socorrida para  Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e após ser medicada, foi encaminhada para realizar exames no Departamento de Polícia Técnica (DPT). 

A motocicleta utilizada durante o crime foi encontrada abandonada e recolhida pela Polícia Militar. O caso será investigado pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) e Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM). 
Uma jovem comerciante de 26 anos passou momentos de terror ao ser assaltada e estuprada por dois bandidos na noite de sábado (4), em seu estabelecimento comercial, localizado na BR-101, próximo ao antigo posto Flecha, no distrito de Humildes, em Feira de Santana. 

Segundo a vítima, ela estava em seu restaurante atendendo vários clientes quando foi surpreendida por dois homens que chegaram numa moto Honda Titan, preta, de placa OKV-9343, licença de Amélia Rodrigues. Após anunciarem o assalto, os bandidos saquearam todos os clientes e a estupraram na presença deles. “ Fui abusada na presença dos clientes, mas eles estavam de cabeça baixa; depois me levaram para os fundos do restaurante e continuaram “, relatou. 

A comerciante contou que um dos bandidos utilizava capacete, mas o outro estava com o rosto descoberto. “ Um é negro e alto e o outro de estatura mediana e mais claro “, revelou. 

No início do assalto, o marido conseguiu sair e foi procurar socorro e quando retornou, tomou conhecimento que a mulher também havia sido violentada. Ela foi socorrida para  Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e após ser medicada, foi encaminhada para realizar exames no Departamento de Polícia Técnica (DPT). 

A motocicleta utilizada durante o crime foi encontrada abandonada e recolhida pela Polícia Militar. O caso será investigado pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) e Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM). 
 

com informações da  Central de Polícia

Ambulância atropela e mata ciclista na BR -324

Antonio Carlos da Silva, 48 anos, morreu na noite passada (5) na entrada do distrito de Humildes, próximo da empresa Pérsico na BR- 324, em Feira de Santana.  

O borracheiro foi atropelado por uma ambulância do município de Baixa Grande, quando se dirigia para casa em uma bicicleta, segundo informações dos policiais civis do plantão central do Complexo Policia Investigador Bandeira. 

O motorista atropelador desenvolvia alta velocidade disse o irmão da vítima, Gonçalo Ferreira durante entrevista ao programa Subaé Notícias. 

O corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) a fim de ser necropsiado. 

  com informações  Central da Polícia

Tradutor