terça-feira, 2 de abril de 2013

IRARA LUGAR MELHOR Há DE SI MORA

                                                                             

A Bahia é o segundo estado do país em registros maiores de mortes de policiais militares nos últimos anos, segundo levantamento das secretarias estaduais de segurança públicas. A denúncia, apontada pelo vereador Soldado Prisco (PSDB) na sessão ordinária desta segunda-feira (1º), revela que 78 policiais baianos foram mortos desde janeiro de 2010.

Vale ressaltar que outros estados, a exemplo do Rio de Janeiro, contabilizam as mortes dos policiais em serviço. Na Bahia, todos os militares entram no levantamento. A diferença vale apenas como forma de comparação, não minimiza em nada a alarmante situação de risco que estes servidores públicos estão submetidos quando vestindo a farda ou sem ela.


“Pelo menos um militar é morto a cada 32 horas no país. Este ano, na Bahia, já foram cinco abatidos”, reclamou Prisco. Ano passado, no Estado, foram assassinados 24 PMs, três deles em serviço. Em 2011 foram registrados 30 casos. “Precisamos dar mais estrutura aos nossos policiais”, reivindicou.
 
Audiência pública
 
O vereador Prisco frisou que tem se esforçado para assegurar a presença do secretário de Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, em uma audiência pública na Câmara Municipal, com o objetivo de discutir os altos índices de violência em Salvador.
Além da presença do secretário, Prisco requereu, por escrito, a criação da Frente Parlamentar de Segurança Pública Municipal. "Precisamos ter um amplo debate sobre segurança. É urgente", alerta.
 
Cenário nacional
 
Segundo dados apresentados pelo vereador, a Bahia ocupa o quarto lugar no ranking dos Estados mais violentos do país, com 34,4 homicídios por grupo de 100 mil habitantes.
Os dados são do estudo O Mapa da Violência 2013, do Ministério da Saúde, que revelam também que nos últimos 10 anos o estado teve um crescimento de 195% nos índices de assassinatos. “A Bahia é o terceiro estado com maior crescimento da violência, ficando atrás apenas de Alagoas e Espírito Santo”, diz Prisco.
Segundo o estudo, o Rio de Janeiro ocupa o oitavo lugar na lista dos mais violentos, com 26,4 assassinatos por grupo de 100 mil habitantes. “Enquanto na Bahia registramos um crescimento de 195%, em 10 anos, estados considerados violentos como Rio de Janeiro e São Paulo apresentam declínio, no mesmo período, de 43% e 67% respectivamente”, conta.



                                                                       
                                        
foto reprodução

Secretaria de Cultura do Estado da Bahia abre 16 vagas

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia abriu processo seletivo simplificado para 16 vagas de técnico de nível superior para contratação de pessoal por tempo determinado em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). A remuneração é de R$ 2.281,14 para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Os aprovados vão atuar como representantes territoriais da cultura pelo prazo máximo de 2 anos, com possibilidade de renovação por igual período.

Os aprovados atuará nas seguintes localidades: Chapada Diamantina (Lençóis), Baixo Sul (Valença), Médio Sudoeste (Itapetinga), Vale do Jiquiriçá (Mutuípe), Sertão do São Francisco (Juazeiro), Bacia do Rio Grande (Barreiras), Bacia do Paramirim (Macaúbas), Piemonte do Paraguaçu (Itaberaba), Bacia do Jacuípe (Ipirá), Piemonte da Diamantina (Jacobina), Semi-árido Nordeste II (Euclides da Cunha), Litoral Norte Agreste Baiano (Alagoinhas), Vitória da Conquista (Vitória da Conquista), Médio Rio de Contas (Jequié), Iraparica (Paulo Afonso), Região Metropolitana de Salvador (Salvador).

As inscrições serão realizadas no período de 8 a 17 de abril pelo site www.cultura.ba.gov.br.



                                                                           
                                                         
  foto reprodução


Tradutor