sexta-feira, 26 de abril de 2013

Servidores da área de saúde do estado ameaçam parar por reajuste salarial

Os servidores da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) ameaçam paralisar suas atividades. A decisão será tomada ainda nesta quinta-feira (25/4), em assembleia-geral convocada pelo Sindsaúde-Ba.
A categoria reivindica o percentual do reajuste salarial de 2013, indefinido até o momento apesar da data-base da categoria ser janeiro, apesar do estado já ter se manifestado, devido à Lei de Responsabilidade Fiscal, não poder atender a reivindicação de reajuste salarial conforme desejada pela categoria.
Os servidores encaminharam ao governo a pauta de reivindicações gerais, incluindo o reajuste na data-base. O documento já deixava claro que apenas o repasse do índice do IPCA/IBGE 2012, de 5,84%, colocava grande parte dos vencimentos dos trabalhadores abaixo do salário mínimo.
Quatro meses depois, o governo ainda não sinalizou com nenhum percentual, nem sinalizou a retroatividade em relação ao mês de janeiro. Na pauta de reivindicação, os servidores pedem que o reajuste salarial seja calculado com base no índice da inflação mais o ganho real.
Os servidores não estão satisfeitos com relação ao novo sistema de ponto eletrônico. O Sindsaúde e os servidores reivindicam que a implantação do cartão de ponto leve em consideração as especificidades de cada unidade. (CVJ).
Fonte: Jornal Tribuna da Bahia

Reajuste salarial dos servidores estaduais só deve sair em junho e sem retroativo

Uma fonte da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, que pediu anonimato, contou ao Jornal da Bahia Ponto Net que, ao contrário do publicado em alguns meios de comunicação, a equipe econômica do governo ainda não fechou o índice de reajuste dos salários dos servidores estaduais da Bahia para o ano de 2013.
Segundo ela, tal reajuste será efetivado apenas na folha salarial do mês de junho e não deverá ser pago o retroativo ao mês de janeiro, data-base dos servidores.
Mas a má notícia não está completa; é bem provável que o índice não seja muito diferente dos 5,84%, número já bastante especulado na imprensa baiana.
“De fato ainda não fechamos em um número exato, neste momento estamos analisando o impacto nos cofres públicos caso o reajuste seja fechado em 5,84%. Visto inicialmente, o número estaria alto para o governo mas é viável tendo em vista que o retroativo ao mês de janeiro não será pago. O estado não tem condições para isso. Quanto ao índice, eu particularmente acho bastante positivo já que será dado como uma forma de compensação pelas perdas com a inflação. Politicamente também não deverá ser um problema maior pois este índice já é esperado pelos servidores”
O Jornal da Bahia Ponto Net entrou em contato com a SECOM/BA pedindo a confirmação da notícia e não obteve resposta.
“Está nas mãos do governador”, diz líder do PT sobre estudos para reajuste de servidores
Após a aprovação do aumento salarial para os membros do Judiciário e Ministério Público da Bahia (MP-BA), a votação do reajuste dos servidores estaduais permanece sem data definida.
Líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado Zé Neto (PT) não especificou quando a medida será apreciada pela Casa e reiterou que os estudos técnicos de avaliação do impacto do reajuste no orçamento estão com o governador Jaques Wagner.
“O que podemos garantir é que tudo está na mão do governador”, disse o petista nesta quinta-feira (18), em entrevista ao programa Acorda pra Vida, da Rede Tudo FM 102,5.
O deputado afirmou que é preciso cumprir acordos firmado com diferentes categorias, mas lembrou a necessidade de confrontar o aumento com as contas do Estado e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).”Estamos no limite e precisamos ter cuidado porque vamos fazer concursos públicos”, avaliou.
→ Leia também: Nos corredores da SEFAZ se fala em reajuste linear zero
Deputado acusa sindicatos dos servidores de omissão
A aproximação de 2014 e as articulações entre as forças do governo e da oposição convidam cada vez mais os representantes a guerrearem e compararem as realizações dos dois grupos, tendo como munição o tratamento aos servidores públicos estaduais.
Um dos questionamentos explorados pelos oposicionistas na Assembleia Legislativa, nos últimos dias, foi o não envio ainda pela gestão estadual do projeto de reajuste dos funcionários, que teria como data-base 1o de janeiro.
O deputado estadual Carlos Gaban (DEM) criticou o governo do estado por não conceder o reajuste salarial dos servidores públicos que, por lei, deveria ter sido dado em janeiro, e cobrou uma atitude dos sindicatos que representam as categorias.
“Não sei que tipo de benesses eles estão tendo para não agirem como sindicalistas”
Em sessão na Assembleia Legislativa, Gaban afirmou que o recurso destinado ao reajuste dos servidores foi aplicado no mercado financeiro e que, além disso, o governo não quer pagar o valor retroativo a janeiro.
De acordo com o deputado, outras categorias como os servidores do judiciário e do Ministério Público já estão com projetos na Casa solicitando que o reajuste seja retroativo, mas tudo indica que os servidores estaduais ficarão “chupando dedo”.
O parlamentar voltou a questionar a postura dos sindicatos que têm silenciado diante da situação.
“Porque os sindicalistas estão calados? Será que continuam confundindo filiação partidária com representação social?”

Homem tentava levar 15 quilos de maconha de Feira para Alagoinhas

Um homem foi preso por volta das 11h desta  sexta-feira (26), na praça do Cruzeirinho, no bairro Queimadinha, em Feira de Santana.

Adilson de Santana foi flagrado por policiais da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes de Feira de Santana (DTE/Feira) e do Departamento de Narcóticos (Dnarc), quando tentava pegar um transporte para seguir viagem


Segundo a polícia, ele  iria transportar em duas mochilas, 15 kg de maconha prensada e 500g de crack. Em seu interrogatório informou que veio da cidade de Alagoinhas para pegar as drogas e em seguida retornaria para aquela cidade onde o entorpecente seria comercializado.

Adilson foi autuado em  por flagrante tráfico de drogas.















Polícia faz operação no Nordeste de Amaralina

Policiais militares da Gemeos e policiais civis da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) fazem operação no bairro Nordeste de Amaralina, em Salvador, na manhã destasexta-feira

                                                           


                                                            
Segundo a polícia, o objetivo da polícia é preder o acusado de matar o investigador da polícia Civil, Ismario Pedreira Nascimento Júnior, assassinado com um tiro na cabeça no bairro da Boca do Rio, próximo ao Centro de Convenções, no início do mês de fevereiro. A polícia prendeu durante a ação um suspeito conhecido como "Dom dom".



                                                                   


 De acordo com informações de testemunhas, Ismario estava em uma moto, conversando com um amigo, quando foi surpreendido por dois marginais, que tinham acabado de roubar um Fiat Pálio. Os criminosos abordaram o policial e dispararam três tiros contra a cabeça e o peito do policial, que é lotado na 5ª Delegacia (Periperi). Além disso, tentaram levar a sua moto, uma Honda XLR vermelha. 



Informações do repórter Marcelo Castro do bocão NEWS

Tradutor